Pássaro Marron: Várias empresas dentro de uma grande companhia (1ª parte)

A Empresa de Ônibus Pássaro Marron é uma das mais antigas e tradicionais empresas de transporte de passageiros do país, completando neste ano 82 anos de existência.

A empresa atua na Região Metropolitana de São Paulo, em todo o Vale do Paraíba e algumas cidades do Sul de Minas. Ela tem sua sede histórica em Guaratinguetá/SP (Vale do Paraíba), onde existe um mini-museu com alguns ônibus antigos preservados; e tem a sede administrativa em Guarulhos/SP, cidade vizinha à capital.

Devido à grande área de atuação, a empresa possui vários setores operacionais, sendo suas linhas geridas por três órgãos distintos: 1- EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos); 2- ARTESP (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e 3 – ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Em função dessas divisões operacionais, a Pássaro Marron opera com duas pinturas e quatro códigos numéricos diferentes.

Na matéria de hoje o MOB Ceará vai focar na operação “ARTESP/ANTT" da empresa, que operam com a mesma frota, pintura e código numérico.

As linhas sob concessão da “ARTESP/ANTT” ligam a capital São Paulo às cidades do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. A frota das linhas “ARTESP/ANTT” é composta basicamente de Marcopolo Viaggio G7 e Busscar Vissta Buss.

Uma curiosidade: a ARTESP tem uma exigência de que as empresas tenham algum detalhe na pintura que diferencie a frota das linhas regulares (identificada com um adesivo “R” vermelho no para brisa – foto carro 5031) da frota que realiza fretamento (identificada com um adesivo “F” amarelo – foto carro 5017). 

Pode-se notar que o Vissta Buss 5017, identificado como fretamento, tem o para choque na cor prata bem como parte da “saia” entre os eixos, diferente do 5031 , todo vermelho. Confira:

Em comemoração aos 80 anos da empresa completados em 2015, e seguindo o movimento das pinturas “retrô” em várias empresas, foi aplicada uma plotagem com a pintura da década de 1960 num modelo Paradiso G7, que fez grande sucesso.

Encerrando essa primeira parte da matéria sobre a Pássaro Marron, vale conferir uma evolução simplificada da pintura da empresa ao longo do tempo.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Marinaldo Júnior (RJ)

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Na verdade, as linhas para o sul de Minas, são geridas pela ANTT, por se tratarem de linhas interestaduais!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITISSIMO DESSA MATÉRIA, SOBRE O TRANSPORTE PAULISTA ENVOLVENDO A PASSARO MARRON, EMPRESA QUE CONHEÇO DESDE 71, E QUE OUVI FALAR SOBRE EM 60, POR UMA GRANDE EMPRESA, QUE OPERA EM VARIAS REGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  3. MUITO INTERESSANTE O SISTEMA METROPOLITANO PAULISTA, GERIDA PELA EMTU TEM UMA GRANDE ABRANGENÇIA NO ESTADO DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o endereço do museu em Guaratinguetá e se é aberto a visitação.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال