Hoje o MOB Ceará revelará para você, busólogo de plantão, o paradeiro de mais um ícone do transporte coletivo de Fortaleza: O Sanremo de número 23 da São José de Ribamar.
Nimbus Harag |
Fabricado pela encarroçadora gaúcha Marcopolo desde 1978, o Sanremo é o resultado da aquisição da conterrânea Furcare Nimbus, que durante boa parte da década de 1970 fabricou um modelo denominado Haragano. Após a aquisição da Nimbus pela Marcopolo, o Haragano continuou a ser fabricado até a fábrica mudar sua denominação para Invel S/A em 1979.
Em Fortaleza, o Marcopolo Sanremo teve um relativo sucesso. Diversas empresas adquiriram o modelo, como a Salete, Autoviária Freitas e a São José de Ribamar. Esta última possuiu ao todo sete Sanremos com motorização traseira.
Um dos exemplares do belo Sanremo é o 23 da São José de Ribamar, que foi fabricado em 1979 sobre chassi Mercedes-Benz OH-1313 com entre-eixos alongado em 80 cm, passando de 5,17 m para 5,97 m de distância.
Ele operou em quase todas as linhas da empresa até 1990, quando foi desativado e vendido para o Hospital Antônio Prudente.
Acompanhe a seguir, as imagens captadas pelos busólogos do MOB e que demonstram como o ex 23 se encontra atualmente.
Segundo informações repassadas pelo atual proprietário desta bela máquina, ele está sendo reformado e deverá seguir transportando passageiros e permitindo que os busólogos tenham mais uma forma de lembrar da história do transporte em nossa capital, em uma época de excelentes lembranças.
Fonte: MOB Ceará
Muito boa essa matéria sobre este fantástico Sanremo.
ResponderExcluir