A Viação Fortaleza fez mudanças na escala de seus 18 Mercedes-Benz OF-1721L Euro 6, colocando-os em linhas da Messejana, 004/068 - Messejana/Papicu/Cambeba/TJ e LJ e 815 - Messejana/Tancredo Neves/Papicu, e dois na rota 066 - Parangaba/Aeroporto/Papicu.
A linha Euro 6 vem necessitando, muitas vezes, que o veículo sinalize que precisa regenerar os resíduos, gases frutos da combustão, e talvez, por isso, a empresa decidiu escalar os veículos nos terminais mais próximos, caso haja necessidade de substituição. Uma outra questão é que a empresa pode estar testando a média de consumo de combustível dos ônibus em diferentes rotas. Ressalta-se que a companhia irá receber, brevemente, mais 08 Torinos com a mecânica citada acima.
A regeneração nos ônibus Mercedes-Benz Euro 6 refere-se ao processo de limpeza do filtro de partículas (DPF - Diesel Particulate Filter), que é parte do sistema de pós-tratamento de gases de escape.
A regeneração nos ônibus Mercedes-Benz Euro 6 refere-se ao processo de limpeza do filtro de partículas (DPF - Diesel Particulate Filter), que é parte do sistema de pós-tratamento de gases de escape.
Os ônibus utilizam um sistema de pós-tratamento chamado SCR (Selective Catalytic Reduction), junto com um DPF para capturar partículas e reduzir poluentes nos gases de escape. Esses componentes trabalham para garantir que as emissões saiam mais limpas do que nos motores de versões anteriores.
Conforme o motor a diesel funciona, partículas (como fuligem) são capturadas no DPF, evitando que sejam emitidas no ambiente. Com o tempo, essas partículas se acumulam no filtro, e é necessário removê-las para manter o sistema funcionando de forma eficiente.
O processo de regeneração serve para queimar ou oxidar as partículas acumuladas no filtro. Isso pode ocorrer de duas maneiras principais:
Regeneração Passiva
Ocorre de forma contínua e automática durante a operação normal do veículo, quando a temperatura dos gases de escape é suficientemente alta para queimar as partículas. Isso geralmente acontece em longas viagens, quando o motor está em plena carga e as temperaturas são elevadas.
Regeneração Ativa
Quando as condições normais de operação não atingem a temperatura necessária, o sistema de controle do motor ativa a regeneração ativa. Nesse caso, o motor eleva a temperatura dos gases de escape, injetando combustível extra ou utilizando outros meios para iniciar a combustão das partículas acumuladas. Isso pode acontecer automaticamente durante a condução ou, em alguns casos, ser necessário parar o veículo para que o processo ocorra.
Mais um 2013 fora de operação
O MOB aproveita este espaço para noticiar que a frota ativa da Viação Fortaleza deixou de contar com as operações de mais um dos ônibus mais antigos da frota, fabricados em 2013, que tinha o prefixo 02314. Segundo informações, o veículo já foi vendido.
Redação: MOB Ceará