REDES:

_

Primeiro G8 da Princesa inicia as suas operações Os primeiros Volksbus Euro 6 de Fortaleza serão da São José Ranking: Mais veículos com ar-condicionado em operação no urbano Primeiros Mercedes-Benz OF-1726L são conferidos pelo MOB Ceará Transconquista adquire primeiro Ideale OH-1518 do Ceará

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Fortaleza almeja 19 ônibus elétricos sob aprovação da Câmara municipal

A Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou nos jornais de grande alcance que pretende adquirir 19 veículos 100% elétricos para introduzir no sistema integrado da capital.
 


A expectativa é de que a Câmara municipal aprove o empréstimo de R$50 milhões para o investimento, cujo governo não esclareceu quem vai administrar os veículos, uma vez que o transporte público é terceirizado por 10 prestadoras de serviço - as empresas de ônibus. A pretensão é de incluir esses veículos, caso sejam adquiridos, nas linhas 026 - Antônio Bezerra/ Messejana e 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, linhas estas que operam com ônibus padrão BRT e articulado. Caso o projeto seja aprovado, caberá licitação para definir os fornecedores.

Em Manaus, a Caio vendeu o primeiro elétrico da cidade. Um veículo de 12,1 metros do modelo e-Millenium, projetado para transportar 71 passageiros que foi adquirido pelo grupo Eucatur.
 
 

Marcopolo ATTIVI também é uma das opções que podem ser adquiridas

A Marcopolo lançou há poucos anos o seu modelo 100% elétrico chamado ATTIVI. O veículo tem autonomia para 250km, ou seja, capaz de realizar 5 viagens completas na linha 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Não emite gases para a atmosfera, e conta com tecnologia brasileira e pode ser financiado 100% pelo programa Finame, segundo um encarte que o MOB Ceará recebeu da empresa. 


 
O modelo tem suspensão pneumática, regulagem de altura do chassi e ajoelhamento bilateral, sistema de proteção antichamas, vidro colado e pode ter até 13 metros de comprimento.

O recente anúncio da aquisição de ônibus elétricos não é novidade em Fortaleza. Em 1967, a recém-criada Companhia de Transportes Coletivos inovou ao trazer para os usuários 10 ônibus elétricos tipo "trólebus" para a capital cearense. Circulando nas linhas Parangaba e São Gerardo, os ônibus tinham ponto final na Praça do Carmo, no Centro, e eram 100% elétricos, sendo alimentados pela rede aérea municipal. Eles tiveram curto período de operação, sendo desativados e vendidos em 1971. Veja um especial sobre os elétricos da CTC clicando na foto abaixo:
 
 
 
Na década de 1980, ainda havia rumores do retorno do sistema trólebus, o que nunca ocorreu.

Em 2013, a empresa São José havia testado diversos modelos que não são utilizados atualmente, um deles foi um ônibus híbrido, ou seja, com motor elétrico mas também à diesel. O veículo foi testado na linha 075 - Campus do Pici/Unifor, porém a aquisição não foi feita. Em 2024, haverá uma instalação de uma fábrica de ônibus elétricos em São Gonçalo do Amarante, e isso pode influenciar na potencial aquisição dos 19 veículos almejados pela prefeitura.
 

As baterias dos ônibus elétricos devem durar até 7 anos, e a utilização do veículo deve ser maior em relação aos ônibus atuais, ou seja, uma vida útil em média de 14 anos.

Redação: Narcisio Santos

9 comentários:

Francisco Roberto disse...

Eu vi num vídeo no Youtube, postado a um mês. Que a Marcopolo iria mandar um dos seus Attivi para testes aqui em Fortaleza. Aguardemos.

Edy disse...

Talvez agora teremos novamente ônibus com motorização traseira!

viação rota direta disse...

Para ser aprovado o empréstimo, licitação e implantação de infraestrutura só veremos esses 19 veículos no segundo semestre de 2024, coincidência ser período de "caça aos votos".

aasj disse...

Eita.... imagina a 14 com Marcopolo Attivi....

Bolsonaro 2026 disse...

Só assim tem a esperança de ter um e-Millenium no sistema

Walacy disse...

Igual fizeram com os articulados? Que piada

Anonimus disse...

Walacy, penso igual! A mesma prefeitura que usou os articulados como propaganda e que permitiu a retirada de circulação dos mesmos na calada da noite!

Gilson disse...

Época de política tudo dar certo kkkkk até parece verdade que isso vai acontecer se até os articulado foram vendidos e esse empréstimo para prefeitura kkkk acredita quem quer o golpe está aí

Bolsonaro 2026 disse...

Ei ADM, a Higer Bus vai construir uma fábrica lá no pecem