MAN SE: Uma história de uma das maiores montadoras de motores do mundo

Quando o assunto é ônibus, muito se fala sobre motores, mas poucas são as publicações especializadas para divulgar mais detalhes, além do básico. Com este pensamento, a Equipe MOB Ceará sempre divulga matérias vinculadas a assuntos relacionados ao "coração" dos veículos, o principal elemento responsável pela locomoção dos automotores, o motor.



Muitos não sabem, mas a linha de produtos MAN, como a de qualquer outra fabricante de motores, não se compreende apenas a caminhões e ônibus, há toda uma linha de produtos em diversos setores.

A história da MAN se mistura com a história dos motores "Ciclo Diesel", pois a MAN foi a primeira companhia a produzir em escala industrial o motor inventado por Rudolf Diesel. Confira nesta edição tudo sobre a história da MAN, tradicional marca alemã da área de transportes, que possui o status de ser a mais antiga fabricante de motores no mundo, e que atualmente detém os direitos sobre a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil.


A MAN



A MAN SE (uma abreviação de Maschinenfabrik Augsburg Nürnberg) é uma empresa alemã que atua no setor do transporte. O Grupo MAN, com sede em Munique, é conhecida pela produção de caminhões, embora tenha outros campos de atividade que mostraremos adiante.
O Começo de Tudo...

Siderurgica St. Antony
A MAN traça as suas origens de volta para 1758, quando as siderúrgicas "St. Antony" começaram a operar em Oberhausen, como a primeira empresa da indústria pesada na região do Ruhr. Em 1808 , as três siderúrgicas "St. Antony", "Gute Hoffnung" e "Neue Essen" se fundiram , formando o "Hüttengewerkschaft und Handlung Jacobi", permanecendo em Oberhausen, que mais tarde foi renomeada para "Gute Hoffnungshütte" (GHH).

Em 1840, o engenheiro alemão Ludwig Sander funda em Augsburg a primeira empresa predecessora da MAN no sul da Alemanha: o "Sander'sche Maschinenfabrik". Em primeiro lugar se tornou o "C. Reichenbach'sche Maschinenfabrik", que foi nomeado após o pioneiro de máquinas de impressão Carl August Reichenbach , e mais tarde no "Maschinenfabrik Augsburg".

Heinrich von Buz
Em 1898, as empresas Maschinenbau AG Nuremberga (fundada em 1841) e Maschinenfabrik Augsburg AG (fundada em 1840) se fundiram para formar "Vereinigte Maschinenfabrik Augsburg Nürnberg AG und Maschinenbaugesellschaft" , Augsburg. Em 1908, a empresa foi renomeada "Maschinenfabrik Augsburg Nürnberg AG", ou em suma, M · A · N.

Embora o foco inicialmente permaneceu em produção de minério de ferro e na região do Ruhr, a engenharia mecânica tornou-se o ramo dominante do negócio em Augsburg e Nuremberg. Sob a direção de Heinrich Von Buz, Maschinenfabrik Augsburg cresceu de uma empresa de médio porte de 400 funcionários em uma grande empresa com uma força de trabalho de 12.000 funcionários no ano de 1913.

Os primeiros antecessores do homem foram responsáveis ​​por inúmeras inovações tecnológicas. O sucesso da MAN no início foi baseado em uma grande abertura para novas tecnologias. Eles construíram o monotrilho Wuppertal ("Wuppertaler Schwebebahn") e as primeiras pontes de aço espetaculares, como o "Großhesseloher Brücke", em Munique, em 1857, e da ponte ferroviária "Müngsten" entre 1893 e 1897.

1º Motor de Rudolf Diesel

A invenção da prensa de impressão rotativa permitiu a impressão abundante de livros e jornais e, desde 1893, Rudolf Diesel ficou quatro anos com os engenheiros da MAN em um laboratório em Augsburg, até seu primeiro motor à Diesel ser concluído e totalmente funcional.

Durante 1921, a maioria dos M.A.N. foi assumida pelo "Gutehoffnungshütte Actienverein für Bergbau und Hüttenbetrieb", Sterkrade (GHH), fundada em 1873. Através de ações e aquisições de indústrias de processamento, por exemplo, Deutsche Werft em 1918, Ferrostaal em 1921, Deggendorfer Werft und Eisenbau em 1924, a MAN avançou para uma empresa de operação em todo o país, com uma força de trabalho de 52.000 funcionários em 1921.

Crise e a Segunda Guerra Mundial

Ao mesmo tempo, a situação econômica do GHH piorou. As causas para isso foram, entre outras, as reparações após a I Guerra Mundial, a ocupação da região do Ruhr e da crise econômica mundial. Em apenas dois anos, o número de colaboradores da MAN caiu de 14.000 no ano de 1929/30 a 7.400 em 1931/32. Enquanto o negócio civil foi em grande parte em colapso, o negócio militar aumentou com o armamento sob o regime nacional-socialista. As empresas GHH / MAN forneceram motores diesel para Submarinos, Panzers, cilindros de projéteis de artilharia. A MAN também produziu peças de armas, incluindo espingardas Mauser K98.
A MAN em Nuremberg era frequentemente alvo de ataques maciços e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, porque 40% de toda a produção de Tanques Panther construído na Alemanha eram produzidos lá.

Tanque Panther
Período pós-guerra

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os aliados dividem o grupo GHH . A integração vertical em que a mineração de ferro e produção de aço são consolidadas não era permitido mais. O "Gutehoffnungshütte", juntamente com as empresas MAN do sul da Alemanha , portanto, concentrou-se em engenharia , construção de instalações , veículos comerciais e máquinas de impressão. Este processo tem sido apoiada por aquisições estratégicas e alienações. Uma das mais importantes foi a aquisição da divisão de caminhões e ônibus do fabricante de veículos comerciais Büssing em 1971, a alienação das ações do estaleiro "Deutsche Werft" em 1966-1967, e a aquisição da máquina de impressão Faber & Schleicher, bem como a sua fusão a MAN Roland Druckmaschinen AG em 1979.

Em 1982/83 o "Gutehoffnungshütte" mergulhou em uma crise corporativa profunda. A empresa sofreu os efeitos tardios da segunda crise do petróleo e uma má situação econômica. Isto foi particularmente exibido pela crise dramática dos números de vendas de veículos comerciais. Além dos fatores externos, o principal curso desses problemas foi a estrutura da empresa obsoleta com vasta subsidiação cruzada entre as divisões. Neste momento, o ex-diretor da GHH apresentou um conceito de recuperação que imaginou uma consolidação completa da subsidiária com a holding. Este conceito encontrou grande resistência com os principais acionistas da GHH Allianz AG e Commerzbank . A mídia especulou sobre uma "conspiração da Baviera" contra a administração em Oberhausen.

Em 1986, com Klaus Götte , o grupo tem uma nova estrutura da empresa e tornou-se um grupo contratual com divisão economicamente independente em vários locais. Isso também contou com a transferência da sede da MAN a partir de Oberhausen para Munique e pelo novo nome da empresa MAN AG.

Rudolf Rupprecht repeliu uma tentativa de aquisição em 2003. Além disso, a alienação de 50% das ações do Grupo SMS para o reforço da divisão de turbo-máquinas através da Sulzer Turbo.

Em 2006, a MAN entrou em um acordo com uma empresa indiana Force Motors para estabelecer uma joint-venture 50:50 para a produção de caminhões e ônibus na Índia para os mercados doméstico e de exportação. A joint-venture estabelecia uma fábrica de caminhões em Pithampur, Madhya Pradesh e lançou seu primeiro caminhão para o mercado indiano em 2007. No final de 2011, a MAN comprou a participação de seu parceiro indiano, e suas operações na Índia tornou-se uma subsidiária integral da MAN no início de 2012.

Em setembro de 2006, a MAN ofereceu uma oferta para a aquisição da concorrente sueca Scania AB. A Comissão Europeia aprovou a aquisição em 14 de dezembro. No entanto, a MAN retirou voluntariamente a oferta em 23 de janeiro de 2007, depois de os principais acionistas da Scania, Volkswagen AG e a influente família Wallenberg terem declinado da oferta. Em 24 de dezembro de 2008, é publicada que a MAN possui mais opções de ações da Scania e de manter, portanto, mais de 20 por cento dos direitos de voto.

