REDES:

_

MOB Ceará participa de passeios São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

terça-feira, 2 de abril de 2019

Linha do dia: 630 Itamaraty/Elizabeth II

Nesta matéria, você vai conhecer alguns detalhes da linha 630 Itamaraty/Elizabeth II, que é operada pela Vega.


A rota foi criada nos anos 90, aproveitando o código da extinta linha 630-Parque Santa Maria, que fazia a ligação do bairro até o centro da cidade, até ocorrer a entrega do terminal de Messejana. A linha atual opera com 3 ônibus, sendo 2/3 deles refrigerados pelo ar-condicionado dos novos ônibus. A rota, ainda, dispõe de dois ônibus acessíveis e mantém intervalo de 15 minutos em horários de pico.

As empresas que já operaram na linha 630 Itamaraty/Elizabeth II foram as seguintes: Autoviária São Vicente de Paulo, Rota Expressa, Terra Luz e Rota Sol. De 2003 a 2008, as empresas Terra Luz e Vega compartilhavam da linha, mas como a frota é ímpar, uma das tabelas era revezada mensalmente com uma da linha 676-Cj. Curió. Com as adequações do consórcio regido pelo Sindiônibus, a linha acabou sendo efetivada 100% com a Vega até então, por operar próximo da garagem e dar uma quilometragem não remunerada mais econômica.

A linha tem um bom fluxo de passageiros, mesmo tendo perda de demanda como a grande maioria das linhas de Fortaleza. Sua rota passa por pontos conhecidos como a Cequip, Centro de Distribuição do Centerbox, Secretaria Executiva Regional VI e algumas escolas como a EEFM José de Alencar, Paulo Benevides e José de Barcelos, já próximas ao terminal de Messejana. Confira os horários neste link:

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

3 comentários:

viação rota direta disse...

Favor corrijam:Após a implantação do Terminal Messejana em 1992 a linha 630 passou a integrar no referido Terminal, não havendo nenhuma linha do bairro para o Centro, o que só iria ocorrer com a criação da linha (7)25 Parque Santa Maria/Liceu do Sistema de Transporte Complementar.

FLAVIO VASCONCELOS disse...

realmente a linha 630-parque santa maria,integrou o terminal até a morte do Carlos Albuquerque em 99,a onde foi criada a 631..a linha 725 foi iniciada em 98

Unknown disse...

Cadê a merda do horário do ônibus Itamaraty