REDES:

_

MOB Ceará conhece a empresa Versatily Quem vendeu mais de 2017 a 2021 ao SIT-For? Saiba nesta matéria Fretar surpreende com seus primeiros Volvo B270F Entre as empresas do rodoviário, Princesa é a única que tem micros Para 2023, Caio fornecerá 15 ônibus para a São José e para a Vega

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Saga em busca de relíquias encontra diversos ônibus oriundos de fora do Ceará

Na última viagem MOB Ceará em busca de relíquias, além dos entusiastas terem encontrado diversos ônibus que já passaram pela capital e região metropolitana, foram achados veículos que pertenceram à companhias que não são do estado. No percurso, os “garimpeiros da busologia” passaram por cidades como Canindé, Boa Viagem, Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá, Morada Nova e Chorozinho.


A primeira relíquia encontrada foi um Marcopolo Senior 2000 montado sobre o chassi LO-914 da Mercedes-Benz. O veículo oriundo do Rio de Janeiro pertenceu à Auto Viação Bangu (58693). O ônibus estava estacionado na entrada de Canindé. Ainda nas terras de São Francisco de Assis, os entusiastas acharam mais um micro-ônibus com as configurações semelhantes ao primeiro. O veículo que ostentava o prefixo 42547 foi adquirido 0Km pela Viação Acari, do Rio de Janeiro.



Além dos dois Marcopolo, a equipe deparou-se com um Comil Piá modelo 2002 acoplado ao chassi 9-150 EOD. O Piá foi comprado, primeiramente, pela Turismo Três Amigos (RJ 502.076), e depois foi vendido à Grandino Transportes (300), companhia de São Paulo.


Entre Canindé e Boa Viagem, os viajantes registraram dois coletivos.
 
O primeiro foi um Marcopolo Senior Midi dotado do chassi OF-1418 da Mercedes-Benz. O veículo é oriundo da TCGL - Transportes Coletivos Grande Londrina (PR), onde operou com o prefixo 3408.
O segundo tinha carroceria Marcopolo Senior modelo 2005 e o chassi Agrale MA 9.2. O ônibus de origem baiana pertenceu à Empresa de Transporte União (6877).



A equipe seguiu pela BR-020 até a cidade de Boa Viagem. Na rodoviária do município, foram encontrados quatro ônibus.
 
JNZ 7225 – Caio Vitória com o chassi OF-1318 da Mercedes-Benz.
MOO 0I85 – Marcopolo Torino com o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz.
KNC 3898 – Caio Alpha com o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz. Ex Petro Ita (Petrópolis - RJ) – 2064



LYT 4598 – Marcopolo Torino modelo 1989 com o chassi OF-1115 da Mercedes-Benz


Ao chegar a Pedra Branca, os busólogos encontraram um Marcopolo Torino GV montado sobre o chassi OF-1620. O veículo veio do Rio de Janeiro, porém, a equipe não identificou a empresa específica.


A próxima cidade garimpada foi Morada Nova. Lá, foi descoberta uma verdadeira preciosidade. A equipe achou um biarticulado Marcopolo Torino GV Long Size com o chassi Volvo B58. Acredita-se que esse seja um dos raros ônibus com essa configuração no estado. O GV pertenceu à empresa Auto Viação Redentor, de Curitiba, no Paraná. O veículo passou por algumas modificações e hoje é usado como uma espécie de “trem da alegria”.



Já retornando à capital, às margens da CE-138, os viajantes depararam-se com um Diplomata montado sobre chassi Mercedes-Benz


A viagem chegou ao fim e em breve novos destinos serão explorados. Na sua cidade tem muitas relíquias? Deixo o nome nos comentários que o MOB Ceará irá analisar a possibilidade uma viagem ao destino.

Redação: Nemezio Neto

6 comentários:

Gusttavo Lima disse...

Viajem para países vizinhos,como Bolívia, Argentina,Chile... lá terão muitas relíquias para nos mostrar,sei que a viagem é além de nossas fronteiras,mas pelo prazer da própria viagem em si valerá muito apena....

Narcisio Santos disse...

A gente prioriza mais os carros comprados novos pelo Ceará...

Bolsonaro 2026 disse...

a viajem vale a pena só que dinheiro não dá em árvore não no meu entender quando o mob vai caçar reliquias no interior eles tem que pedir folga de seus empregos, tem gasto com combustivel,alimentação... e o pai dos pobres não dá nada não.

FLÁVIO VASCONCELOS disse...

este bi-articulado estava ano passado em messejana

Narcisio Santos disse...

Organizamos com as folgas de quem realmente viaja. Rachamos tudo

Edson Feijó disse...

Fica de parabéns toda equipe mob. Pois isso de visitar é prova de muito esforço e prazer aos ônibus. Se eu tivesse um tempinho também iria. Admiro demais o trabalho de todos.