O Primeiro dia da grande permuta de linhas de 2015

A noticia exclusiva do MOB sobre a grande permuta entre as 12 empresas de ônibus de Fortaleza, se confirmou ontem nas ruas de Fortaleza.

Todas as empresas tiveram pequenas ou grandes alterações em sua relação de linhas operantes, e muitas delas iniciaram as operações em linhas que poucos imaginavam, como foi o caso da Via Urbana, que pegou linhas como: 610-Cidade dos Funcionários, 611-Estrada da Cofeco, 625-Parque Manibura/Borges de Melo, 075-Campus do Pici/Unifor e 820-Conj. Alvorada/Papicu. A empresa deixou de operar em linhas como a 901-Av. Dom Luiz e 903-Varjota que agora são de responsabilidade da Viação Fortaleza.


A Vega iniciou suas operações em linhas como: 028-Antônio Bezerra/Papicu, 071-Antônio Bezerra/Mucuripe, 079-Antônio Bezerra/Náutico, 120-Vila do Mar/Náutico, 629-Conjunto Palmeiras Perimetral, 635-Conj. Tamandaré e deixou de operar linhas tradicionais como a 115, 070, 122 e 212, que foram repassadas para as empresas Aliança e Santa Maria. 

A  Dragão do Mar foi uma das empresas que receberam tabelas na linha  030-Siqueira/Papicu via 13 de Maio, além de ser a nova operadora das linhas 603-Jardim União/Centro, 633-Passaré/Centro, ganhando mais tabelas em linhas como a 092-Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema, deixando de operar na linha 315-Messejana/Parangaba, 082-Antônio Bezerra/Messejana via Perimetral.

Muitos usuários estranharam a mudança devido terem acostumado com os motoristas e cobradores nas diversas linhas do sistema, já a opinião dos motoristas  bastante variada. Há quem tenha gostado de trabalhar em linhas mais próximas de casa, já há quem não tenha gostado devido ter muito tempo operando em determinadas linhas, e hoje terão uma nova rotina.


Algumas linhas receberam pela primeira vez alguns ônibus com ar-condicionado, como a 901-Dom Luiz, que inclusive recebeu alguns carros de duas portas devido o fluxo da linha ser do estilo ''pinga-pinga'' ou seja, enquanto alguns passageiros estão subindo, outros estão descendo tendo uma menor concentração no terminal, 903-Varjota, 660-Conj. Palmeiras/Centro, 901-Dom Luiz, 071-Antônio Bezerra/Mucuripe mas em compensação algumas linhas deixaram de ter momentaneamente a frota com os ''geladinhos'', até que a renovação 2016 inicie.

Fonte: MOB Ceará

12 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Pode até parecer uma sugestão "sem sentido", mas devido a falta de segurança, muitos usuários ficam expostos em paradas enquanto vários veículos passam cedinho vindo das garagens em direção aos terminais, podendo ai tirar o passageiro da exposição aos marginais, e também acabando com a kilometragem "morta" das empresas .

    ResponderExcluir
  2. como sempre somente o grupo barata eh beneficiado com linhas de alto fluxo, para as pequenas empresas pedirem arrego.

    ResponderExcluir
  3. Algumas mudanças, não fazem o menor sentido. Como no caso da Dragão do Mar que antes fazia a linha 406, agora operada pela a Maraponga. Estranhamente agora faz a linha 456. Já que sua garagem fica no passaré, enquanto o fim da linha da referida linha, se localiza no bairro Cidade Nova. Creio que o fator aí foi uma simples troca, e não proximidade de garagem, como deveria ser.

    ResponderExcluir
  4. E verdade a maraponga a garagem bem próximo do planalto aynto Senna

    ResponderExcluir
  5. É só impressão minha ou so as empresas do grupo Guanabara se favoreceram disso??

    ResponderExcluir
  6. A maraponga uma das únicas linhas que ela operava em terminais era a 029-parangaba/ naútico

    ResponderExcluir
  7. Paulo Vitor assim também percebie isso pois ela entregou a 073-siqueira / praia de iracema pra ganhar mais

    ResponderExcluir
  8. Também concordo que foi uma troca e não por causa da quilômetragem morta pois a garagem da viação fortaleza fica na BR-116 sair de lá pra ir ao terminal da parangaba (usando a quilometragem morta) e só de lá começar a linha meio sem lógica

    ResponderExcluir
  9. Também concordo que foi uma troca e não por causa da quilômetragem morta pois a garagem da viação fortaleza fica na BR-116 sair de lá pra ir ao terminal da parangaba (usando a quilometragem morta) e só de lá começar a linha meio sem lógica

    ResponderExcluir
  10. A maraponga uma das únicas linhas que ela operava em terminais era a 029-parangaba/ naútico

    ResponderExcluir
  11. A Santa Cecília assumiu a linha 097.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a fortaleza assumiu várias linhas no terminal da Parangaba que fica muito longe de sua garagem só com ônibus velhos, por exemplo a linha 029 tinha até ônibus com ar condicionado e agora não vtem mais!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال