Linhas do transporte de Fortaleza receberão mudanças

A partir de hoje, muitas linhas do sistema urbano de Fortaleza terão mudanças nas nomenclaturas. São as linhas que possuem rotas extras ao longo do dia.

Confira abaixo as alterações:
A maioria das alterações nas linhas de ônibus da capital cearense, se refere a extinção dos itinerários "duplicados" para o mesmo código.

Um exemplo desta ocorrência é a 318 - Av. Lineu Machado.
A linha possui uma rota fixa até a faixa das 14h, e após este horário, ocorre a inversão do sentido no itinerário.

Com a mudança, surgirá a linha 348 - Av Lineu Machado (SP2), que operará no turno da tarde, ou seja, a partir das 14h. A linha 318 não deixará de existir, passando a circular a partir do início das viagens até as 14h.


Na prática, as mudanças não modificarão em nada as rotas e horários de saída dos transportes. Somente haverá um novo título para essas rotas, que são diferenciadas no trajeto em alguns horários ou dias da semana. Em síntese, na maioria dos casos, ocorreu a criação dos novos códigos para itinerários já existentes.

Outro exemplo da mudança, é a linha 367 - Conj. Ceará/Bom Jardim, pela manhã faz um sentido e, a partir das 14 horas, faz outro. Os usuários da linha estão habituados à essa mudança, pois quando a linha 367 mudar o sentido, terá uma nova nomenclatura: A 368-Conj. Ceará/Bom Jardim SP2.

Clique nos links abaixo para conferir os novos horários para as linhas do Conjunto Ceará/Bom Jardim SP1 e  SP2: 

Outras linhas que possuem o mesmo comportamento das anteriormente citadas, terão ao longo do dia, alterações nos nomes de destino: É o caso das linhas 311-Castelão/Parangaba e 601-Aerolândia, ambas ficarão assim:

311 - Castelão/Parangaba SP1, que representa a rota da linha que segue no sentido do turno da manhã, será substituída a partir das 12hs,
pela linha 328 - Castelão/Parangaba SP2, que  deverá operar em rota inversa à da 311.

A linha 601 - Aerolandia, faz uma rota até as 13hs, e a inversão do sentido após esse horário, será ocupada pela linha 661 - Aerolândia/SP2.


Outra mudança, ocorrerá com a linha 832 - Papicu/Cidade 2000, que, atualmente, possui uma rota extra a partir das 20h40 para beneficiar alunos de uma faculdade de Fortaleza. A rota extra passará a ganhar a nomenclatura 842 - Papicu/Cidade 2000 IE. Na prática, até às 20h40, estará em operação a linha 832, que será substituída a partir deste horário pela 842.


LINHAS QUE POSSUEM DUAS ROTAS E QUE RODAM EM PERÍODO NORMAL SERÃO DIVIDIDAS POR NOME

Outras linhas terão a nomenclatura totalmente modificada, é o caso da linha 334 - Mondubim/Siqueira 1 e 2, que a partir de hoje será o seguinte: 334 - Monte Rey/Siqueira e 354 - Conjunto Novo Lar/Siqueira, ou seja, cada uma das duas rotas que a linha possuia terá uma nomenclatura.



Vale salientar novamente que os horários de nenhuma das linhas serão alterados.

Outro efeito da mudança atingirá a linha 394 - Parque Universitários/Lagoa 1 e 2. Atualmente, uma das rotas da linha, sofre uma alteração no itinerário, que atende uma escola no bairro Henrique Jorge. Esta rota possui a extensão "Mão Amiga" por causa do desvio.
Com a mudança, a rota para a "Mão Amiga" ganhará o código 396, enquanto a rota comum permanecerá com o código 394.

Entenda as mudanças na tabela a seguir:


A linha 375 - Aracapé/Parangaba (Rota 1 e 2) também terá a divisão nos nomes, o que facilitará muito a vida de quem utiliza os ônibus da linha.
As mudanças na 375 serão conforme a tabela abaixo:

Um dos corujões de Fortaleza também sofrerá modificações: Atualmente, a linha 047 - Corujão José Bastos/Genibaú opera em uma rota extra no bairro Genibaú a partir da 1h da manhã.
A partir de hoje, as rotas diferenciadas terão nomenclaturas próprias, ou seja, a linha que faz a rota até as 1h da manhã será nomeada 047 - Corujão José Bastos/Centro e a outra rota que abrange o bairro Genibaú será nomeada 398 - Corujão José Bastos/Genibaú.
Com a mudança, não haverá alterações nos horários e nas rotas que você usuário está acostumado a utilizar.

A linha 068 - Messejana/ Papicu via Cambeba tem acesso ao Centro Administrativo nos horários aproximados entre 7h e as 19h.

Com as mudanças, ocorrerá o seguinte:

A linha 068 - Messejana/ Papicu via Cambeba LJ, agora opera nas horas em que o Centro Administrativo não funciona, ou seja, antes das 07 da manhã e depois das 19h.
Nos outros horários, ou seja, quando o ônibus tem acesso ao Centro Administrativo, a linha ganhará a nomenclatura 004 - Messejana /Papicu/ Cambeba TJ.
A linha 004, funcionará em dias úteis das 07 as 19h, enquanto a 068 irá operar nos outros horários e aos fins de semana.


Lembrando mais uma vez, para que você usuário não se confunda, que estas mudanças são apenas questão de nomenclatura e, com isso, não existirá nenhuma alteração dos horários de saída nos terminais ou finais de linha.

Qualquer dúvida entre em contato com o MOB Ceará através do e-mail [email protected] ou com a ETUFOR.

Pesquisa: ETUFOR

5 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Esperava mais mudanças, não na questão de identificação na linha, mas na criação e modificação delas. De qualquer forma o que vier é lucro.

    ResponderExcluir
  2. A Linha 054 Corujão Praia Do Futuro Caça e Pesca vai mudar vai mudar

    ResponderExcluir
  3. a relação das mudanças é mais que bem vinda (embora eu ache uma besteira isso de uma linha ter itinerários circulares). Isso de itinerário a partir de horário assim ou assado não é atender melhor... é fazer mais com menos viagens, o que beneficia empresas, não o passageiro..

    O problema do Cambeba é tão simples de resolver... pega essa linha e faz só Messejana - Cambeba e deixa 068 e 019 passando reto sempre. A demanda do Cambeba é residual e se resolve com até 2 carros.

    Corujão começando com código 3XX? Já é bagunçado por si só, aí vão fazer a numeração perder o sentido de vez...

    ResponderExcluir
  4. as mudanças do Pq Universitários, do Aracapé e do Mondubim (eu teria deixado Mondubim 1 e Mondubim 2) demoraram tanto que acho que vai é causar confusão... usuário é chato por natureza.

    Aracapé é Rota 1 e 2 há mais de 5 anos... havia linhas muito menores (em demanda) que usavam 2 códigos... só em FOR mesmo...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال