Vitória é a primeira do metropolitano a ter frota 100% com ar-condicionado

Apesar do governo do estado ainda não ter dado o apito para que as empresas religuem o ar-condicionado da frota, a empresa Vitória é a primeira a ter toda a frota equipada com o dispositivo, além de ter os veículos mais velhos com fabricação 2017, sendo a mais nova de todas. 


Recentemente, a empresa retirou os últimos carros de 2014 do cadastro do metropolitano, mantendo alguns do mesmo modelo somente no sistema municipal de Caucaia. A Vitória recebeu 10 novos ônibus da Caio nos últimos dias e é a primeira empresa a estar completamente dentro dos conformes da licitação do metropolitano, que ainda está com algumas burocracias em andamento. Vale ressaltar que antes mesmo da chegada dos carros 2024 a empresa já tinha frota 100% "climatizada".

Licitação do metropolitano e os devidos esclarecimentos

Na licitação, a Vitória ganhou licença de 5 anos para operar nas linhas que abrangem os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Paraipaba e Trairí.

Os outros lotes devem, também,  continuar com as atuais empresas do sistema. Somente no lote onde a São Benedito opera é que, no primeiro momento, a Crateús Turismo venceu na proposta de preço, contudo, a São Benedito e Gertaxi que concorrem ao mesmo lote pediram impugnação da vitória da Crateús, sendo assim, o órgão regulador está analisando os dados apresentados pela empresa como os custos operacionais e condições para assumir em tempo hábil as linhas entre outros assuntos. Uma vez que isso comprometa a vencedora, a licitação segue entre a São Benedito e Gertaxi, até que saia em definitivo o resultado.


Importante destacar

A licitação não analisa os atuais serviços de nenhuma das companhias, uma vez que em algumas regiões a demanda pelo ônibus caiu absurdamente e comprometeu, inclusive, a manutenção das renovações de frota com a mesma intensidade que em outros momentos do passado. Portanto quem tem bons serviços,  deve melhorar e quem não tem vai recomeçar do zero a partir da implementação do novo contrato, que vai contar com subsídios do governo do estado, garantindo melhor a saúde do transporte público.

Algumas redes sociais, principalmente de cidades de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Horizonte e Cascavel se precipitaram em divulgar que a São Benedito perdeu a concessão das linhas, uma vez que o processo ainda não foi finalizado e nada foi dado como oficial, nem tampouco os contratos foram assinados, o que já está mais avançado em relação ao transporte complementar. A chance da anunciada como vencedora ser oficializada tem a mesma probabilidade de não acontecer, portanto, o MOB Ceará de forma imparcial espera que, quem vencer, seja anunciada oficialmente por este site sem medo de retratação futura.

Redação: Narcisio Santos

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. O que adianta ter uma frota 100% com "ar" mas não por em uso?

    ResponderExcluir
  2. E o que esse governador medíocre está esperando pra recomendar essas empresas a ligar o ar novamente ? A alegação da Pandemia ainda ? Aliás as companhias prestarem um bom serviço , nestes tempos de concorrências entre modais de transporte, justamente passa por vários itens e que um deles é o conforto do ar condicionado ligado para os usuários, que são verdadeiramente quem sustenta o serviço e patrão. Mas quem disse que dono de empresa de ônibus, salvo alguma exceção, está ligando para conforto dos seus clientes que são os passageiros ?

    ResponderExcluir
  3. Quando a Vitória vai começar a roda nas antigas rotas da Fretcar?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال