Há dez anos... O último dia da Autoviária Freitas

Ao fim do dia 20 de Dezembro de 2003, os busólogos e usuários do transporte de Fortaleza testemunharam o ultimo momento em que os ônibus da Autoviária Freitas estavam em operação no sistema, dando por encerrado a história de uma empresa com 35 anos de idade.


Em 1968, a Autoviária Freitas foi criada pelo Sr. Paulo Maria de Freitas, que utilizava seus ônibus na região do Bom Jardim e adjacências, transportando seus usuários até o centro da cidade.

A empresa, ao longo de sua história, alcançou um crescimento considerável, investindo sempre que possível no aumento de sua frota, com o incremento de veículos novos, para garantir o atendimento aos usuários.


O foco da empresa sempre foi as linhas "alimentadoras", ou seja, as consideradas "linhas de bairro", como por exemplo 335 e 366 - Bom Jardim 1 e 2, 336 e 376 - Santa Cecília 1 e 2, entre outras linhas criadas entre o final dos anos 90 e começo de 2000.


Entretanto, em caráter provisório, a empresa operou no ano 2000 algumas linhas da CTC - Companhia de Transporte Coletivo, tais como a 013 e 014 - Av. Aguanambi 1 e 2, e a 078 - Siqueira/Mucuripe. Este fato durou poucos meses, pois a estatal já estava perto de entregar algumas de suas linhas para a então nova empresa do sistema, a Botucatu Auto Ônibus.

As operações da empresa seguiam normalmente até uma grave crise surgir na empresa em 2002, afligindo a área da manutenção da frota. O período durou quase dois anos, e fez com que a frota da empresa - que sempre manteve uma baixa idade média da frota, reduzir sua qualidade nos serviços prestados. Assim, mais uma tradicional empresa, praticamente sem condições de continuar, acabou sendo vendida.


Após fechado o negócio, a empresa que ostentou o código "22" em seus ônibus desde a década de 1990, deixava de fazer parte da família Freitas, ganhando como novo proprietário, o grupo que atualmente se denomina como Fretcar.

A Autoviária Freitas, sob nova direção, adquiriu alguns Busscar Urbanus 1997 das empresas Viação Urbana e Viação Fortaleza, e retirou de circulação alguns de seus veículos mais antigos. Do instante da aquisição até o dia 20 de dezembro, a Freitas ainda resistia com seu nome estampado nos pouco mais de 50 veículos que estavam em operação naquele momento.

O fim da Autoviária Freitas foi oficialmente decretado no dia 21 de Dezembro de 2003. quando foram iniciadas as operações da Viação Cidade Luz, empresa que deu origem a atual Fretcar Transportes no setor urbano de Fortaleza.

A nova empresa começou suas atividades com boa parte da frota (bem como as linhas) herdadas da empresa "22".

Fonte: MOB Ceará/Cepimar

23 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Gostei da matéria, inclusive andei muito na maioria destes carros pois morava no Pq. Santa Cecília e o meu preferido era este 22007 que tinha o motorista Brasil que até hoje continua nas linhas e hoje trabalha na Fretcar pois era o motorista mais ágil da Freitas!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez esse mesmo motorista chamado Brasil estava com o 22007 na linha Bom Jardim 1,o cara dobrou de uma vez na rua Oscar Araripe que antes era duas mãos,a mulher disse meu senhor você toma mais cuidado,o senhor não está levando saco de batata,tá levando é gente,então ele disse,que a senhora se segure,aqui é rapidez,se tá com medo,que a senhora desça. hahahaha :D

    ResponderExcluir
  3. Primeiro lugar quero parabenizar pelo Blogger e dizer que recordei muito ao rever ônibus que fizeram parte da minha história..Sempre pegava Bom Jardim 01 para ir ao Trabalho...Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. meu tio foi um dos primeiros a trabalhar na freitas
    hoje já não é mas vivo facundo colocou uma funeraria e por conhecidencia morreu em frente ao iml quando esperava um corpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro demais do Facundo! Sou filho do Jesus!

      Excluir
    2. Vc é filho do Jesus motorista?

      Excluir
    3. Muito amigo do meu pai , um motorista chamado Jesus , que fazia a linha bom jardim 2.... se alguém tiver notícias desse motorista, manda notícias dele aqui . Muito legal esse blog

      Excluir
    4. Meu Deus , e como ele morreu em frente ao iml, acidente ?

      Excluir
  5. Trabalhei no 22036, esse ônibus vermelho do artigo. Em 1996 era o único carro vermelho da AF. Rodava no horário da tarde com o motorista Rami...Até hoje sou muito grato ao saudoso Sr. Nego e ao filho dele Kuri pelo meu primeiro emprego.

    ResponderExcluir
  6. Quando ia ao pq santo Amaro sempre pegava o 22036...saudades daquele tempo..

    ResponderExcluir
  7. Foi na Autoviaria Freitas que passei para motorista grato as pessoas que me ajudaram o Yuri e o Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, vc lembram e tem notícias do motorista Jesus que fazia a linha bom jardim na antiga autoviárias Freitas e terra luz mais recentemente ?

      Excluir
  8. Meu pai trabalhou muito tempo na Freitas no Bom Jardim Centro, rodava no 22031. Motorista Freitas. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir

  9. Olá, vcs lembram e tem notícias do motorista Jesus que fazia a linha bom jardim na antiga autoviárias Freitas e terra luz mais recentemente ?

    ResponderExcluir
  10. Cheguei no Bom Jardim em 1968 e conheci a maioria dos motoristas. Os mais antigos, Peba, Dedê vulgo pato roco, Geraldo, Jesus e tinha até um que jogou comigo no Santa Cecília, chamavam ele de bigode e dos trocadores o mais estupido e maltratava as crianças que queriam passar por baixo da catraca se chamava Marcone. Esse cobrador acabou se tornando motorista da autoviária Timbira e fazia a linha Jovita Feitosa e entrava no campus da UFC. De 1974 voltei a encontrá-lo em 1986 quando eu ia para o campus do Pico estudar e ao que parece ele não lembrava das vezes que colocou os pés no meu rosto e exigiu que eu pagasse a passagem, mas o tempo passa para todos nós e as coisas boas vão ficando... Mas essa empresa sempre castigou o povo do Bom Jardim com um péssimo atendimento por muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Anésio, lembro de você. Também sofri um bocado nessas linhas do grande BJ. Viagem no tempo. Sou da época dos filhos do médio, Fernando, Rigoberto, Agliberto, dos meninos só vira e mexe, principalmente o Anderson. Muito bom relembrar.

      Excluir
    2. Ola meu nome é mario Quempes meu pai era o zeudo queria muito saber noticias do ricardo o filho do dono..e talvez meu pai seja esse bigode que vc fala ele ainda tem varias fotos desses times e desse tempo..e realmente apesar de nao ser bom para muitos mas sempre fara lembrar de coisas boas como os jogos de domingo kkk eu achava show sair com meu pai..

      Excluir
  11. Muito bacana esses comentários , quando passei a estudar no centro tinha um motorista que era muito cordial com todos os estudantes , ele não gostava de deixar ninguém pra trás , se ele visse alguém correndo ele aguardava , com um sorriso e uma paciência!!! O nome dele era Tibúrcio...

    Lembro me do Alexandre que era cobrador na época, mas em 2017 eu fui atender um cliente no bairro e o avistei , hoje está de motorista.

    Parabéns pelo blog ...

    ResponderExcluir
  12. Vcs conheceram algum motorista chamado Iran ou Ivan?qria muito saber como ele está,se ainda é vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe mim informar sobre o motorista chamado Ivan,q fazia a linha bom Jardim

      Excluir
  13. Aonde ficava a garagem da Freitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa empresa ficava ali na avenida osorio de paiva vizinho ao colegio julia alvez bairro santa cecilia eu acho..

      Excluir
  14. A freitas chegou a usar o código 40 ? Ou não ?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال