Matando a saudade: Rio Jaguaribe 520 e 540

No especial ''Matando a saudade'' de hoje, o MOB vai trazer uma recordação do segmento rodoviário, que marcou o pioneirismo da saudosa empresa Rio Jaguaribe no transporte cearense.

Afim de reduzir seus custos e adequar a demanda a uma classe operacional diferente do habitual, a Rio Jaguaribe inovou no setor intermunicipal ao trazer os dois primeiros ''micrões'', no ano de 1997.



Os carros apesar de serem curtos, transportavam 28 passageiros e eram equipados com ar-condicionado e sanitário. Eles foram encarroçados sobre o chassi Volkswagen 16-180 CO, que era usado em carrocerias maiores de 12 metros. Como a Volkswagen não possuía nenhum chassi leve para ônibus, embora tivesse criado nos anos 80, um protótipo denominado de 11-130 CO, que não vingou,  a empresa customizou o seu pedido,  e o chassi veio em um comprimento menor.



Com isso, a Comil entregou o pedido do Versátile encurtado, fazendo com que eles se tornassem os primeiros micrões do estado. Os carros ganharam os prefixos 520 e 540 e realizavam viagens partindo de Fortaleza à Palhano e Limoeiro do Norte, utilizando a rodovia BR-116.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. eles faziam as linhas de Palhano (via Pedra) e a linha 79- Russas... só se fossem a Limoeiro em último caso, mesmo pq os Campione salmão chegaram na mesma época e eram os titulares da linha...

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano tanto os Campiones quando esses versatiles operaram no serviço seletivo em Limoeiro do Norte.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال