O diferencial competitivo da Expresso Guanabara

Diante de vários debates entre os busólogos rolam alguns questionamentos, como por exemplo: ''Qual a diferença entre a Guanabara e as demais empresas,  visto que os modelos da frota são semelhantes?''



A resposta se resume a um único aspecto - Serviço Diferenciado. 

A Expresso Guanabara é uma das poucas empresas brasileiras que possui dezenas de estratégias para fidelizar seu passageiro. Todas as ações de marketing da empresa são voltadas ao incentivo às viagens feitas por seus ônibus, seja mostrando os pontos turísticos das cidades onde seus ônibus operam quanto no tratamento diferenciado, que fica marcado na mente de quem viaja.



A preocupação com a satisfação e a comodidade do cliente é notória, como exemplo, o serviço de tele-entrega de passagens em domicílio, onde o cliente liga, compra a passagem e recebe os bilhetes em casa ou onde estiver.

Além deste serviço, a empresa adota a estratégia de se aproximar mais dos seus clientes, instalando pequenos pontos de vendas nos principais shoppings das cidades, além de conceder franquias em alguns bairros, tendo mais de 700 pontos de vendas, número expressivo para uma companhia de ônibus no Brasil.



Atualmente, no mundo dos negócios, as empresas têm como foco se diferenciarem de todas as formas para ganhar vantagem no mercado e manter seus clientes fiéis.

A Guanabara, por sua vez, desenvolve sua estratégia de fidelização, possuindo um sistema de cartão afetividade, que dá direito uma viagem gratuita a cada dez bilhetes adquiridos. A empresa foi pioneira no projeto no segmento. 


Uma das medidas que a empresa adota é o marketing social. Um exemplo é o programa ''Boa Mesa na Estrada'', que busca proporcionar melhorias na qualidade dos restaurantes que recebem passageiros tanto da Guanabara bem como das outras companhias. Além desta, há diversas ações tais como: doações de lixo separado na coleta seletiva, doações de ônibus, material de escritório, entre outras que ajudam a manter a boa imagem da empresa no âmbito da Responsabilidade Social.

Frota
A frota é 100% composta por um único fornecedor de carroceria: a Marcopolo, que possui um alto nível de qualidade e agrega valor ao serviço da Guanabara. Diante dos quase 500 ônibus da frota atual, a empresa adquiriu neste ano 6 veículos do tipo Double Decker, os quais o MOB Ceará anunciou em primeira mão para todo o Brasil. Do início deste ano até então, a empresa está disponibilizando internet via Wi-Fi nos veículos, além de conceder o serviço em outros ônibus de sua frota, como os do serviço Glamour (leito).



Todas essas características impactam na operação sustentável da empresa ao longo dos anos, pois diversos exemplos foram assistidos, onde empresas que não inovaram, ou não se reinventaram  tiveram suas operações encerradas. Não adianta ter controle financeiro do faturamento se não houver estratégias voltadas ao consumidor final, o ''passageiro'', que é o principal elemento de sustentação da cadeia logística de uma organização.

Fonte: MOB Ceará
Redação/Revisão: Narcisio Santos/Artur Mikael/Cândido Sousa/Ismael Bernardino
Edição de imagens: Vieira Santos

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. O melhor marketing que uma empresa de ônibus pode fazer é ter uma boa frota e prestar um bom serviço. Mesmo pra quem é de fora, percebe-se que a Guanabara optou por esse caminho. Boa matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marinaldo. Fizemos esta matéria num estilo quase acadêmico, voltado não tanto à massa busologa mas aos mais críticos, assim como você.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, não adianta só ter carros novos e bonito, se não tiver conforto. E na minha opinião a Guanabara é as outras empresas do grupo deixam a desejar neste quesito, pois oferecer serviço executivo em carros com 46 lugares, me poupe,....

    ResponderExcluir
  4. wanderson eu concordo plenamente com você. os carros são novos mas o tratamento e frio e desumano lembro uma vez eu procurei o condutor do ônibus dessa empresa e fiz uma pergunta sobre horários da empresa ele fez pouco caso simplesmente me enguinorou, não dando a minima atenção. e uma pena não ter opção, pos acabaram com todas as empresas de onibu pricipalmente no estado do ceara.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال