Terra Luz: 12 anos brilhando no transporte cearense

Foi no dia 21 de Dezembro de 2003 que apareceu aos olhos dos busólogos e passageiros do transporte de Fortaleza, uma nova empresa, que ganhou o nome Terra Luz.

A empresa do senhor Carlos Feitosa de Albuquerque Lima, que também é apaixonado por ônibus, surgiu através de uma cisão com a Rota Expressa, onde naquele primeiro momento ela ficou com 61 carros dos 71 que a Rota Expressa possuía, o que representou 86% da frota total.

A Terra Luz se destacou ao longo desses 12 anos com diversas atividades, que marcaram o a história dela na cidade de Fortaleza. Em 2004, a empresa foi pioneira no sistema urbano de Fortaleza a experimentar o chassi Mercedes-Benz OF-1722M, através dos seus carros de prefixos 41466 e 41467. Os ônibus foram inaugurados na linha 052-Grande Circular 2, e depois foram remanejados para a linha 068-Messejana/Papicu no ano de 2005, quando a empresa adquiriu um total de 10 Volkswagen junto com a Rota Expressa, que ainda dividia a garagem com a Terra Luz.

No ano de 2006, a empresa juntamente das empresas Rota Expressa e Vega,  experimentou o combustível Biodiesel da Petrobrás, e todos os 67 veículos que compunham a frota naquela época foram contemplados. Naquele mesmo ano a empresa desativou da frota os dois únicos ônibus do sistema a possuir o chassi Scania F94HB, que possuíam os prefixos 41001 e 41002 e rodavam na linha 600-Messejana/Frei Cirilo/Expresso.

Em 2009 a Terra Luz tomou seu rumo sozinha, sem ligação com a Rota Expressa, e alugou a antiga garagem da Viação Bons Amigos, local onde até o momento a empresa ainda está instalada. Com a divisão de 2009, as duas empresas ficaram com 50% de tudo, e hoje lamentavelmente apenas a Terra Luz sobreviveu aos maus momentos econômicos que o país enfrenta.

Neste ano de 2015 a empresa adquiriu 7 carros novos, todos equipados com ar-condicionado e suspensão pneumática. Os ônibus com carroceria alongada são os únicos com o modelo Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF-1724L do sistema urbano de Fortaleza. Um detalhe é que um dos ônibus foi adquirido da concessionária Ceará Diesel, que mantinha um carro em regime de pronta entrega, porém, até o momento o ônibus ainda se encontra na concessionária, aguardando finalizar os trâmites de transferência, e deva operar pela Terra Luz apenas no ano que vem. A empresa mantém atualmente uma frota de 59 veículos, sendo 80% equipada com elevador para cadeirantes, 10,1% climatizada e 100% Caio, com idade média de 4,0 anos.

O MOB Ceará parabeniza a todos os funcionários da Terra Luz Transportes S/A pelos 12 anos de história, e deseja que a empresa continue firme e forte na caminhada em busca da perfeição no atendimento ao usuário do transporte coletivo.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. so de ser 100% Caio ja merece meu respeito e admiração!

    ResponderExcluir
  2. Caio é Caio.
    Foi graças a ela que vim gostar de ônibus, na década de 90 Natal era só o que tinha.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال