São José de Ribamar e seus Ciferal Tocantins

Ônibus especiais, que marcam vidas, e que são lembrados para sempre, são algo raro, de certa maneira. Alguns marcam de forma pessoal a vida das pessoas e outros marcam pelo seu histórico e pelas suas exclusividades.

Hoje, dia 3 de Maio, completam-se 48 anos da fundação de uma das mais tradicionais empresas do transporte urbano de Fortaleza, reconhecida com unanimidade entre usuários e busólogos.

Nesta edição, a Equipe MOB Ceará relembra a data apresentando a você leitor os únicos ônibus Ciferal da frota da Empresa São José de Ribamar. Confira:

No ano de 1981, 14 anos após a sua fundação, a Empresa São José de Ribamar recebeu, para sua frota, os quatro únicos ônibus da encarroçadora carioca Ciferal, em todo o período de atividades. Com motor traseiro, preferência na empresa por décadas, os ônibus permaneceram em operação por cerca de dez anos.

Dois deles, com prefixos 11 e 12, eram equipados com chassi Mercedes-Benz OH-1517, um dos mais possantes da época, com motor OM-355/5 e foram escalados para operar na linha Circular, que era uma das linhas com maior demanda na empresa.

Os outros dois, o 28 e 29, tinham o chassi leve Mercedes-Benz OH-1313, com motor OM-352. Foram efetivos por muitos anos nas linhas Aguanambi e Aeroporto, com a aquisição de parte da Empresa Muribeca.
Após o fim das atividades dos ônibus, os prefixos foram ocupados por dois Caio Vitória (11 e 12) e dois Marcopolo Torino LN (28 e 29), todos com chassi Mercedes-Benz OF-1315.

Esta é uma singela homenagem do MOB Ceará à memória da Empresa São José de Ribamar, referência no transporte coletivo e que encerrou suas atividades no ano de 2012, com 45 anos de excelentes serviços prestados a população fortalezense.


Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال