Carlinhos Feitosa: um resumo de sua história empresarial e com os busólogos
O MOB Ceará resolveu homenagear um dos principais personagens do transporte urbano de Fortaleza nas décadas de 1990 e 2000.

Carlos Feitosa de Albuquerque é um dos filhos do Carlos Albuquerque de Lima, fundador da Autoviária São Vicente de Paulo. Seu Carlinhos, como é conhecido, trabalhava na empresa de seu pai e, com o falecimento de seu pai em 1999, a empresa ficou para a esposa, e foi dividida entre os irmãos, onde Carlinhos chefiou uma parte dela - a da Rota Expressa.

Em 2000, a Rota Expressa era uma das 5 maiores empresas de ônibus de Fortaleza. Em 2001, a família do empresário passou a representar a encarroçadora Caio, e a Rota Expressa passou a comprar somente veículos da Caio enquanto estava sob a gestão de Carlinhos. Ainda em 2001, ele deixou de ser sócio da Via Urbana, e a Rota Expressa passou por uma divisão onde a Rota Sol pegou algumas linhas e carros e também cedeu outras pra Rota Expressa.
Em 2003, houve a criação da Terra Luz, que pegou quase 90% da Rota Expressa, embora fossem da mesma família e dividiam da mesma garagem e parte das operações.

Em 2006, ainda sob sua gestão, a Terra Luz e Rota Expressa passaram a testar o biodiesel, um projeto inovador que utilizava o combustível da Petrobras. Todos os 67 ônibus da época passaram a utilizar esse insumo por um período.
Em 2009 as empresas se dividiram, e Carlinhos Feitosa ficou apenas com a Terra Luz, que migrou para a antiga garagem da São Vicente/Bons Amigos. As renovações de frota não pararam de acontecer, com grandes proporções, chegando, em 2010, a renovar mais de 20% da frota com veículos da Caio e motorização Mercedes-Benz.
A Terra Luz encerrou as operações em 2018 mas a receptividade com o MOB Ceará foi histórica. Em uma das visitas realizadas, Sr Carlinhos fez questão de passear no ônibus com os busólogos, conversando sobre tudo com o entusiastas. Ele chegou até a mostrar seus crachás da empresa, inclusive o seu bilhete único.

Uma das principais características do empresário em relação ao transporte era sua vontade de transportar. Carlinhos enfatizava, em 2014, que seu interesse era de comprar carros maiores, e isso acabou acontecendo meses depois. A empresa comprou 6 Caio Apache Vip com 13 metros de comprimento, sendo os maiores veículos adquiridos pela Terra Luz, com ar-condicionado e suspensão pneumática.

Sempre muito brincalhão e sem medo de falar o que queria, era costumeiro conversar com os busólogos em eventos nas concessionárias, com toda sua simplicidade de igual pra igual. Carlos Feitosa completou mais um ano de vida em 24/02 deste ano, e o MOB Ceará dedica essa simples homenagem para um empresário que muito contribuiu ao transporte urbano de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos
3 comentários:
A última aquisicao da Terra Luz foi fantástica: os VipIV Volvo b270F. Quase nao consigo andar neles: consegui num trajeto curto ebtre o RioMar e o terminal Papicu na linha 50. Patece qie eu tava advinhando que em breve os Volvo deixariam Fortal com pouca quilometragem...
Lembro deles, ar gelavam bem, ainda bem que a São José adquiriu os 2015 dela.
Eu lembro que quando eu era pequeno tinha aqueles crachás que tinham a foto do ônibus era lindo eu vi na antiga Safitur
Postar um comentário