Viagens de busólogos: A caça de relíquias

O sonho de um busólogo é encontrar o ônibus que marcou uma parte de sua vida e que não se encontra em operação na sua região. Vários destes saudosos veículos, de variadas épocas, encontram-se resistindo bravamente ao tempo, continuando sua diária jornada de trabalho em pequenas localidades no interior do Brasil.


Um bom modo de realizar este sonho é a caça destes veículos através das viagens rumo ao interior, para fotografar, ver os detalhes e matar a saudade de seu ônibus favorito. Mais que a busca de relíquias, a viagem também é mais uma forma de interação entre os busólogos, que trocam conhecimentos, lembranças e diversas curiosidades, enquanto aguçam seu poder de visão, para encontrar os ônibus perdidos nas estradas cearenses.


Geralmente, os ônibus encontrados possuem ano de fabricação entre 1980 e 2005, em diferentes modos de conservação e alterações nos detalhes originais da carroceria, mas que não passam despercebidos pelo olhar atento dos caçadores de relíquias.

Detalhes originais diversos dos ônibus, como o prefixo encoberto pela pintura atual, são vistoriados para uma confirmação de sua origem.
Felizmente, boa parte dos ônibus são identificados pelos busólogos, com numeração e empresa ao qual pertenceu quando operava nas ruas de Fortaleza.


Recentemente, alguns busólogos do MOB Ceará realizaram uma viagem pelo interior cearense, em busca de surpresas. A viagem passou por cidades como Horizonte, Pacajús, Chorozinho e Morada Nova, e  revelou alguns ícones do transporte coletivo de Fortaleza e região Metropolitana.


Várias relíquias foram encontradas e algumas você pode conferir a seguir, com a devida descrição abaixo das fotos.

Uma das primeiras relíquias encontradas: Pertenceu à Empresa Vitória de Caucaia, Cialtra e São Judas. Nesta última empresa, o veículo ostentou o prefixo 32163 e foi desativado em 2002.
16578 e 36681 estavam juntos na entrada do município de Chorozinho. Eles ainda contavam com os adesivos com os respectivos prefixos ao quais circulavam em Fortaleza.
Este Comil da foto acima, pertenceu a Viação Timbira e tinha prefixo 36807. Detalhes sobre ele foram relatados em uma matéria do MOB Ceará (clique aqui e confira).
Este Caio Amélia pertenceu a Viação Penha de Maranguape, onde ostentava o prefixo 155.
O Ex Via Máxima 04512 se encontrava nas proximidades da entrada da cidade de Morada Nova. Ainda conservava detalhes originais da pintura e a porta larga na traseira, que foi adaptada em sua empresa de origem.
O segundo Amélia encontrado pertenceu a empresa Cialtra. Pelos registros encontrados, o veículo tinha prefixo 04149, e segundo informações, ele também teria pertencido à Viação Gerema.
Este Torino LN com carroceria de alumínio foi encontrado na sede de Morada Nova. Marcas no exterior da carroceria revelaram que o veículo pertenceu a empresa Pinheiro, onde ostentou o prefixo 280.
O Busscar de 1994 e chassi Volkswagen foi encontrado logo depois, e foi identificado como Ex Transpessoa 13411.
Mais um Busscar encontrado na sede de Morada Nova, foi identificado logo. O Ex São Vicente 16218 exibia várias marcas de quando circulava em Fortaleza.
Este foi um dos ônibus que mais chamou a atenção dos busólogos, o ex Angelim 08097, que tinha marcas precisas de sua originalidade. Detalhes que fizeram muitos matarem sua saudade. Ao lado dele havia um Caio vitória, identificado como Ex Autoviária São Vicente de Paulo 01230.
Este Caio Vitória Ford foi identificado como Ex-Vitória 209.
Infelizmente, nem todos os ônibus puderam ter suas origens identificadas. Este Caio Amélia 1986 foi vistoriado completamente e nenhuma informação foi obtida.
Mais um Caio Vitória encontrado e que foi identificado por causa de um adesivo interno. Ex Expresso Timbira 03109.
O último Caio Vitória registrado, foi durante o regresso dos busólogos nas ruas de Morada Nova. Possui o chassi Mercedes-Benz OF-1314 e sua origem não foi identificada.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Amigos andei muito neste 16218 siqueira/ lagoa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Equipe Mob por mais uma matéria Excelente que me fez relembrar meu xodó 36681 matei a saudade

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال