Na última viagem MOB Ceará em busca de relíquias, além dos entusiastas terem encontrado diversos ônibus que já passaram pela capital e região metropolitana, foram achados veículos que pertenceram à companhias que não são do estado. No percurso, os “garimpeiros da busologia” passaram por cidades como Canindé, Boa Viagem, Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá, Morada Nova e Chorozinho.
A primeira relíquia encontrada foi um Marcopolo Senior 2000 montado sobre o chassi LO-914 da Mercedes-Benz. O veículo oriundo do Rio de Janeiro pertenceu à Auto Viação Bangu (58693). O ônibus estava estacionado na entrada de Canindé. Ainda nas terras de São Francisco de Assis, os entusiastas acharam mais um micro-ônibus com as configurações semelhantes ao primeiro. O veículo que ostentava o prefixo 42547 foi adquirido 0Km pela Viação Acari, do Rio de Janeiro.
Além dos dois Marcopolo, a equipe deparou-se com um Comil Piá modelo 2002 acoplado ao chassi 9-150 EOD. O Piá foi comprado, primeiramente, pela Turismo Três Amigos (RJ 502.076), e depois foi vendido à Grandino Transportes (300), companhia de São Paulo.
Entre Canindé e Boa Viagem, os viajantes registraram dois coletivos.
O primeiro foi um Marcopolo Senior Midi dotado do chassi OF-1418 da Mercedes-Benz. O veículo é oriundo da TCGL - Transportes Coletivos Grande Londrina (PR), onde operou com o prefixo 3408.
O segundo tinha carroceria Marcopolo Senior modelo 2005 e o chassi Agrale MA 9.2. O ônibus de origem baiana pertenceu à Empresa de Transporte União (6877).
A equipe seguiu pela BR-020 até a cidade de Boa Viagem. Na rodoviária do município, foram encontrados quatro ônibus.
JNZ 7225 – Caio Vitória com o chassi OF-1318 da Mercedes-Benz.
MOO 0I85 – Marcopolo Torino com o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz.
KNC 3898 – Caio Alpha com o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz. Ex Petro Ita (Petrópolis - RJ) – 2064
LYT 4598 – Marcopolo Torino modelo 1989 com o chassi OF-1115 da Mercedes-Benz
Ao chegar a Pedra Branca, os busólogos encontraram um Marcopolo Torino GV montado sobre o chassi OF-1620. O veículo veio do Rio de Janeiro, porém, a equipe não identificou a empresa específica.
A próxima cidade garimpada foi Morada Nova. Lá, foi descoberta uma verdadeira preciosidade. A equipe achou um biarticulado Marcopolo Torino GV Long Size com o chassi Volvo B58. Acredita-se que esse seja um dos raros ônibus com essa configuração no estado. O GV pertenceu à empresa Auto Viação Redentor, de Curitiba, no Paraná. O veículo passou por algumas modificações e hoje é usado como uma espécie de “trem da alegria”.
Já retornando à capital, às margens da CE-138, os viajantes depararam-se com um Diplomata montado sobre chassi Mercedes-Benz
A viagem chegou ao fim e em breve novos destinos serão explorados. Na sua cidade tem muitas relíquias? Deixo o nome nos comentários que o MOB Ceará irá analisar a possibilidade uma viagem ao destino.
Redação: Nemezio Neto
Viajem para países vizinhos,como Bolívia, Argentina,Chile... lá terão muitas relíquias para nos mostrar,sei que a viagem é além de nossas fronteiras,mas pelo prazer da própria viagem em si valerá muito apena....
ResponderExcluirA gente prioriza mais os carros comprados novos pelo Ceará...
Excluira viajem vale a pena só que dinheiro não dá em árvore não no meu entender quando o mob vai caçar reliquias no interior eles tem que pedir folga de seus empregos, tem gasto com combustivel,alimentação... e o pai dos pobres não dá nada não.
ResponderExcluirOrganizamos com as folgas de quem realmente viaja. Rachamos tudo
Excluireste bi-articulado estava ano passado em messejana
ResponderExcluirFica de parabéns toda equipe mob. Pois isso de visitar é prova de muito esforço e prazer aos ônibus. Se eu tivesse um tempinho também iria. Admiro demais o trabalho de todos.
ResponderExcluir