MOB promove passeio em relíquia da Viação Penha


Busólogo é aquele que sente paixão por ônibus, seja ele novo ou velho, seja por fotos, vídeos ou desenhos. Conhecer novos modelos e as novas tecnologias, aprender mais sobre a estrutura mecânica dos motores antigos, fotografar, isso tudo envolve a busologia para os mais novos, mas não há nada melhor do que reviver o passado estando a bordo de uma joia rara com 23 anos de operações.


A Viação Penha de Maranguape cedeu gentilmente uma de suas preciosas relíquias para que os busólogos do MOB Ceará pudessem relembrar o funcionamento do motor Mercedes-Benz OF-1318 montado sob a carroceria Caio Vitória, a mais popular de todos os tempos, para que muitos dos entusiastas conhecerem de perto o barulho e os mais antigos de vivessem os velhos tempos, de quando tinham centenas de unidades nas frotas. 


O ponto inicial se deu dentro da garagem da empresa, onde o ônibus saiu em sentido ao distrito de Tabatinga, no município de Maranguape. Ao chegar no local, o ônibus entrou em uma rua estreita e completamente sem estrutura, via que uma das linhas da empresa trafega três vezes ao dia.



Um dos objetivos do passeio foi, além de reviver os bons tempos dos chassis antigos da Mercedes-Benz, o de entender o motivo pelo qual a Viação Penha ainda mantém veículos antigos em suas linhas municipais. As ruas onde linhas como Lages e Tito trafegam, são baseadas em areia, buracos, vias curtas e perigosas, que quando está em época de fortes chuvas, é comum os ônibus atolarem, saindo apenas com o auxilio de reboques ou tratores. Muita das vezes até o lendário reboque da empresa chega a atolar, situação complicada para quem mora pela região.



Porém no dia do passeio, as terras estavam mais secas, e os busólogos sentiram a emoção de estar no carro 002 e observando o comportamento do motor diante das ladeiras da estrada.



Ao chegar no ponto final da viagem, no local chamado Saco Verde, um belo cenário ao redor das serras da região, que serviram de fundo para a foto oficial. Em seguida, o ônibus tomou o caminho de volta. 


Ao chegar na garagem, os diretores da empresa convidaram os busólogos para um bate-papo no auditório, conhecendo toda a estrutura da empresa e algumas salas onde a mesma apresentou um pouco da historia dos mais de 50 anos de atuação da Viação Penha. Confira um vídeo de como foi o passeio no Caio Vitória da empresa:


O MOB Ceará agradece a gentileza da Viação Penha bem como a atenção recebida pelos seus gestores, e espera que hajam mais oportunidades de relacionamento entre os apaixonados por ônibus e as empresas de ônibus do Ceará.


Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Só vocês para fazer tão bonito e diferente. Parabéns! Adorei o vídeo, edição show de bola. E as fotos, ficaram ótimas. O guerreiro Vitória está informa.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, apesar de o ônibus e a comunidade sofrerem com a época de chuvas,esta paisagem se Deus quiser esta com os dias contados para ficar cada vez mais bonita. Parabéns ao MOB Ceará.

    ResponderExcluir
  3. Arrasou estao de parabéns, amei o video.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال