Um resumo sobre a Expresso de Luxo

A saudosa Expresso de Luxo foi criada em 1950 e, inicialmente, operava em linhas intermunicipais do Ceará, passando depois a expandir com rotas interestaduais partindo do Ceará para Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Piauí, sendo a primeira empresa cearense a realizar linhas interestaduais.


Aos poucos ela foi indo ainda mais longe, quando iniciou rotas para o sudeste como Rio de Janeiro e São Paulo após aquisições das linhas de outras companhias.

Com alguns anos, a Expresso de Luxo se tornou a maior empresa do ramo com "sangue nordestino", e ousou em oferecer ônibus com serviço leito e semileito, inovando também nos anos 80 quando adquiriu os primeiros ônibus com ar-condicionado do Ceará. Um deles, inclusive, transportou o Papa João Paulo II quando visitou a capital cearense.

Apesar do MOB não ter imagens, a Expresso de Luxo foi a primeira empresa do nordeste a ter ônibus rodoviário articulado, em forma de testes, um Marcopolo III, que tinha chassi Scania B111RS e 18 metros de comprimento. O veículo não foi aprovado e não foram feitas encomendas.

Reza uma lenda de que alguns ônibus estariam em um terreno no interior do Ceará cobertos por lonas em uma fazenda da família, porém, caso seja verdade, não há nenhum registro desses veículos.

Em 1992, quando foi vendida ao Jacob Barata, a empresa possuía pouco mais de 130 ônibus e, alguns dos mais novos da frota foram aproveitados pela Expresso Guanabara, como alguns Marcopolo Viaggio G4 e Cobrasmas, sendo 1 Viaggio Mercedes-Benz e os demais todos Scania, e rodaram até a nova empresa estruturar sua frota com 100% dos ônibus equipados com ar-condicionado e mecânica Mercedes-Benz.


Redação: Narcisio Santos

10 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Alguém pode me informar, onde ficava a garagem dessa empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garagem na Época na Rua Princesa Isabel, esquina com a rua Senador Alencar, por ser um espaço pequeno mudou em seguida para a Avenida José Bastos, hoje José Jataí, entre as Avenida Bezerra de Menezes e Duque de Caxias.

      Excluir
  2. Saudades de quando eu via quase todos os dias. Os carrões Marcopolo Viaggio G4 Scania K-113 CL. Passando em frente ao Colégio Paulo VI. Onde eu estudava lá em 1989.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho em mãos uma relíquia: macacão destinado a realização de reparos mecânicos na estrada, inteiro e em boas condições.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o prazer de dizer que fui funcionário desta empresa nos anos 1969 a 1974, atuando como motorista. Empresa Expresso de Luxo ( Indústria e Comércio Irmãos Paula Joca - José de Paula Joca e Raimundo de Paula Joca, proprietários e gerente Caetano de Paula Baima

    ResponderExcluir
  6. Na época as linhas em atuação eram São Luís MA, Recife PE, Teresina PI e Sobral e Massapê CE.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho conhecimento acerca dos ônibus preservados no interior do Ceará.

    ResponderExcluir
  8. O ano era 1985 e Eu lembro como se fosse hoje, o “corujão,” (linha Fortaleza X Parnaíba) passando a meia noite na minha cidade natal Coreaú.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال