7 anos sem os bons serviços das Viação Bons Amigos e São Vicente

A edição de hoje do blog MOB Ceará tem um objetivo especial, pois visa relembrar um pouco da trajetória das empresas Viação Bons Amigos (05) e São Vicente (16). Pode até não parecer, mas já se passaram 7 anos que as mesmas deixaram de operar no Sistema Integrado de Transporte da capital cearense, SIT-For.

Foi no dia 30/11/2007 que os busólogos e funcionários da empresa sentiram uma grande tristeza ao saber que, naquele dia, seria a última oportunidade de andar ou trabalhar em um ônibus pertencente as duas razões sociais, e que se resumiam a uma só empresa.

A empresa iniciou suas atividades com a razão social de Viação São Vicente Ltda, mudando, em 1964, para Viação Bons Amigos Ltda.

Pintura da Bons Amigos na década de 1960

Neste período, a empresa era comandada, entre outros sócios, pelo fundador da saudosa Autoviária São Vicente de Paulo, o senhor Carlos Albuquerque de Lima, que, junto com a família Feitosa, colaborou para consolidar a empresa como uma das mais tradicionais da capital cearense.

Em 2000, a Viação Bons Amigos foi uma das 5 primeiras empresas a adquirir novos ônibus com a então nova padronização do sistema urbano de Fortaleza, pintura esta que durou por 14 anos. A empresa adquiriu na época 6 novos ônibus com prefixos 05001 ao 05006.

Em 2001, a empresa adquiriu seus primeiros 6 micro ônibus, que foram destinados a operar na linha 310-Campus Universitários/Pan Americano, além de adquirir 6 Caio Apache S21 com chassi Volkswagen 16-210 CO, que foram escalados em linhas como a 356-Genibaú/Lagoa, 080-Francisco Sá/Parangaba (que estava de provisão com a empresa) e 030-Siqueira/Papicu via 13 de Maio.

Em 2003, a empresa adquiriu 4 Marcopolo Torino, sendo que dois deles não chegaram a operar pela empresa, e logo foram transferidos para a Clotran, extinta empresa que também pertencia ao grupo. Na Viação Bons Amigos ficaram apenas dois, cujo os prefixos foram o 05301 e 05302, que com pouco tempo passaram para a irmãzinha São Vicente.

Autor desconhecido
Em 2004, a Bons Amigos "deu vida" para a Viação São Vicente, que ficou com mais de 90% das linhas, fazendo com que a Bons Amigos ficasse somente com a linha 310-Campus Universitários/Pan Americano com 5 tabelas.

A Viação Bons Amigos conquistou uma fama de ter muitos carros velhos, mas em bom estado de conservação. Era comum ver carros de 14 anos de uso muito bem cuidados, com boa manutenção e que deixavam alguns gerentes de algumas empresas de ônibus impressionados, pelo fato de que, apesar dos carros serem velhos, os mesmos obtinham êxito em linhas de grande concorrência, como as linhas 300-Siqueira Centro Expresso, que, na época, ainda embarcava passageiros no centro, concorrendo com os 16 carros da linha 355-Siqueira/José Bastos e os outros carros da linha 300. 


A primeira, e última, aquisição de ônibus novos pela Viação São Vicente aconteceu no ano de 2005, quando a mesma adquiriu 6 ônibus da fabricante Busscar, modelo Urbanuss e encarroçados sob chassi Volkswagen 15-180 EOD. Vale ressaltar que a querida "16" foi, em todo o estado do Ceará, a única empresa a trazer esses veículos equipados com essas configurações.
 
Em 2006, a Viação São Vicente fez a sua última aquisição de ônibus, foram incorporados a frota um total de 15 Busscar Urbanuss com chassi Volkswagen 16-210 CO e ano de fabricação 2000, que pertenciam anteriormente à empresa Vega (35).

No último dia de operação, muito se ouviam notícias de que, com muita tristeza, alguns funcionários da empresa até não estavam executando suas funções corretamente, por desmotivação, devido ao fato de a empresa ter feito parte da vida de muitos deles.



Com o término das operações, as linhas das empresas São Vicente e Bons Amigos foram rateadas entre a maioria das empresas operantes da época, como este blog mostrou em uma matéria anterior, deixando suas lembranças marcadas nos seus veículos, pois muitos puderam ser vistos rodando em outras empresas até este ano.

No sistema urbano não existe mais nenhum ex ônibus da Bons Amigos, mas nos interiores, é possível encontrar os veículos que pertenceram a empresa, como este que você vai ver a seguir: Este ônibus foi único na frota da empresa e possuiu o chassi Mercedes-Benz OF-1113 reencarroçado.

Com uma carroceria bem curta, o ônibus, que foi equipado com o sistema de abertura das portas no modelo de duas folhas, tinha na empresa o prefixo 05142. Em 2000, foi renumerado para 05342 e operava na linha 308-Demócrito Rocha.

Em 2004, quando a São Vicente surgiu novamente, o ônibus passou a ter o prefixo 16342 e rodou na linha 332-Siqueira/Lagoa até voltar para onde veio, a Bons Amigos, com o prefixo 05342. Quando a empresa adquiriu os Busscar 2000 da Vega, o ônibus  foi desativado e vendido. O Ex 05342 foi recentemente encontrado no município de Redenção, interior do Ceará.

Fonte: MOB Ceará/Cepimar

7 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Há 14 anos,21/08/2004,na rua professor Costa Mendes com rua Machado de Assis, o motorista de nome Caula,já falecido, matou usando como arma o ônibus da empresa, meu irmão Manoel Ferreira Neto,fugiu sem prestar socorro, assim como a empresa desumama,nunca nos procurou pra prestar nenhuma solidariedade,o dito motorista já tinha uma morte no trânsito e continuaba dirigindo e ele foi julgado criminalmente e foi culpado pelo crime, mais morreu antes, e ganhamos a causa cívil, e agora depois de anos de glória,como diz a belíssima reportagem, estão falidos, e como sabemos continuam no mesmo ramo.
    Pra mim são desumanos e cruéis.

    ResponderExcluir
  2. Saudades daqueles tempos que não volta mais. Bons amigos ja diz tudo.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei também nessa empresa ate hj sonto muita saudade dela. A melhor empresa q trabalhei hj mim encontro aposentado mais se voltasse a operar gostaria de trabalhar nela d novo.

    ResponderExcluir
  4. Lembro quando era uma criança, em meados dos anos 1987/89, por morar muito próximo a empresa Viação Bons Amigos, sempre escutava uns barulhos estranhos, "um rugido", fiquei tão curioso e saber do que se tratava, foi quando um pai de um colega, me levou para conhecer um LEÃO, isso mesmo um felino enjaulado, dentro da garagem da empresa, era a atração... não sei de durou por muito tempo na empresa, mas guardo muito bem esse momento, em outros momentos ficava observando o entra e sai dos veículos azuis... muita saudade!!! Abraços!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال