Entre as opções de chassi com alto desempenho para o setor urbano na década de 1990, havia o Scania série F, que prometia um custo mais baixo, maior robustez e facilidade na manutenção.
Fortaleza foi apenas mais uma das várias capitais que contaram com o modelo, seja na geração F-112 ou na posterior F-113. Autoviária São Vicente de Paulo, Viação Fortaleza, Cialtra, Bons Amigos, São Cristóvão, Iracema, Gerema e Salete são exemplos de empresas que adquiriram o modelo para operar no setor urbano.
Enquanto isso, a Clotran foi a única empresa a adquirir o possante chassi para operar no setor metropolitano. Os três imponentes Caio Vitória de prefixos 57, 62 e 71 fizeram tremer o chão de Maracanaú a partir de 1991, quando foram adquiridos.
Anos depois, os Scanias foram vendidos para a empresa Salete, onde ganharam a terceira porta e os respectivos prefixos 18063, 18062 e 18061.
18062 virou 18162 em 2000 |
Redação: MOB Ceará
Cheguei a pegar um desses grandões Scania quando chegaram na empresa Salete. Foi exatamente este carrão da foto, 18062. Operando na linha 405 Av. dos Expedicionários - Parque dois irmãos. Mas também cheguei a vi o carrão 18063 operando nesta mesma linha.
ResponderExcluirLembro do som dessas máquinas, algo incrível, parecia que Fortaleza ia entrar numa nova era para o transporte urbano. Apenas um sonho que acabou logo!!!
ResponderExcluirSaudades desse tempo,em que haviam máquinas pesadas aqui em Fortaleza
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu sou apaixonado por essas informações nostálgicas. A escrita do nome dessa empresa, como também a da Cialtra, e os logotipos de algumas, como: São Vicente de Paula, São José de Ribamar,.... não saem da memória.
ResponderExcluirQuando morei em uma residência que ficava na rua Perdigão de Oliveira, próximo a Av Augusto dos Anjos, (continuação da Av. José Bastos), no bairro João XX III.Era comum ver passar o Scania da Gerema na linha Conj. Ceará 4 etapa; os Thamcos sanfonados da CTC e os Caio Vitória, na linha Conj. Ceará Papicu via Parangaba.
ResponderExcluir