MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mercedes Benz vende mais 2,6 mil ônibus para o Caminho Escola



Mercedes Benz vai fornecer mais 2.600 ônibus escolares para “Caminho da Escola”

Modelo OF 1519 R foi elaborado para enfrentar trajetos difíceis e até áreas alagadas. Eixo traseiro reforçado e lonas de freio mais largas são destaques. A Mercedes Benz anunciou que vendeu para o Governo Federal 2 600 ônibus especiais escolares, para trafegarem em áreas rurais e de condições difíceis.

Os veículos foram adquiridos para o Programa Caminho da Escola, financiado pelo FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, e que visa oferecer mais segurança para os transportes de estudantes e diminuir a evasão escolar.

Os 2600 ônibus que serão entregues ao longo de 2013 são do modelo OF 1519 R, com carroceria Caio Foz Super.

De acordo com a Mercedes Benz, o veículo atende às especificações exigidas pelo Ministério da Educação. A compra é feita por licitação.

Para servir alunos em áreas rurais, aldeias ou semi-urbanas, normalmente sem pavimento e com topografia irregular, o ônibus não pode ser convencional.

O OF 1519 R tem o balanço dianteiro, que é a distância entre o para-choque e o eixo, menor. Isso facilita em subidas, descidas ou curvas fechadas.

O corte da lataria no balanço traseiro tem ângulo maior, também para terrenos acidentados.

A altura do assoalho em relação ao solo é maior, tanto para o ônibus enfrentar estradas de pedra, alagamentos e atoleiros como para proteger os componentes que ficam na parte inferior do veículo.

O eixo traseiro conta com bloqueio de diferencial para aumentar a tração em condições que exigem mais força do ônibus.

Este eixo é do modelo HL-4 é reforçado justamente por conta das operações severas.

O sistema de freio também é especial. As lonas são mais largas para garantirem mais força nas paradas convencionais ou emergenciais. O freio auxiliar Top-Brake dá mais eficiência nos processos de frenagem e, por atuarem em conjunto com os freios de serviço, permitem que haja menos gastos de combustível, de pneus e de componentes.

Há duas versões do OF 1519 R, para as mesmas aplicações, só mudando as dimensões e a capacidade de passageiros. Uma é de 11 metros de comprimento com entre-eixos de 6 metros e capacidade para 59 alunos. A outra é um pouco menor, de 9,4 metros de comprimento, entre-eixos de 4,8 metros e capacidade de 48 alunos.

Os veículos possuem elevadores e espaços com fixadores para cadeiras de rodas.

O motor, da própria Mercedes Benz, segue as determinações da sétima fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, com base nas normas internacionais Euro V, que emite 80% menos materiais particulados e 63% a menos de óxido de nitrogênio, substâncias que são poluentes.

Com a venda destas 2600 unidades do escolar OF 1519 R, desde agosto, a Mercedes Benz acumula a comercialização de 4700 veículos para o Governo Federal: 1567 caminhões Atego 1725 4×4 para o Exército e mais 110 para a Marinha, 25 caminhões Atego 1726 4×4 para a Aeronáutica e 400 vans Sprinter para ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Ministério da Saúde.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Tradutor