A Dúvida do Leitor: Sistema de Admissão

A Equipe MOB Ceará apresenta hoje uma nova série de matérias que visa se aproximar ainda mais de você, caro leitor. Esta série busca elucidar as mais diversas dúvidas sobre questões técnicas, mecânicas e tudo mais que envolve o tema ônibus.

A primeira edição pretende esclarecer o questionamento do leitor Israel César, que enviou a seguinte pergunta: "O que significa e para que serve aquelas aberturas que ficam perto do motorista do lado de fora dos ônibus?"


Prezado Israel, para explicar sua dúvida, cabe esclarecer o principio de funcionamento de um motor de ciclo Diesel:

Assim como os outros motores de combustão interna, o início do funcionamento de um motor Diesel é dado por uma "explosão" na câmara de combustão, causada pelo aquecimento da mistura ar/combustível.

Para que haja uma correta admissão de ar dentro da câmara, existem alguns tubos que realizam a admissão do ar atmosférico - purificando, resfriando e pressurizando - para que o motor obtenha um melhor desempenho. As três etapas citadas acima são realizadas, respectivamente, pelos seguintes equipamentos:

Filtro de Ar: Elemento que impede a entrada de material particulado ou impurezas (como a poeira) para a câmara de combustão, que pode causar danos ao motor.
 
http://www.centroautomotivorms.com.br/pagina/para-que-serve-o-filtro-de-ar
Imagem: Centro Automotivo RMS



Intercooler: Equipamento que resfria o ar admitido, causando uma redução de seu tamanho e aumento consequente de sua densidade, permitindo assim, a admissão de mais ar e combustível, o que resulta em mais potência. Estima-se que o ganho de potência esteja na casa dos 10%, apenas com o uso do intercooler.


Turbocompressor: É um compressor de gás que, acionado pelos gases do escapamento, atua no aumento da densidade do ar admitido, através da sua indução forçada. Com mais ar admitido, aumenta o poder da explosão e, consequentemente, mais potência.


A imagem a seguir resume as etapas de admissão de ar com os seus respectivos equipamentos:


Quanto à posição do filtro, ela varia de acordo com a marca e modelo de chassi, mas geralmente pode ficar logo abaixo da janela do motorista, ou na frente, logo abaixo do para-brisa.


Existem casos em que a entrada de ar não fica em nenhuma das posições citadas, mas sim no topo do veículo. Geralmente adotado entre os ônibus do Rio de Janeiro, esta entrada de ar é um prolongamento realizado pela encarroçadora, que utiliza tubos para fazer a comunicação entre o filtro na posição original e a entrada de ar no teto.


Para facilitar ainda mais a compreensão do sistema de admissão de um motor ciclo Diesel, o MOB Ceará recomenda a visualização do vídeo a seguir:



Faça como o leitor Israel, envie seu questionamento para o MOB Ceará sobre qualquer assunto relacionado ao ônibus, pois ela poderá virar mais uma matéria deste quadro. As dúvidas deverão ser enviadas para o email [email protected], para que possam ser avaliadas.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال