A linha 387 - Jardim Jatobá/Centro foi uma das principais linhas rentáveis da antiga empresa São Francisco, posteriormente operada pela Cearense.
A rota chegou a ter 8 veículos nos horários de pico matinais, e hoje conta com apenas 3 em horários específicos.
Segundo uma pesquisa feita pelo MOB Ceará, em 2013 a linha contava com 8 ônibus e realizava 48 partidas ao longo do dia, com redução de frota nos horários entre pico. A tarde, como a demanda do centro é menor, a linha operava com 7 carros, com último horário saindo do centro por volta das 21h45.
Atualmente, com a queda drástica na demanda e a vazão de pessoas que deixaram de resolver suas coisas no centro da cidade ou mesmo em locais físicos, com o avanço da tecnologia, além de outros modais que tiveram crescimento na cidade, a linha 387 que dispunha de 8 ônibus hoje conta com 3, que rodam pela manhã até pouco depois das 8h, param e só retornam a tarde recolhendo antes das 20h. De 48 partidas, hoje a linha conta com 9, e ainda é possível ver veículos vagos.
A linha em 11 anos deixou de ter intervalos de 13min para 31min e ainda assim os ônibus não lotam como antigamente. O caso da 387 reflete em situações semelhantes a outras rotas que ligam a periferia ao centro da cidade. A extinção de algumas linhas já aconteceu em alguns casos e em outras tendem a seguir o mesmo caminho.
O que você acha que falta para o estímulo do uso no transporte público?
Redação: Narcisio Santos
Essa pergunta é muito interessante, o que quer falta? Resposta: colocar mais carros, quem tem paciência ou pode perder mais de 30 minutos esperando um ônibus. " Isso é uma vergonha"! Conheço várias pessoas que gostariam de andar nessa linha mas pela demora pegar o que vai para o terminal.
ResponderExcluirPassagem cara, com onibus basicao, e ainda reclamam da demanda baixa? Esse site devia se chamar Mob Sindionibis
ResponderExcluirQual a culpa do MOB?,essa juro que não entendi,pois o MOB apenas nos traz notícias do dia a dia dos transportes no Ceará e no Brasil, não tendo assim qualquer poder em colocar ou tirar ônibus em qualquer linha que seja...
ResponderExcluirNão mesmo. As matérias sempre tem a ótica do empresário chorão. Tarifa cara pra um transporte péssimo. Banco de plástico, vidros de correr, motor dianteiro e os intervalos surreais e carros curtos. Por conta desse pensamento que Fortaleza tem um sistema porco de transporte
ExcluirPoucos ônibus disponíveis, passagem cara e longa espera. Além disso, o Centro deixou de ser um polo atrativo de pessoas e nas próprias periferias surgiram outras centralidades. A cidade mudou mas o SIT-FOR ignora essas transformações.
ResponderExcluirSe o site falar mal dos ônibus, eles perderão as visitas nas garagens das empresas. hehehehe. Por isso, o site direciona matérias, como se a culpa fosse do universo. kkkkkkkk.
ResponderExcluir"O que você acha que falta para o estímulo do uso no transporte público?". O site poderia falar a verdade em todas as óticas, e não ficar restrita em uma só. Já seria um grande estímulo.
ResponderExcluir