12 anos da apresentação da Viação Timbira

Em mais uma matéria de curiosidade e história, a Equipe MOB Ceará relembra, nesta edição, a data de aniversário da empresa Viação Timbira, que se apresentou aos usuários e busólogos, com o até então desconhecido código operacional 36, em 11 de Janeiro de 2003.

É interessante ressaltar que, naquela data, os veículos da nova empresa foram vistos com adesivos "36" por cima do código 03, usado pela Expresso Timbira.


Muitos podem não saber, mas a popular Timbira teve duas razões sociais diferentes, que só eram possíveis de identificar através dos códigos operacionais, ou seja, a 03 - Expresso Timbira e a 36 - Viação Timbira, que foi criada após a aquisição de linhas da empresa Irmãos Bezerra.

As duas empresas operavam ao mesmo tempo no sistema e poderiam, em determinados quesitos, ser consideradas como uma só, pois as frotas eram guardadas na mesma garagem e, por diversas vezes, os veículos migravam de uma empresa para outra.

Com apenas poucos meses de criação, a razão social Viação Timbira LTDA recebeu, por meio de transferência, mais linhas e veículos da Expresso Timbira e, assim, chegou, em pouco mais de 3 anos, a possuir aproximadamente 95 veículos em operação.

Os primeiros veículos a iniciar as operações sem ter sido oriundos da Expresso Timbira foram os carros 36301 e 36302, dois Caio Apache S21 com chassi Mercedes-Benz OF-1721, que saíram de fábrica com os prefixos 03301 e 03302, mas não chegaram a operar com tal numeração.

Os logotipos de ambas eram os mesmos, o tradicional da Expresso Timbira, que era formado pelo nome na cor vermelha tendo uma cabeça de uma índia por cima do nome (este era usado nos ônibus da cor troncal, ou seja, com a base branca e o desenho de setas em vermelho e azul, criado em 1992), e para os ônibus pintados na cor azul bebê, era usado o logotipo criado desde 2001 para a padronização vigente da época, que durou até o inicio de 2014.

Em 2009, a Viação Timbira mudou o seu logotipo, ressaltando as iniciais de seu nome fantasia; VT-Viação Timbira. Os primeiros veículos a vir de fábrica com a mudança foram os primeiros Mascarellos Gran Via Midi da frota da empresa, a partir dos prefixos 36926 ao 36949.

O logotipo durou pouco tempo, pois logo em 2011, a Viação Timbira deu lugar a atual Viação Santa Cecília, que ocupa a 6ª colocação como uma das maiores empresas de ônibus de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال