MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega Mercedes-Benz domina 84% do sistema urbano de Fortaleza A história mais recente da linha 200 Costa Verde vende Ideales e padroniza com G7 Volvo ganha representatividade em Fortaleza Recorde o carro 48 da Viação Paraipaba MOB Ceará realiza visita técnica na Cequip

Expediente - Institucional

A Equipe MOB Ceará é formada essencialmente por um crescente grupo de busólogos, que colaboram para uma constante evolução do conteúdo, seja com dúvidas, esclarecimentos ou divulgação de seus materiais.

Entretanto, para um melhor aproveitamento do conteúdo dos membros, a Equipe é formada por um grupo de administradores, que estão em constante atividade, na elaboração de matérias para os blogs, pesquisas de frota e históricas, contatos com empresas, e outras atividades benéficas à todo o grupo de busólogos.

A administração do MOB Ceará é formada pelos seguintes membros:

- Narcísio Santos
- Fabiano Dodt
- Nildo Barroso
- Ismael Bernardino
- Cândido Souza
- Peterson Pedrosa
- Vieira Santos

- Roger Gomes

O MOB Ceará é um grupo de pessoas que possuem algo em comum, a paixão por ônibus.

Fundado em 04 de Abril de 2011, o grupo foi iniciado por quatro busólogos, que decidiram criar uma comunidade na rede social Orkut, e dividiram tópicos para que fossem concentradas as discussões sobre o ônibus e o transporte cearense. Logo com a criação do grupo, veio a ideia de ter um blog, que reproduziria inicialmente as principais noticias veiculadas nas grandes mídias que envolvem o assunto.

Ao passar dos meses o grupo foi crescendo, e modernizando a forma de realizar a busologia, aproximando mais busólogos, empresas e colaboradores, chamando até a atenção das grandes mídias locais, que se interessaram em conhecer como funciona essa ''loucura'', termo que era agregado aos apaixonados por ônibus antes da divulgação.

A partir de 2012, o MOB Ceará iniciou a realização de seus primeiros eventos, pois antes disso os integrantes se reuniam apenas em terminais, nas ruas e uma pequena quantidade visitavam algumas garagens informalmente. A São José de Ribamar foi a primeira empresa a receber oficialmente uma quantidade maior de visitantes, que eram os principais fãs da mesma.

Dalí em diante, a organização chamou a atenção das demais empresas, e foram feitos diversos outros eventos de maior porte, onde os busólogos de Fortaleza podiam estar mais perto do seu objeto preferido bem como sentir a reciprocidade e o carinho das empresas de ônibus do Ceará.








A comunidade reúne mais de 5200 pessoas de diversos estados do Brasil, e de todas as classes econômicas. Além dos busólogos, participam do grupo: empresários, jornalistas, passageiros, motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos, advogados entre outros, muitos deles até participam dos eventos promovidos em parceria com as empresas. As próprias empresas enviam conteúdo para que o MOB seja informado das novidades do transporte, criando assim, uma total interação e integração entre as empresas e o grupo que inclusive é
pioneiro nesse formato de realizar a busologia.

Atualmente todas as empresas do transporte urbano, metropolitano e interestadual, com sede em Fortaleza e regiões adjacentes conhecem de perto a atuação do MOB Ceará. O grupo conquistou o respeito de seus leitores e seguidores através das mais variadas matérias, que relatam as novidades do transporte e as boas notícias as quais muitos dos usuários do transporte desconhecem, como o aumento de veículos em linhas, que nem sempre é divulgado pelos órgãos gestores. Hoje o site que trabalha com matérias próprias, produzidas pelos próprios busólogos, possui apenas 2% de noticias reproduzidas de grande relevância dos portais e jornais do Brasil.

O surgimento do grupo se deu pela necessidade de uma maior representatividade da classe dos busólogos no Ceará, pois inicialmente havia muito preconceito por parte das pessoas e até mesmo de motoristas, que achavam que a paixão pelo ônibus é loucura, ou que os admiradores eram alguma espécie de fiscalizadores, porém o tabu foi sendo quebrado aos poucos, e hoje em Fortaleza, poucos são os que desconhecem as atividades dos busólogos, que inclusive, são muito bem aceitos pela maioria dos profissionais da área.


Uma das estratégias de identificação do MOB Ceará foi a adoção de uma camisa, com cor chamativa. Os membros são orientados a ter algumas condutas pessoais principalmente estando vestido com a camisa, para facilitar o reconhecimento dos busólogos e manter uma boa imagem do grupo. A camisa não é vendida para todos os membros, pois há uma análise de comportamento para minimizar o mau uso.

Empresas de carrocerias e revendedoras de chassis também veem o MOB Ceará com bons olhos. O grupo já foi convidado a participar de diversas reuniões, palestras e festas noturnas, com as concessionárias das marcas Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Scania, tendo contato direto com todas elas que sempre se mostram disponíveis para dar as informações necessárias para a elaboração das matérias.

Um dos propósitos do MOB Ceará foi o de divulgar o hobby imparcialmente, tratando por igual todas as marcas e empresas, sendo hoje o principal canal de divulgação das aquisições das empresas de ônibus, algo que era um dos objetivos iniciais do grupo em 2011. O MOB também optou de trabalhar sem anúncios remunerados, para que a essência do hobby e a estrutura administrativa não fossem comprometidas. O grupo acredita que as matérias são automaticamente uma propaganda gratuita positiva das marcas e empresas. O formato das notícias também é totalmente regido pelos administradores do grupo, que procuram ter cautela em relação à exposição desnecessária de alguns acontecimentos no transporte, pois o propósito deste site é o de informar principalmente o que os busólogos e a população ainda não sabem.

O grupo também promove eventos relacionados a miniaturas de ônibus. São promovidas eventualmente exposições de réplicas em garagens de ônibus, ou em alguns ambientes públicos. O MOB pretende preservar a história do transporte de todas as formas, e com isso, as exposições dão um bom auxílio. Os locais de exposições são acordados e, dependendo do dia horário e público, os busólogos se organizam e levam as miniaturas até a empresa. Viajar em busca de relíquias e sucatas no interior do Ceará também faz parte das atividades do MOB.

Além desse site, e de blogues auxiliares cujo os links estão no lado esquerdo do layout, o MOB Ceará tem seu campo de discussão oficial, que é um grupo no Facebook, lá estão as principais informações do transporte, fotos e vídeos. Todos os membros são orientados a realizar o debate de acordo com as regras estabelecidas. Os membros são livres para se expressarem, desde que mantenham respeito às pessoas e empresas, realizando críticas construtivas sem o uso de palavras chulas. O grupo se preocupa com a qualidade, e para isso muitas vezes se faz necessário remover alguns membros que reincidam na quebra das normas.



Nossos princípios essenciais:

Missão 

Promover a difusão do hobby conhecido como busologia, aproximando pessoas que possuem paixão por ônibus ou interesse pelo assunto, recebendo e divulgando informações sobre o tema. 

Visão 

Ser reconhecido nacionalmente como referência entre os grupos de busologia, em organização, produção e divulgação de informações sobre o transporte coletivo, se tornando o canal sobre transporte mais valorizado.

Valores

Qualidade e excelência nas informações divulgadas. Tratamento justo e igualitário para todas as empresas e marcas. Valorização contínua de cada participante do grupo. Integridade, transparência, confiança e inovação.


https://www.facebook.com/groups/equipe.mobceara/

4 comentários:

Marcos ferreira disse...

Como faço para participar da equipe do mobceará? Eu adoro onibus...abc

Paulo Gurgel disse...

Olá, Busólogos do Ceará.
Parabéns pelo Movimento Organizado que fazem, divulgando este essencial meio de transporte que é o ônibus.
Ponho à disposição de vocês um artigo que publiquei há tempos em "Linha do Tempo" (um dos meus blogues) sobre a linha "Granja Paraíso".
Fiquem á vontade para republicá-lo, citando a fonte.
Adiante, farei uma nota para o "Entrementes" sobre a atuação de vocês.
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2012/08/a-linha-granja-paraiso.html#links

Rodrigo Araújo disse...

Como faço para adquirir uma miniatura:

Ezequiel Neto disse...

Por um acaso, navegando na Internet, me deparei com esse site bacana. Gostaria de participar. Sugiro que façam um cadastramento dos interessados para maior interação e integração. Um abraço

Tradutor