Talvez muitos já perceberam o crescente aumento no número de busólogos que se apegaram também a paixão pelas aeronaves.
Alguns já gostavam de ônibus e avião desde crianças, outros após acompanharem postagens relacionadas ao assunto e pegaram o gosto.
A verdade é que o spotting possui características bastante semelhantes a busologia. Os entusiastas gostam dos modelos, das pinturas, alguns possuem réplicas e são antenados nos prefixos (ou matrícula) e demais informações referentes ao modelo da aeronave, como capacidade entre outros, assim como na busologia.


Enquanto um terminal rodoviário pode receber mais de 40 ônibus, um aeroporto em média comporta 8 aeronaves em solo desembarcando no terminal de passageiros simultaneamente, mas há uma variação de acordo com a estrutura de cada aeródromo. Aeroportos de maior porte, como por exemplo, Guarulhos, possuem mais de 100 posições de estacionamento para embarque e desembarque de passageiros e cargas. A estrutura das rodoviárias foram projetadas para receber, principalmente, pessoas com baixo poder aquisitivo. Já os aeroportos possuem um nível voltado às classes econômicas A, B e C, se tornando inacessíveis aos poucos passageiros que viajam de avião.
O único local onde um busólogo/spotter pode estar ao lado dos seus dois objetos de admiração é na pista dos aeroportos. Costumeiramente, alguns grupos de apaixonados por avião se reúnem nesses espaços onde ficam as grandes máquinas bem como os ônibus que fazem o translado dos passageiros a outra plataforma de embarque/desembarque, algo comum que ocorre nos aeroportos.
Os ônibus são movidos, geralmente a óleo diesel, e poucos raros a energia elétrica, enquanto as aeronaves são movidas a gasolina próprias para aviões (Avgas) ou querosene (Jet fuel).
Situação econômica dos dois modais de transporte
''O mundo diz que a vida é como uma roda gigante: um dia você está em cima e no outro embaixo''. Assim diz uma frase popular, que se adequa a situação de mercado entre os dois principais modais de transporte de longa distância do Brasil.
A aviação está em constante crescimento de demanda, visto a consciência das pessoas de, em alguns casos, pagarem um pouco mais para ter segurança e rapidez. Noutros casos, a competitividade ficou tão acirrada que viajar de avião está ainda mais barato que de ônibus, o que ocasionou a queda dos preços das viagens de ônibus e a adoção de estratégias mais ''agressivas'' para fidelizar os clientes.
Contudo, com a crise econômica, algumas empresas de ônibus não conseguiram flexibilizar os preços e acabaram sendo vendidas, ou acumulando prejuízos, sem solução para reduzir seus custos para competir ou mesmo convencer as pessoas a utilizarem o modal terrestre.
Fortaleza mantém um grupo de spotters
Na capital do Ceará, há um grupo de apaixonados por aviação, que tem por nome SBFZ Spotting, que existe há cerca de um ano, que por sinal, também usa a cor laranja para seus coletes, semelhante ao MOB Ceará.
O grupo concentra pessoas de todo o Brasil, principalmente do Ceará, e trata de todas as novidades do segmento de aviação, promovendo eventos nos aeroportos e até beneficentes, como o SBFZ Solidário, que pretende levar informações para as pessoas através de palestras, exposições e ainda presentear crianças carentes com brinquedos recebidos de doações.

Fonte: MOB Ceará
👏👏👏👏👏👏 Ótima matéria ✈🚌 TMJ
ResponderExcluir