Mercedes Benz vende mais 2,6 mil ônibus para o Caminho Escola



Mercedes Benz vai fornecer mais 2.600 ônibus escolares para “Caminho da Escola”

Modelo OF 1519 R foi elaborado para enfrentar trajetos difíceis e até áreas alagadas. Eixo traseiro reforçado e lonas de freio mais largas são destaques. A Mercedes Benz anunciou que vendeu para o Governo Federal 2 600 ônibus especiais escolares, para trafegarem em áreas rurais e de condições difíceis.

Os veículos foram adquiridos para o Programa Caminho da Escola, financiado pelo FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, e que visa oferecer mais segurança para os transportes de estudantes e diminuir a evasão escolar.

Os 2600 ônibus que serão entregues ao longo de 2013 são do modelo OF 1519 R, com carroceria Caio Foz Super.

De acordo com a Mercedes Benz, o veículo atende às especificações exigidas pelo Ministério da Educação. A compra é feita por licitação.

Para servir alunos em áreas rurais, aldeias ou semi-urbanas, normalmente sem pavimento e com topografia irregular, o ônibus não pode ser convencional.

O OF 1519 R tem o balanço dianteiro, que é a distância entre o para-choque e o eixo, menor. Isso facilita em subidas, descidas ou curvas fechadas.

O corte da lataria no balanço traseiro tem ângulo maior, também para terrenos acidentados.

A altura do assoalho em relação ao solo é maior, tanto para o ônibus enfrentar estradas de pedra, alagamentos e atoleiros como para proteger os componentes que ficam na parte inferior do veículo.

O eixo traseiro conta com bloqueio de diferencial para aumentar a tração em condições que exigem mais força do ônibus.

Este eixo é do modelo HL-4 é reforçado justamente por conta das operações severas.

O sistema de freio também é especial. As lonas são mais largas para garantirem mais força nas paradas convencionais ou emergenciais. O freio auxiliar Top-Brake dá mais eficiência nos processos de frenagem e, por atuarem em conjunto com os freios de serviço, permitem que haja menos gastos de combustível, de pneus e de componentes.

Há duas versões do OF 1519 R, para as mesmas aplicações, só mudando as dimensões e a capacidade de passageiros. Uma é de 11 metros de comprimento com entre-eixos de 6 metros e capacidade para 59 alunos. A outra é um pouco menor, de 9,4 metros de comprimento, entre-eixos de 4,8 metros e capacidade de 48 alunos.

Os veículos possuem elevadores e espaços com fixadores para cadeiras de rodas.

O motor, da própria Mercedes Benz, segue as determinações da sétima fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, com base nas normas internacionais Euro V, que emite 80% menos materiais particulados e 63% a menos de óxido de nitrogênio, substâncias que são poluentes.

Com a venda destas 2600 unidades do escolar OF 1519 R, desde agosto, a Mercedes Benz acumula a comercialização de 4700 veículos para o Governo Federal: 1567 caminhões Atego 1725 4×4 para o Exército e mais 110 para a Marinha, 25 caminhões Atego 1726 4×4 para a Aeronáutica e 400 vans Sprinter para ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Ministério da Saúde.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال