Garimpando: Dragão do Mar 42715 de 1997

Através desta edição do quadro "Garimpando", o MOB Ceará vai mostrar a você leitor, o paradeiro de um dos ônibus que operou por muitos anos no Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza, finalizando suas operações na Auto Viação Dragão do Mar.

Este belíssimo ônibus atualmente está circulando por todo o Estado do Ceará em um importante projeto de incentivo à cultura, denominado "Biblioteca Volante", que possibilita o acesso à leitura do acervo bibliográfico da Biblioteca Pública Menezes Pimentel a crianças e adultos de diversas localidades,principalmente às regiões carentes e de difícil acesso.

O veículo é um equipamento pertencente à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e dispõe de central de ar-condicionado, um computador para pesquisa e consulta, balcão para leitura, equipamento para exibição e mostra de filmes e material didático dirigido para contação de histórias e rodas de leitura. A "Biblioteca Volante" ainda conta com a presença de uma bibliotecária, um motorista e um atendente braille.

Segundo a Secult, o projeto dispõe de diversas atividades, entre as quais destacam-se a oficina de origami, arte com balões, contação de histórias e pintura em rosto. Estas atividades trazem informações de acordo com as necessidades das comunidades atendidas, como também, dinamiza o uso do livro e propaga a leitura como uma atividade prazerosa, cientes da importância da prática social da leitura.

A Ancar Veículos Especiais, sediada atualmente no município de Caucaia-CE, é a empresa responsável pela transformação do ex-ônibus urbano em uma biblioteca ambulante. A empresa caprichou no tratamento do veículo, de modo a facilitar o acesso da população ao acervo literário.

Serviço:
Para agendamento de visitas: 3101.2548/2546/2547, às segundas-feiras de 8h às 17h.
E-mail: [email protected]


O ônibus possui carroceria Busscar Urbanus, equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1620 fabricados em 1997. Ele iniciou suas operações na extinta empresa Cialtra, onde ostentava o um prefixo ainda desconhecido pelo MOB Ceará.

Em 1998, com o encerramento da companhia, o veículo foi transferido para a Auto Viação São Judas Tadeu, onde recebeu o código 32 e continuou com o restante do prefixo anterior, porém em 2000, o mesmo foi renumerado para 32715, e em 2004, virou o 42715 da Dragão do Mar, e operou até o ano de 2006.

Após o encerramento das atividades, o ônibus foi doado ao Governo do Estado, com o propósito de levar a cultura para diversas regiões do Ceará.

Confira, através de uma imagem ilustração, as principais características do Ex-42715, enquanto operava na Auto Viação Dragão do Mar.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال