MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Empresas de ônibus recebem Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

As empresas de transporte coletivo Viação Urbana, Vega, Aliança, Vitória e Viação Princesa  foram vencedoras do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar promovido pela Federação dos Transportes – Cepimar, nesta segunda-feira (11/11), na capital cearense.






As empresas Vega, Dragão do Mar, Aliança, Santa Maria, Viação Princesa, Vitória e São Paulo também receberam o Certificado de Qualidade Empresa 100%. Esse certificado é entregue às empresas de transporte que não apresentem multas ambientais e comprovem 100% de aprovação em sua frota operante, através das aferições de motores realizadas pelo Núcleo Socioambiental da Federação.


O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar tem como objetivo reconhecer o trabalho das empresas do setor de transporte de passageiros e cargas que investem em projetos ambientais e ações sustentáveis.

A iniciativa premia as melhores ações das empresas na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera e pelo uso racional dos combustíveis através do Programa Despoluir, coordenado pela Cepimar nas capitais do Ceará, Piauí e Maranhão.

Este ano o Prêmio superou as edições anteriores no número de iniciativas quanto a implantação de projetos ambientais. Somente no Ceará o crescimento foi de 14,29%, ao aprovar 96,7% das aferições realizadas durante o período de janeiro a agosto deste ano. 
Equipe Via Urbana de posse do prêmio


“Mantemos em pauta e estimulamos ações voltadas à proteção e melhoria do meio ambiente e da qualidade do ar. Todas as ações que contribuem para um desenvolvimento sustentável, tratando corretamente os recursos não renováveis que são muito caros à humanidade”, ressaltou Dimas Barreira, vice-presidente da Cepimar e presidente do Sindiônibus.


O Despoluir é uma linha de ações sincronizadas que promovem o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente correto. Suas atividades envolvem diagnósticos, aferições de motores, conscientização e implantação de rotinas nas empresas de ônibus e cargas que possam contribuir para redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera. Junto disso, o Despoluir dissemina uma nova compreensão sobre o progresso, onde a qualidade – e não quantidade – é valorizada.

Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

Algumas medidas de baixo investimento em empresas de transporte são soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais. A diminuição do uso de combustíveis, os cuidados com a manutenção dos carros e a conscientização de trabalhadores são medidas simples, que se multiplicam em resultados onde todos saem ganhando: as empresas, com a economia nos gastos; os trabalhadores, com capacitação e valorização no mercado de trabalho; e a população pela diminuição de emissões de gases poluentes e consequente melhoria do ar.

O Premio de Melhoria da Qualidade do Ar mobilizou ecologistas e entidades que atuam em favor da causa ambiental, aproximando as ações da Federação das alternativas para a economia sustentável experimentadas na sociedade.


Fonte: O Povo/ Cepimar

Nenhum comentário:

Tradutor