Aprenda o por quê dos ônibus rodarem em linhas diferentes (Leia até o fim)

Sempre houve uma discussão nas redes sociais do MOB Ceará sobre o motivo de alguns ônibus, que possuem suas linhas fixas, estarem rodando em outras rotas de vez em quando.



Os motivos podem ser vários, mas o principal é o aproveitamento de tabelas que operam apenas nas horas de pico e recolhem para a garagem, levando consigo um ônibus que necessite de fazer algum serviço de manutenção. Veja um exemplo de Fortaleza:

No mês de Junho, os veículos do sistema urbano de Fortaleza que possuem mais de 6 anos de idade cujo prefixo termina em 5 ou 6, são programados para realizar a vistoria da ETUFOR. A vistoria  exige que o carro esteja dentro dos padrões estabelecidos de segurança e limpeza, como o bom funcionamento das portas, parte elétrica entre outros.

A empresa precisa fazer a devida checagem desses e outros itens, e para realizá-los, o veículo deve estar na garagem. Para não ser necessário parar o ônibus para fazer todos os procedimentos, caso ele pertença a um horário que rode o dia todo, a empresa o escala em horários da mesma linha, ou de outras linhas em que a jornada encerre entre 8hs e 11hs da manhã para que, ao chegar na garagem, o carro receba os devidos reparos.


Com isso, o ônibus que é efetivo em uma tabela que rode apenas em horário de pico, vai para o lugar do ônibus que precisa fazer serviço de manutenção, e assim se fazem as trocas.

Pela manhã ou tarde geralmente também ocorrem essas trocas com outras situações. Por exemplo: se um ônibus está programado a sair em determinada linha, mas dá algum problema na hora da partida, imediatamente a empresa escala outro veículo que pode ter sua mesma classe operacional ou não, para não atrasar ou perder a saída. Com isso, os veículos podem sair em linhas ou tabelas alternadas, para que o passageiro não fique sem seu coletivo e a empresa não fique no prejuízo.


A linha 016-Cuca Barra/ Papicu conta com 7 ônibus e só opera em horários de pico. A empresa Vega escala os seguintes veículos: 35836, 35838, 35839, 35602, 35603, 35604 e 35605. Entretanto, esses ônibus dificilmente operam na linha, principalmente no turno da tarde, pois os horários são aproveitados para escalar carros que tenham algum serviço para fazer, podendo ocorrer também dos ônibus serem remanejados para outras linhas enquanto estão na garagem. Ontem 29/06, a linha estava operando a tarde com o seguintes carros: 35836, 35603, 35604, 35154, 35711, 35016 e 35531, ou seja, com 4 ônibus diferentes do que estava previsto em escala.

A Equipe MOB Ceará espera ter esclarecido as dúvidas dos busólogos cearenses, bem como a de seguidores de outros estados, que podem adaptar esse contexto no sistema de sua região.

Hoje, as 16:45hs, o MOB Ceará terá uma pequena participação na rádio FM 95,5 e AM 1010 (O Povo /CBN), falando sobre busologia. Não perca!

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال