REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

sábado, 23 de março de 2019

Em 1976, o D.N.E.R criava 22 linhas interestaduais no país de Norte a Sul.

O Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) criou no ano de 1976 mais 22 linhas que ligavam os estados do Brasil de Norte a Sul. Dois anos antes, o departamento computou mais de 53 milhões de passageiros transportados em ônibus de viagem.

O itinerário destas 22 linhas somavam mais de 21.799 quilômetros. A grande novidade da época foi a criação de 5 linhas internacionais e duas linhas que partiam da capital do Ceará para outros estados brasileiros. Os trechos Fortaleza (CE) x Salvador (BA) e Fortaleza (CE) x Belém (PA), que eram operados pelas empresas Timbira, Ipu-Brasília, Viação Brasília e Pensatur, foram inseridos iniciados também no ano de 1976.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Nemezio Neto

5 comentários:

João Henrique disse...

Bastante interessante, mas, poderiam mencionar ou listar as linhas criadas, bem como, as respectivas empresas operadoras.

Gabriel Fernandes disse...

Falar mais sobre as empresas antes da licitação de 2009, para também conhecermos mais as linhas. Seria legal.

Tadeu Vasconcelos disse...

Exatamente. Faltou essa informação.

Unknown disse...

Massa!

xikim disse...

dessas 22 Linhas, só essas no Ceará - enquanto, dentre outras, a Recife-Patos, permissão para a Ciª São Geraldo; a Curitiba-Belo Horizonte, concedidas para a Viação Cometa e Ímpala Auto Ônibus