18 anos sem a Empresa Nossa Senhora Aparecida

Dona do código 17, a saudosa Empresa Nossa Senhora Aparecida foi uma das principais empresas de ônibus da história de Fortaleza.

Fundada em 1963 por José Gonçalves de Alencar, ele teve um filho que ficou popularmente conhecido por "Zezão", a companhia atuava em linhas da região da Parangaba, tais como: 307-Itaoca/Expedicionários, 403-Expedicionários/Parangaba, 371-Parangaba/Centro além da 306-Couto Fernandes e outras linhas compartilhadas com outras empresas. Sua garagem ficava na Rua Cônego de Castro, no bairro Vila Pery e seus ônibus marcaram o SIT-For com as cores azul e branco.

A empresa fez sua última encomenda de carros novos no ano de 1997, quando comprou 2 Caio Alpha de chassis Mercedes-Benz OF-1620 de prefixos 17110 e 17120, que foram financiados, segundo informações, pela Maraponga Transportes, empresa que também vendeu alguns Thamco Dinamus à ENSAL, sigla das iniciais da razão social da Nossa Senhora Aparecida.


Em 2000, a Santa Maria e a Maraponga adquiriram a empresa, e dividiram suas linhas, fazendo com que a Santa Maria ganhasse mais participação no Terminal Parangaba bem como a ampliação da frota da Maraponga, que passou a contar com mais de 60 ônibus, recebendo inclusive os dois Alphas que ganharam os prefixos 26710 e 26720, que posteriormente foram vendidos à Salete e São Francisco.


Mesmo de portas fechadas, era possível ver um ônibus da empresa que ficou por muitos anos em um terreno na avenida José Bastos, próximo ao INCRA. Era o Torino de prefixo 17115, um Mercedão O-371UP que ficou sucateado no local citado e que foi removido após mais de 10 anos do fim da saudosa empresa.

Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. A saudosa empresa já comprou Caio Vitória oriundo do RJ que posteriormente foi emplacado em Fortaleza, ainda possuía 2 letras que era do RJ.

    ResponderExcluir
  2. Estou matando uma saudade imensa dessa empresa, me convidaram pra trabalhar nessa empresa quando tinha 13 anos era um trabalho simples. Era pra colar os vales transporte, foi uma realização de um sonho. Era apaixonado por ônibus, desenhava e fazia adesivos para os motoristas do desenho dos ônibus. Era o xibica conhecido na empresa , só que quando a empresa fechou fui trabalhar de moto boy e achava de nunca mais trabalhar em empresa de ônibus , mas passei a trabalhar de motorista e trabalhei quase 4 anos na Dragão do Mar. Tô passando por problemas de família, mas vou voltar se Deus quiser, adoro ser motorista de ônibus

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe trabalhou lá em 1997 e 1998, morávamos próximo a praça da Vila Pery, ou seja, praticamente ao lado da garagem. Eu vivia na garagem... rsrsrs... colando os os vales da minha mãe e de amigos dela! Bem na entrada ao lado esquerdo ficava um alpendre para tal serviço de colagem de vales. Eu passava o dia nesse alpendre pois era elevado e dava para ver bem a garagem. Saudades. Minha mãe rodou na 371, 028, 380, 403(onde passou mais tempo) e na 307 quando o final da linha era nas esquinas das ruas Zacarias Gondim com Mundica Paula, Parangaba. Depois passou para as ruas Cônego Lima Sucupira com Rua Equador , não durou muito tempo na Rua Equador e passou a ir para o terminal Parangaba.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال