MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Via Metro completa seis anos de operações

Primeiro de Maio, feriado nacional que se comemora o dia do trabalhador, também é aniversário da Viação Metropolitana, que em 2014, está completando seis anos de atividades.
A Via Metro é uma empresa de ônibus que atua no segmento metropolitano de transporte de passageiros e surgiu da aquisição das empresas Via Azul - antiga Clotran, e Santo Antônio.

Atualmente, a Via Metro possui duas sedes, sendo uma no município de Maracanaú e a outra na região do Cariri, que juntas, atuam em um total de 6 linhas municipais no Maracanaú, 16 linhas metropolitanas e 4 linhas na região do Cariri.

Quando iniciou suas atividades, a Via Metro adquiriu também, alguns veículos que pertenciam as empresas Viação Fortaleza e São José, que passaram um período bem curto na empresa, também naquele tempo, a empresa adotou uma pintura experimental em alguns dos ônibus, como o de prefixo 222. Ele recebeu uma pintura em um tom cinza mas logo depois a empresa aplicou nele, bem como nos ônibus  atual pintura, que é uma cópia do sistema urbano de Fortaleza, porém com cores diferentes.


Alguns dos ônibus, em caráter provisório, circularam com a pintura das empresas de origem, como por exemplo, o ônibus abaixo, que circulava no Cariri com a pintura da Via Azul/Clotran.


Em 2009, a empresa adquiriu a empresa Nossa Senhora de Fátima e com isso, começou a operar nas linhas 179 - Pajuçara, 326 - Conj. Timbó, 099 - Pavuna/Centro entre outras. Além disso, comprou 7 ônibus da mesma, e naquele momento a empresa já estava sendo considerada a segunda maior empresa de ônibus metropolitano do estado, ficando atrás somente da Empresa Vitória.

Ao assumir as novas linhas, a Via Metro fazia questão de continuar a política de divulgação da empresa para a população, como fazia a antecessora Santo Antônio.

Além disso, a empresa promovia - e promove até os dias de hoje, campanhas de conscientização no trânsito e de doação de alimentos a instituições carentes.


A Via Metro permanece em constante ascensão, se destacando por ser uma das maiores empresas do ramo de transporte coletivo de passageiros. É pela sua curta, mas bela trajetória e pelo que há por vir, que o MOB Ceará manifesta os votos de feliz aniversário. Parabéns Via Metro!


Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor