MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sistema de Fortaleza 100% padronizado

Após 13 anos da implantação do padrão de pintura do Sistema Integrado de Transporte, a capital cearense finalmente conseguiu padronizar em 100%, a sua frota de ônibus.

A atual pintura do sistema de transporte coletivo foi criada no ano de 2000, mas só agora conseguiu se afixar em todos os veículos que compõem o sistema.


As primeiras empresas a exibirem a atual pintura padrão SIT-For em sua frota, foram a Viação Fortaleza e Via Urbana. A pintura foi estampada nos Ciferal Turquesa recém adquiridos naquele ano.
Para os usuários, o clima era de surpresa por causa da novidade. Não era claro se a nova pintura era algo especial, ou mesmo um novo padrão para algumas empresas.


A surpresa era grande para aqueles que já estavam acostumados com as pinturas de cada empresa, além das antigas pinturas adotadas no sistema integrado de Fortaleza: A troncal, a circular  e a alimentadora.

A partir daquele ano, todas as empresas seriam obrigadas a trazer seus novos ônibus com o padrão recém adotado, ou seja, o ônibus deveria ser de cor azul bebê e setas vermelhas e azul. As exceções eram para os ônibus usados com ano e fabricação inferior a 2000.






Algumas empresas, naquele ano, adquiriram veículos usados e resolveram colocar a nova pintura. Este foi o caso da São Francisco Transporte e Turismo, que adquiriu um Busscar Urbanuss com 1 ano de uso e colocou a nova pintura.
O mesmo possuía o prefixo 25901.


Em 2001, mais ônibus de ano inferior começaram a ganhar a nova pintura, a Botucatu Auto Ônibus trouxe 18 Caio Alpha de ano 1998, para operar nas linhas adquiridas pela CTC. Estes ficaram com o status de serem os carros mais antigos (na época) a possuírem a pintura atual.



Em 2002, a empresa Salete adquiriu alguns Alphas de ano 1997 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1620, da Maraponga, e pintou alguns deles na pintura atual.

Naquele momento, os Alphas 1997 seriam os veículos mais antigos a possuírem a pintura nova e daí então, algumas empresas começaram a também pintar alguns de seus ônibus com ano abaixo de 2000.

Geralmente os ônibus Marcopolo eram os mais escolhidos, devido a grande semelhança entre os modelos Torino GV e os GVII, que naquele tempo ainda estavam sendo comercializados.

Ainda naquele ano, a Viação Costa do Sol adequou toda a frota na cor padrão do SIT, desde seus Busscar Urbanus de 1998 até os Torinos 1999. Assim, a frota da empresa estava com o status de ser a segunda empresa do SIT possuir a frota 100% padronizada na pintura adotada desde 2000.


Em 2003, a São Benedito pintou o seu 39541, e com isso, ele foi no período, o veículo mais antigo do sistema a adotar a pintura. Este fato durou pouco tempo, pois naquele mesmo ano, a Transpessoa surpreendeu e pintou o veículo com maior idade a possuir a atual pintura do SIT-For: O 13303, que tinha carroceria Marcopolo Torino LN.


E quando todos achavam que o sistema ia a cada dia se padronizando com a chegada dos novos ônibus, eis que chegam 15 Caio Apache Vip para a Rota Sol.

Este fato surpreendeu e aguçou a curiosidade de muitos busólogos, pois ninguém imaginava que haveria alguma exceção para os novos ônibus.
Com poucos meses estes ônibus foram transferidos para a  Vega.

E em 2013, com a saída dos últimos veículos com a pintura adotada pela Rota Sol, o SIT-For conseguiu alcançar 100% de padronização em todos os veículos.

A Exceção da Regra

Até o momento, existe uma única exceção nos total de ônibus que possuem a pintura padrão atual. Esta exceção é o veiculo 12264, que está em fase de testes pela São José Transporte Urbano.

O ônibus, com chassi Mercedes-Benz OF-1724, possui a pintura com cor predominantemente branca, além das setas vermelha e azul, remetendo ao padrão obrigatório do SIT. 
Como o veículo está em caráter experimental, foi solicitada uma permissão especial para que o veículo trafegue pelas ruas com a pintura branca. O OF-1724 em teste deverá permanecer por poucos meses em circulação na capital cearense.




Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor