Conheça o projeto Ônibus Sensorial

Há alguns dias, a população se surpreendeu com um logotipo afixado na traseira de um dos ônibus da frota da Viação Siará Grande, no qual traz a inscrição "Ônibus Sensorial". Haviam muitas perguntas sobre o assunto e o MOB Ceará buscou saber mais sobre o projeto desenvolvido pela empresa para mostrar a você leitor, através desta matéria.


Ônibus Sensorial é uma iniciativa que busca estreitar as relações entre operadores e usuários do transporte coletivo, que utiliza como ferramenta principal a empatia, ou seja, a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar de outra.

O projeto teve início há mais de 10 anos com este mesmo propósito e vem sendo realizado periodicamente pela empresa. Segundo a Viação Siará Grande, esta já é a terceira vez que o Ônibus Sensorial é executado no ano de 2015, e existe a expectativa que mais edições sejam realizadas.

Na prática, o programa consiste em reunir vários colaboradores da empresa para realizar uma simulação nas ruas da cidade, de várias situações ocorridas no dia a dia, de forma a colocar os profissionais na condição de usuário, sendo vários deles com condições especiais, como os idosos, gestantes, pessoas com criança de colo ou deficientes físicos.

As situações simuladas no Ônibus Sensorial são baseadas nas ocorrências registradas pelo Alô Sindiônibus, que descrevem as anormalidades das viagens dos ônibus da capital, como a queima de parada, excesso de velocidade e outras práticas irregulares.


O MOB Ceará foi convidado a participar de uma das experiências do Ônibus Sensorial e esteve presente na garagem da Viação Siará Grande na manhã do último sábado, 13. Nas dependências da empresa, o veículo 14504 estava sendo preparado para a dinâmica, ganhando o vistoso adesivo na traseira.


A seguir, os colaboradores foram convidados ao interior do veículo, para receber as primeiras orientações dos organizadores do projeto.

Uma cadeira de rodas foi colocada no ônibus e foram distribuídas algumas vendas e muletas para que os profissionais pudessem sentir um pouco das limitações dos usuários com condições especiais.


O projeto foi colocado em prática em toda a extensão da Avenida Godofredo Maciel, que foi estrategicamente escolhida por causa de sua excelente fluidez no trânsito. O ônibus parava em todas as paradas com o propósito de simular as mais variadas condições de embarque e desembarque de passageiros.


Abaixo, confira algumas imagens das mais diferentes situações:


Após simulados as situações propostas, o ônibus já se encontrava próximo ao Distrito Industrial, em Maracanaú, e foi conduzido para a Avenida de Contorno para que todos os envolvidos no projeto pudessem trocar as suas informações e percepções, com a finalidade de melhorar os pontos negativos eventualmente encontrados.


No local, foram distribuídos várias fichas com ocorrências oriundas do Alô Sindiônibus, para serem discutidos algumas experiências vividas pelos colaboradores em seu cotidiano, além de comparar com as situações vistas na dinâmica antes realizada.


Com novas vivências na bagagem, os colaboradores retornaram para a garagem, comentando sobre os resultados obtidos e sobre as expectativas com a aplicação dos aprendizados no dia a dia.

O Ônibus Sensorial é um projeto que busca solucionar alguns problemas que podem causar mais estresses no cotidiano dos profissionais que atuam na operação dos ônibus urbanos da Viação Siará Grande.

Através de um maior cuidado com a condução dos usuários, a empresa pretende, também, melhorar a condição psicológica do colaborador, permitindo um clima mais acolhedor entre ambas as partes.


O MOB Ceará agradece e parabeniza a toda equipe da Siará Grande, em especial a Sra. Mônica Campos e ao Sr. Gilberto Galdino, pela oportunidade de vivenciar esta experiência, que ressalta o real valor que os colaboradores e passageiros tem para a empresa.



Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Excelente inicitiva, precisava ser multiplicada para outras cidades, outros estados!

    ResponderExcluir
  2. Parabens a todos os envolvidos nessa brilhante iniciativa, servindo de exemplo não somente para o setor em si, mais que saibamos respeitar e colaborar para que a vida e convivência se torne mais harmoniosa.

    ResponderExcluir
  3. Brilhante iniciativa que deveria ser imitada por todas as outras empresas de Fortaleza.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال