Viajando pelo Nordeste: De Juazeiro do Norte (CE) para Juazeiro (BA)

Em mais uma matéria do quadro “viajando pelo Nordeste”, o MOB Ceará apresenta as informações referentes a duas cidades que são referência no território que compõe o quadro.

A linha que apresenta uma quilometragem aproximada em 360 quilômetros, e dependendo da empresa a viagem pode ter uma duração estimada em até 06 horas.

Juazeiro do Norte está situada no Sul do Ceará, ocupando área de 248 km² com população de quase 300 mil habitantes. A cidade tem na figura do Padre Cícero Romão Batista um marco na construção da religiosidade, da cultura do seu povo e acontecimentos políticos do Cariri. Quando o sacerdote chegou em abril de 1872, cavalgando num jumento, era apenas um arraial com algumas poucas casas de tijolos e uma rústica capela. Recentemente, Juazeiro comemorou a passagem de 100 anos da sua emancipação política como a terceira cidade do Ceará após deixar de ser um mero povoado pertencente ao Crato. Tudo começou durante uma missa em março de 1889 quando Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis. Ao colocar a hóstia na boca da beata Maria de Araújo, esta se transformou em sangue. O fato se repetiu por diversas vezes durante cerca de dois anos, sendo logo atribuído pelos fiéis como um milagre.

O município de Juazeiro localiza-se no norte do Estado da Bahia, na microrregião homogênea do Baixo Médio São Francisco, possuindo uma extensão territorial de 6.390 km². Situada na margem direita do rio São Francisco — fator precípuo de sua existência — apresenta um contingente populacional de 197.965 habitantes. Encravada na região semiárida do Nordeste brasileiro, em pleno polígono das secas, Juazeiro encontra-se em posição privilegiada, num entroncamento rodoferroviário, fluvial e aéreo, distante 504 km da capital, Salvador. Apresenta clima tropical semiárido e vegetação predominantemente de caatinga, destacando-se o imponente juazeiro, que empresta nome à cidade.

A linha conta com a operação permitida de 03 empresas. Abaixo, o MOB Ceará narrará como funciona o procedimento de cada uma destas empresas.

A empresa que dispõe uma maior quantidade de horários é a Viação Pernambucana. Diariamente, são ofertados aos clientes 07 horários no sentido Juazeiro (CE) x Juazeiro (BA) e mais 07 partidas no sentido contrário.
Sentido Juazeiro do Norte x Juazeiro: 05h20, 07h45, 08h00, 11h00, 14h00, 14h30 e 21h30.
Sentido Juazeiro x Juazeiro do Norte : 06h10, 06h40, 07h40, 11h40, 12h40, 16h00 e 22h10.

A segunda opção, que também presta serviço diário é Real Maia. No site da empresa é possível realizar a compra e mostra apenas no sentido Ceará x Bahia. A empresa tem sua partida todos os dias às 06h40, chegando ao município baiano às 14h.

A terceira opção, que não presta serviço diário, mas está cadastrada para operar na linha é a Kandango Transportes e Turismo LTDA (Catedral). A empresa oferece aos seus usuários o serviço executivo e tem saídas as Terças, as Quintas e aos sábados, sempre ás 14h10, adentrando a cidade de Juazeiro (BA) por volta das 21h00. No sentido contrário (Bahia x Ceará), a Catedral tem partidas aos Domingos no horário das 15h00.

Redação: Nemezio Neto
Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Só uma pequena correção na matéria: essa foto que está como sendo de Juazeiro/BA, na realidade é Aracajú/SE.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال