O primeiro Ciferal Padron Cidade da São Francisco

Caro leitor, nesta edição especial, a Equipe MOB Ceará apresenta a história do primeiro Ciferal Padron Cidade I da São Francisco Transporte e Turismo, empresa extinta desde 2012.


Em 1998, a São Francisco (SAFITUR) voltava a adquirir veículos novos, após um jejum de aproximadamente 5 anos. A empresa escolheu a carroceria Ciferal e modelo Padron Cidade I, que havia sido lançado no final de 1997.
O carro 0km veio equipado com o chassi Mercedes-Benz OF-1721 com bancada comum e possuía o prefixo 25300. 



Este novo ônibus, antes de iniciar suas operações na linha 355-Siqueira/José Bastos, viajou para a cidade de Canindé para receber as bênçãos do padre, em um costume que o proprietário Francisco Augusto Cruz Uchôa sempre preservou.

No ano de 2000, a São Francisco o renumerou para 25809, mas o carro que, inclusive, possuía lâmpadas de piscas na traseira, continuava exibindo seu ótimo estado de conservação e beleza, sendo o único veículo do modelo a possuir vários enfeites que acabaram por o eleger, em um noticiário, o ônibus mais bonito da cidade de Fortaleza. Acredita-se que o 25809 tenha possuído também calotas cromadas. 


Em 2001, a CTC-Companhia de Transporte Coletivo arrendou algumas de suas linhas após a saída da Transpenha, e a SAFITUR recebeu uma vaga na linha 052-Grande Circular 2, onde foi escalado o único Padron Cidade I da frota naquele momento.  O carro operou na linha até a entrada da Botucatu, a empresa que ganhou as linhas da estatal.

O ônibus operou por 7 meses, sendo que, após esse período, ele voltou para a linha 355, para a mesma tabela que ocupava. Após a saída dele da 052, a empresa escalou um carro reserva para ocupar sua vaga.

Substituiu o carro 809 na linha 355
Com as renovações e mudanças das permissões da empresa, o carro passou a operar em outras linhas, como a 300-Siqueira/Centro e 338-Canindezinho, onde finalizou suas operações em 2009, quando foi retirado de circulação.


Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال