Como melhorar o transporte público na Capital?

O POVO conversou com especialistas e gestores para encontrar as possíveis soluções para o transporte coletivo em Fortaleza. Corredor exclusivo para ônibus é uma das possibilidades

Desde o último dia 6 de maio, O POVO mostra a rotina de quem precisa se deslocar dos terminais de Fortaleza até o Centro. Acompanhamos quatro linhas de ônibus no horário de pico da manhã: Mesejana/BR Nova/Centro Expresso (650), Siqueira/José Bastos (355); Parangaba/João Pessoa (390), e Bezerra de Menezes/Santos Dumont (086). Nelas, os passageiros reclamavam da demora e desconforto dos ônibus, da desorganização das filas e, principalmente, dos congestionamentos enfrentados até a chegada ao destino.

Após tantas reclamações, O POVO foi em busca de respostas para a seguinte pergunta: como melhorar o trânsito e o transporte público de Fortaleza? Para gestores e especialistas em transporte, é preciso investir mais no transporte coletivo. Os custos para a ampliação de avenidas seriam muito altos e inviáveis. Além disso, apostar no transporte individual é uma opção ecologicamente inviável e perversa para o futuro das cidades, pois aumenta a poluição do ar.

Corredores de ônibus
A criação de corredores exclusivos para ônibus possibilita a circulação mais rápida do transporte público. Ailton Brasiliense, presidente da Agência Nacional de Transportes Público, fez a seguinte comparação: a faixa normal de uma avenida permite a circulação de mil carros por hora. Como cada veículo transporta, em média, 1,2 pessoa, seriam 1.200 pessoas por hora passando pela faixa. Se for criado um corredor exclusivo para ônibus, no lado direito da via, a capacidade de transporte aumenta para 6 mil a 10 mil pessoas. “A opção pelo corredor é vantajosa. Disponibilizar faixas para transporte coletivo é o investimento no bom senso”, afirma.

O professor do departamento de Engenharia de Transportes da UFC, Mário Azevedo, concorda com a necessidade de investimentos em corredores, pois o ônibus transporta 80 vezes mais pessoas que o carro. Ele afirma que o transporte coletivo não pode ficar preso em congestionamentos e disputando espaço com os veículos individuais. Quanto mais o ônibus circulam, mais pessoas são transportadas.

Erro antigo
O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Fernando Bezerra, conta que Fortaleza iniciou a implantação de corredores de ônibus na década de 80, com o apoio da extinta Empresa Brasileira de Transporte Urbano (ABTU).

Eles ficavam na rua General Sampaio e nas avenidas Francisco Sá, Mosenhor Tabosa, Antônio Sales e João Pessoa. “Ao invés dos corredores serem ampliados, acabaram eliminados. Tínhamos quase 40 quilômetros de corredores e deveríamos ter ampliado para 200 quilômetros”. Hoje só resta o corredor da avenida João Pessoa.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O POVO acompanhou a rotina de quatro linhas que saem dos terminais de Fortaleza com destino ao Centro. Após ouvir as reclamações dos usuários, agora a pergunta é: o que fazer para melhorar o transporte público em Fortaleza?

COMO VAMOS ESTAR EM 2020?

O POVO fez a seguinte pergunta aos gestores do trânsito e transporte público municipal: Como você imagina a mobilidade urbana em Fortaleza em 2020?


“Em 2020, estaremos convergindo para a priorização do transporte público, sempre buscando ampliá-lo.Espero que a política de priorização do transporte público continue.”
Daniel Lustosa (Transfor)

“Como todo arquiteto, eu sou otimista, em função dos investimentos e do planejamento realizado. Esperamos que todos os administrados públicos continuem priorizando o transporte coletivo”.
Edilson Aragão (Metrofor)

“Se continuar com o aumento da frota de veículos individuais, sinceramente, não sei o que pode acontecer. Não temos mais condições de alargar as vias de Fortaleza, pois teria um custo muito alto. Não tenho perspectivas positivas para o trânsito no Brasil, sem investimentos em transporte de massa. Se isso não for feito, 2020 será um caos, mas eu sou otimista”.
Fernando Bezerra (AMC)

“Sou um otimista por natureza. Acredito que o transporte público
vai ser melhor em 2020. E a qualidade de vida das pessoas vai melhorar muito”.
Ademar Gondim (Etufor)
 
Fonte: Geimison Maia
Foto: Mauri Melo
Agradecimentos ao Jornal O Povo

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال