Os últimos Volvos na frota da Gontijo

Pertencente a um grupo empresarial muito forte no Brasil, a Gontijo foi fundada em 1943, quando o empresário mineiro Abílio Gontijo possuía apenas 19 anos de idade.

A Gontijo foi crescendo ano a ano, adquirindo diversas empresas ao longo de sua história, empresas como a São Geraldo, que realizava as operações das linhas que entram em território cearense tais como; Fortaleza x Belo Horizonte, Fortaleza x São Paulo ( via Picos-PI) e Fortaleza x Floriano-PI.

A última aquisição de veículos O Km da Volvo na frota da Gontijo, ocorreu no ano de 1997, quando a empresa adquiriu 12 Busscar Jum Buss 360 com chassi Volvo B12B, dentre eles, um veio com o equipamento de Ar-condicionado, na qual recebeu o prefixo 5800 e foi vendido há pouco mais de dois anos.
Os últimos Volvos 0 Km da empresa Gontijo, que é de uma das empresas do setor interestadual mais admiradas pelos busólogos de Fortaleza, receberam os prefixos 5800 ao 5855, sendo que os prefixos saltam de 5 em 5, costume adotado pela empresa.


Após essa aquisição, a Gontijo recebeu outros 4 veículos semi novos oriundos da extinta empresa Mercosul, que possuíam as mesmas configurações dos 12 Jum Buss 360 de 1997. Além disso, a empresa chegou a receber dois ônibus usados com chassi Volvo B12R , que possuiam o modelo Marcopolo Paradiso G6 1200, mas os carros não passaram muito tempo na frota e já foram vendidos.  Os dois veículos operavam nas linhas Belo Horizonte x São Paulo e Belo Horizonte x Cuiabá. Em âmbito geral, estes Paradisos foram os últimos Volvo a entrar na frota da Gontijo. Confira algumas imagens deles:



Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Como ela adquiriu ônibus semi-novos da Mercosul se ela era a dona da empresa juntamente com outros sócios? Se informem mais hein.

    ResponderExcluir
  2. Em 1997 a Gontijo criou a empresa Mercosul, na qual comprou os Volvos 58XX B12B, nessa foto tem mais detalhes: http://onibusbrasil.com/foto/118551/

    ResponderExcluir
  3. Por observação, a empresa GONTIJO realizou sua primeira aquisição no Ceará, foi por modo NÃO considerado "normal"; por uma empresa de renome local/regional. Pois, como já citado, lembro de quando vi o primeiro veículo no Ceará, era de uma empresa denominada São Francisco, com linhas intermunicipais, entre Crateús (sede), para a cidade de Independência e outra localidade de nome Algodões; algo como, 3 ou 4 linhas nesse circuito da sede - utilizava veículo Marcopolo curto, pois à época eram estradas de rodagens, e NÃO rodovia (não pavimentadas). Depois, chega a Fortaleza, com a aquisição da Emp V. Bonfinense, que tinha de Expresso Vale do Jaguaribe, a linha Fortaleza para Floriano, Piauí, via Icó, Iguatu e Campos Sales, Ceará, para chegar à Picos. Depois, a outra aquisição da Viação Varzealegrense, com linhas intermunicpais no Cariri cearense, até Parambu, Iguatu, Orós e a principal, de Crato para São Paulo. Circulou uma época com essas linhas intermunicipais até serem repassadas para uma empresa denominada de Rápido Sertanejo, que tinha sede em Juazeiro (CNPJ 0001)e até linhas em Petrolina. Essas linhas intermunicipais só depois foi para a Viação Pernambucana, do Crato, que dividiu-se para formar a Transceará. A linha de Belo Horizonte, veio da São Geraldo, que veio repassada da Ipu-Brasília, quando a linha para Brasília deixou de circular por Minas Gerais após a abeetura da rodovia quando construíram a ponte no Rio São Franciso, na cidade de Ibotirama.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال