Sistema de Fortaleza 100% padronizado

Após 13 anos da implantação do padrão de pintura do Sistema Integrado de Transporte, a capital cearense finalmente conseguiu padronizar em 100%, a sua frota de ônibus.

A atual pintura do sistema de transporte coletivo foi criada no ano de 2000, mas só agora conseguiu se afixar em todos os veículos que compõem o sistema.


As primeiras empresas a exibirem a atual pintura padrão SIT-For em sua frota, foram a Viação Fortaleza e Via Urbana. A pintura foi estampada nos Ciferal Turquesa recém adquiridos naquele ano.
Para os usuários, o clima era de surpresa por causa da novidade. Não era claro se a nova pintura era algo especial, ou mesmo um novo padrão para algumas empresas.


A surpresa era grande para aqueles que já estavam acostumados com as pinturas de cada empresa, além das antigas pinturas adotadas no sistema integrado de Fortaleza: A troncal, a circular  e a alimentadora.

A partir daquele ano, todas as empresas seriam obrigadas a trazer seus novos ônibus com o padrão recém adotado, ou seja, o ônibus deveria ser de cor azul bebê e setas vermelhas e azul. As exceções eram para os ônibus usados com ano e fabricação inferior a 2000.






Algumas empresas, naquele ano, adquiriram veículos usados e resolveram colocar a nova pintura. Este foi o caso da São Francisco Transporte e Turismo, que adquiriu um Busscar Urbanuss com 1 ano de uso e colocou a nova pintura.
O mesmo possuía o prefixo 25901.


Em 2001, mais ônibus de ano inferior começaram a ganhar a nova pintura, a Botucatu Auto Ônibus trouxe 18 Caio Alpha de ano 1998, para operar nas linhas adquiridas pela CTC. Estes ficaram com o status de serem os carros mais antigos (na época) a possuírem a pintura atual.



Em 2002, a empresa Salete adquiriu alguns Alphas de ano 1997 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1620, da Maraponga, e pintou alguns deles na pintura atual.

Naquele momento, os Alphas 1997 seriam os veículos mais antigos a possuírem a pintura nova e daí então, algumas empresas começaram a também pintar alguns de seus ônibus com ano abaixo de 2000.

Geralmente os ônibus Marcopolo eram os mais escolhidos, devido a grande semelhança entre os modelos Torino GV e os GVII, que naquele tempo ainda estavam sendo comercializados.

Ainda naquele ano, a Viação Costa do Sol adequou toda a frota na cor padrão do SIT, desde seus Busscar Urbanus de 1998 até os Torinos 1999. Assim, a frota da empresa estava com o status de ser a segunda empresa do SIT possuir a frota 100% padronizada na pintura adotada desde 2000.


Em 2003, a São Benedito pintou o seu 39541, e com isso, ele foi no período, o veículo mais antigo do sistema a adotar a pintura. Este fato durou pouco tempo, pois naquele mesmo ano, a Transpessoa surpreendeu e pintou o veículo com maior idade a possuir a atual pintura do SIT-For: O 13303, que tinha carroceria Marcopolo Torino LN.


E quando todos achavam que o sistema ia a cada dia se padronizando com a chegada dos novos ônibus, eis que chegam 15 Caio Apache Vip para a Rota Sol.

Este fato surpreendeu e aguçou a curiosidade de muitos busólogos, pois ninguém imaginava que haveria alguma exceção para os novos ônibus.
Com poucos meses estes ônibus foram transferidos para a  Vega.

E em 2013, com a saída dos últimos veículos com a pintura adotada pela Rota Sol, o SIT-For conseguiu alcançar 100% de padronização em todos os veículos.

A Exceção da Regra

Até o momento, existe uma única exceção nos total de ônibus que possuem a pintura padrão atual. Esta exceção é o veiculo 12264, que está em fase de testes pela São José Transporte Urbano.

O ônibus, com chassi Mercedes-Benz OF-1724, possui a pintura com cor predominantemente branca, além das setas vermelha e azul, remetendo ao padrão obrigatório do SIT. 
Como o veículo está em caráter experimental, foi solicitada uma permissão especial para que o veículo trafegue pelas ruas com a pintura branca. O OF-1724 em teste deverá permanecer por poucos meses em circulação na capital cearense.




Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال