REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

terça-feira, 2 de abril de 2019

Linha do dia: 630 Itamaraty/Elizabeth II

Nesta matéria, você vai conhecer alguns detalhes da linha 630 Itamaraty/Elizabeth II, que é operada pela Vega.


A rota foi criada nos anos 90, aproveitando o código da extinta linha 630-Parque Santa Maria, que fazia a ligação do bairro até o centro da cidade, até ocorrer a entrega do terminal de Messejana. A linha atual opera com 3 ônibus, sendo 2/3 deles refrigerados pelo ar-condicionado dos novos ônibus. A rota, ainda, dispõe de dois ônibus acessíveis e mantém intervalo de 15 minutos em horários de pico.

As empresas que já operaram na linha 630 Itamaraty/Elizabeth II foram as seguintes: Autoviária São Vicente de Paulo, Rota Expressa, Terra Luz e Rota Sol. De 2003 a 2008, as empresas Terra Luz e Vega compartilhavam da linha, mas como a frota é ímpar, uma das tabelas era revezada mensalmente com uma da linha 676-Cj. Curió. Com as adequações do consórcio regido pelo Sindiônibus, a linha acabou sendo efetivada 100% com a Vega até então, por operar próximo da garagem e dar uma quilometragem não remunerada mais econômica.

A linha tem um bom fluxo de passageiros, mesmo tendo perda de demanda como a grande maioria das linhas de Fortaleza. Sua rota passa por pontos conhecidos como a Cequip, Centro de Distribuição do Centerbox, Secretaria Executiva Regional VI e algumas escolas como a EEFM José de Alencar, Paulo Benevides e José de Barcelos, já próximas ao terminal de Messejana. Confira os horários neste link:

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

3 comentários:

viação rota direta disse...

Favor corrijam:Após a implantação do Terminal Messejana em 1992 a linha 630 passou a integrar no referido Terminal, não havendo nenhuma linha do bairro para o Centro, o que só iria ocorrer com a criação da linha (7)25 Parque Santa Maria/Liceu do Sistema de Transporte Complementar.

FLAVIO VASCONCELOS disse...

realmente a linha 630-parque santa maria,integrou o terminal até a morte do Carlos Albuquerque em 99,a onde foi criada a 631..a linha 725 foi iniciada em 98

Unknown disse...

Cadê a merda do horário do ônibus Itamaraty