Em 2008, o grupo MAN comemorou seus 250 anos de aniversário com diversos eventos, como exposições em vários museus, um passeio de carros antigos com o lema "homem na estrada de novo" e uma grande festa de gala de aniversário. No início de dezembro de 2008, a MAN assumiu a empresa VW Caminhões e Ônibus Brasil e mudou o nome da empresa para a MAN Latin América. Com isso, a MAN agora é líder de mercado no Brasil, com uma quota de aproximadamente 30 por cento do mercado.

Desde maio de 2009, o grupo é incorporado como MAN SE corporação Europeia. Em julho de 2009, a MAN mescla as duas divisões MAN Turbo e MAN Diesel em uma área de negócio chamado Power Engineering. Além disso, o grupo contratou uma parceria estratégica com a fabricante de caminhões chineses Sinotruk. No decorrer deste processo, muitas filiais menores foram vendidas.

Em 2009, os investigadores do gabinete do procurador de Munique descobriu um caso de corrupção, em que o homem tinha subornado os parceiros de negócios e governos em mais de 20 países durante os anos de 2001 a 2007, a fim de obter grandes encomendas para ônibus e caminhões. CEO Håkan Samuelsson MAN e demais membros do Conselho teve que renunciar. O Conselho de Administração nomeou o Dr. -Ing. Georg Pachta - Reyhofen, o ex-CEO da MAN Diesel, como sucessor. Em 17 dezembro de 2009, Pachta - Reyhofen foi designado como presidente do conselho e CEO da MAN SE pelo conselho de administração.

Assumida pela Volkswagen

Em julho de 2011, a Volkswagen AG adquiriu uma participação votante de 55,9% e 53,7% do capital social da MAN SE. Enquanto aguardava a aprovação regulamentar, a Volkswagen planejou fundir a MAN e Scania para criar a maior fabricante de caminhões da Europa. O grupo combinado de caminhões está prevista para salvar cerca de 400 milhões de euros por ano, principalmente pela agregação de compras. A aprovação regulamentar foi concedida, e a aquisição concluída, em novembro de 2011.

Em abril de 2012 a MAN SE anunciou que a Volkswagen aumentou sua participação para uma participação votante de 73,0% e 71,08 % do capital social.

Em 06 de junho de 2012 a Volkswagen AG anunciou que tinha aumentado a sua quota de direitos de voto na MAN SE para 75,03%, abrindo o caminho para um acordo de dominação para ser colocado no lugar.
Produtos MAN

As principais linhas de produtos da MAN são os motores diesel de 2 e 4 tempos, compressores axiais, radiais, isotherm e de engrenagem, turbinas a gás e a vapor.

Os produtos da MAN cobrem quatro áreas principais, onde as duas primeiras, denominadas “Power” e “Marine”, e os sistemas que as acompanham, podem ser consideradas como relacionadas.

A área de Turbo-máquinas, que envolve compressores, turbinas e turbo-compressores, é uma terceira área, que por sua vez está relacionada com a quarta área, Tecnologia Verde, que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência.

Cada área da MAN serve a um propósito:

  • “Marine” engloba motores de baixa, média e alta velocidade, respectivamente para navios maiores, de alto-mar, para embarcações oceânicas de médio porte e para iates e barcos de pequeno porte.
  • “Power” inclui soluções de baixa velocidade, mas principalmente atende às soluções de média e alta velocidade.
  • “Turbo” oferece soluções com diferentes tipos de compressores e turbinas, especialmente para aplicações que envolvem o manuseio e transporte de gases e líquidos em processos industriais.

Motor para navio MAN B & W


Para Fornecimento de grupos geradores e de usinas de geração combinada de calor e eletricidade (cogeração), a MAN oferece Motores de Ciclo Diesel de quatro tempos com potência unitária de 450 KW a 21.600 KW. Para operação com óleo combustível, óleo Diesel, gás natural ou bio-combustíveis. Para regimes de operação contínua ou de emergência, suprimento de energia de reserva ou de ponta de carga.


Motor MAN 8S80ME-C9.2, coração do Maersk Triple-E, maior navio cargueiro e porta contêiner do mundo.
Os motores Diesel da MAN também são aplicáveis em navios de longo curso, cabotagem, navegação interior e em plataformas, sondas de perfuração e embarcações offshore, além de apresentar as seguintes características principais:

Motores quatro tempos, média rotação:
    • Abrangente soluções com potencias unitárias de 500 a 21.600 kW, podendo ser aplicados em grupos diesel geradores e/ou na propulsão de embarcações.
    • Possibilidade de fornecimento de pacotes completos de propulsão, incluindo motores, caixas redutoras, hélices de passo controlável e comando remoto, sendo ideais para embarcações offshore de todos os tamanhos e aplicações, bem como para empurradores, rebocadores e embarcações similares.
    • Módulos de Energia Offshore (Drillships) Energia Offshore
      Motores dois tempos, baixa rotação:
      • Abrangentes soluções com potencias de 2.000 a 97.300 kW, podendo ser fornecidos pacotes completos de propulsão com passo controlável.
      • Fornecimento de motores na versão eletrônica (ME), que permitem otimização de consumo, melhoria de controle em baixa carga, adaptação a diferentes qualidades de combustível e controle de emissão de poluentes dentre outras vantagens.
      • Possibilidade de queima de gás nos motores ME em sua versão bi-combustível (dual-fuel).

        Turbina a gás THM da MAN, algumas como esta são usadas nas plataformas da Petrobras


        A MAN ainda oferece uma gama enorme de turbinas, compressores e expansores no mundo. Os produtos abrangem desde máquinas simples a sequência completa de máquinas interligadas.
        Turbina a vapor MAN

        A gama de compressores compreende modelos: axiais, centrífugas, isotérmicos, tipo engate, dutos e por processo à gás. Expansores e turbinas do tipo: à gás modelos THM e FT8 e por vapor, além de sistemas eletrônicos para controle.

        Sua vasta linha de produtos atende às indústrias dos segmentos de Gás e Óleo, refinarias, químicas e petroquímicas, fertilizantes, gases industriais, minerações de ferro e aço, bem como geradoras de energia.

        A gama de produtos de turbo-máquinas inclui não só unidades individuais, mas também trens completos compostos por dois ou mais compressores e um acionador, ou seja, turbinas a vapor, turbinas a gás ou motores elétricos.

        MAN Truck & Bus AG

        É a maior subsidiária da MAN SE e um dos principais fornecedores internacionais de veículos comerciais. Com sede em Munique, Alemanha, a MAN Truck & Bus produz caminhões na faixa de 7-44 toneladas de peso em carga máxima, veículos pesados que suportam até 250 toneladas, carrocerias e chassis para ônibus urbanos e rodoviários e híbridos (que falaremos mais detalhadamente em uma futura matéria) e também produz motores a diesel e gás natural.


        MAN no Brasil

        No final de 2008, a MAN Latin America adquiriu a divisão de caminhões da Volkswagen, com fábrica em Resende e continua a utilizar a marca Volkswagen na sua linha de caminhões (Delivery, Worker e Constellation) e nos ônibus Volksbus. No início de 2011, iniciou a fabricação baseada nos modelos existentes na Europa. Os primeiros caminhões da MAN Brasil fabricados saíram no começo de 2010. A MAN Latin America produz uma linha completa com mais de 40 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

        Os Caminhões MAN TGX possuem tecnologia, eficiência e conforto. Desenvolvido para longas distâncias, apresenta alto nível de desempenho, conforto e economia. A linha TGX fabricada no Brasil agrega os modelos 28.440, 29.440 e o 29.480.


        Os ônibus Volksbus, foram desenvolvidos para operações severas em vários tipos de terrenos. A linha Volksbus de motores dianteiros foram projetadas para serem robustos e confiáveis. Os modelos contam com o exclusivo motor MAN D08 que utiliza moderna tecnologia EGR, que dispensa uso do Arla 32.

        Confira abaixo uma tabela detalhando os modelos Volksbus que utilizam os motores MAN:


        Pesquisa: Peterson Pedrosa

        Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
        Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

        Postagem Anterior Próxima Postagem

        نموذج الاتصال