Comil Campione: As curiosidades de um campeão

Hoje, em mais uma super matéria, o MOB Ceará vai trazer um pouco da história de um modelo de carroceria que, a cada dia, conquista mais e mais os frotistas e busólogos de todo o Brasil: O Comil Campione.


Lançado em 1998 em substituição ao Galleggiante, o Campione foi produzido inicialmente em 4 versões: 3.25, 3.45, 3.65 e 3.85, que poderiam ser encarroçados sobre os chassis Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania ou Volvo.

Cada versão do modelo tem um significado: A altura total medida em metros. Enquanto a versão de menor número tem pouco mais de três metros de altura, a versão maior chega a quase quatro metros.



Em 2001, a Comil deixa de produzir a versão 3.85 e é lançada a versão 4.05 HD (High Deck).


Em 2005, o Campione sofre sua primeira reestilização, assim, o ônibus passa a se apresentar em apenas dois modelos distintos: As versões "L" e "X", com alturas 3.25, 3.45 ou 3.65. Mais à frente, demonstraremos alguns exemplos de como diferencia-los.

Versão "L":



Versão "X":



Em 2007, a Comil lança a família Campione Vision, também nas versões 3.25, 3.45, 3.65 e 4.05 HD.



Em 2010, a Comil inova ao apresentar um novo design do já vencedor Campione. Sob as versões 3.25, 3.45 e 3.65, o Campione apresentado ao mercado segue as tendências automotivas de qualidade e tecnologia. Suas linhas harmoniosas remetem à sensação de movimento.


Em 2011, sua fabricante inovou mais uma vez ao apresentar um novo conceito de transporte de passageiros de alto padrão através da chegada do seu primeiro veiculo Double Decker: O Campione DD.


O veiculo é sinônimo de design inteligente, lapidado através de traços curvilíneos e harmoniosos, reforçando ainda mais a identidade da marca Comil.



Também é apresentado na mesma ocasião o novo Low Driver (LD).


Como saber quem é quem?

Em relação aos Campiones, podemos ressaltar que suas nomenclaturas numéricas referem-se à altura total dos veículos, em milímetros. Por exemplo: 3.25 = 3.250mm, 3.45 = 3.450mm, 3.65 = 3.650mm, 4.05HD = 4.050mm e o DD tem altura total de 4.100mm.

A figura abaixo ilustra uma maneira fácil de distinguir os modelos Campione, que consiste em observar a altura do friso em relação à caixa de roda dianteira. No 3.25, o friso coincide com a altura da caixa de roda,  enquanto que nos demais modelos, para compensar, é adicionado um chapeamento sobre cada caixa. A partir deste ponto, podemos verificar a altura do 3.45 e do 3.65. No 4.05 HD, de tão grande a diferença, existem generosos porta-pacotes acima das rodas.


As principais diferenças entre os modelos "L" e "X" são os para-choques dianteiro e traseiro. No modelo "L" eles são lisos, enquanto no modelo "X" possuem 3 grandes vincos. Já no Vision, a diferença mais clara é na frente, com o uso de um para-brisa maior e um para-choques com outro desenho.

Outra característica que se pode usar para diferenciar o Campione "L" e "X" e o "Vision" é a plaqueta abaixo do para-brisa onde contém o nome "Comil", pois nos modelos "L" e "X", o nome sempre é prateado, enquanto que no "Vision" o nome Comil é preto.

Frentes da versão com motor dianteiro.

Frentes da versão com motor traseiro.

O modelo 4.05 HD "Vision" não possui a faixa prateada dos HDs modelo "L" e "X". Os para-choques seguem o mesmo formato dos demais modelos.

Frente dos modelos 4.05HD.

Na depressão do para-choque traseiro existe uma linha horizontal que é reta nos modelos L e côncava nos modelos Vision. Esta é mais uma pequena artimanha que ajuda a identificar os modelos e que é muito bem vinda pelos busólogos.


Para-choques traseiros.

O Campione no Ceará

Desde o seu lançamento, o Comil Campione fez sucesso em nosso estado, prova disso é que, no setor rodoviário, diversas empresas adquiriram o modelo, entre outras, estão na lista a Expresso Canindé, Expresso Serrano, Horizonte, Vale do Jaguaribe, São Benedito, Redenção, Uruburetama, Fretcar, Expresso Guanabara, Expresso Asa Branca, Litorânea, Rápido Limoeiro, Rápido Morada Nova, Redentora, Pinheiro, Expresso Timbira e Transceara, empresas estas que, ao longo dos anos, tiveram suas aquisições.


Atualmente no setor rodoviário intermunicipal cearense, apenas as empresas Fretcar e São Benedito contam com unidades do Campione em operação.


Já no setor de fretamento e turismo do Ceará, ainda é possível encontrar Campiones dos mais recentes até as suas primeiras unidades lançadas em 1998, rodando "firmes e fortes" e em ótimo estado de conservação.

Algumas empresas do setor que possuem Campiones: Araibu, Blue Tour, Crateús, Fretar, Gertaxi, Intertropical, Itamaraty Viagens, MP Tur, MS Turismo, Pernambucana, Redenção, Santa Terezinha, Transcetur, Uruburetama e Via Luxo.

Devido ao grande numero de empresas que possuem unidades do Campione em seus modelos lançados ao longo dos anos, listamos aqui apenas algumas mais conhecidas como exemplo.

Acompanhe algumas imagens a seguir:


Em 2013, o Campione completa 15 anos de existência. É notável que, ao longo desses anos, o modelo vem sendo atualizado e modernizado de acordo com as necessidades de seus usuários e frotistas.

A cada lançamento, a cada reestilização, percebemos as novidades com o sentimento de que a Comil vem acertando cada vez mais, sempre com um design limpo e arrojado e que prende a atenção toda vez que vemos este belo modelo.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Matéria já publicada faz um certo tempo, mas digna de elogios, muito bom mesmo o conteúdo. E interessante também saber um pouco a história da Comil, essa importante marca de ônibus.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال