Os carros 07 da São José de Ribamar e suas curiosidades

Nesta edição, o MOB Ceará vai abordar um número cercado de mistérios e lendas. O "sete" foi um dos números que permaneceu na Empresa São José de Ribamar do início até o fim. No dia 7 do mês 10, o MOB Ceará vai revelar a trajetória dos ônibus de número "7" da tão conhecida Empresa "10" de Fortaleza.


O "sete" está atrelado a diversos acontecimentos na história, além de algumas lendas e mitos, o que desperta nas pessoas, a sensação de estar diante de um número místico. Apesar de ser carregado de características, o 7 é apenas mais um número natural, que foi utilizado em um ônibus novo pela Empresa São José de Ribamar a partir do ano de 1970, em um Caio Jaraguá novo.

1ª versão: Caio Jaraguá Mercedes-Benz LPO-1113

O primeiro "7" adquirido após a fundação da Empresa - em 1967, tinha o então inédito chassi LPO-1113 e iniciou suas atividades na recém lançada linha "Circular". Pouco tempo depois ele foi enviado para a linha "Aguanambi", onde ficou até ser desativado.


2ª versão: Caio Bela Vista Mercedes-Benz LPO-1113

Enquanto o ainda novo Jaraguá fora tirado de circulação, uma nova versão do 07 iniciava suas operações, desta vez com uma carroceria Caio Bela Vista, na versão mais conhecida na época como "cara-preta".

O Bela Vista, que está ao lado do Sanremo 17 nesta raríssima foto, circulou na linha Aguanambi até 1984, quando teve que deixar a frota operante da São José de Ribamar.

3ª versão: Caio Itaipu Mercedes-Benz OH-1313

O 07 seguinte, foi o último ônibus usado a ser adquirido para a frota da Empresa, pois a partir dele, todos os ônibus que a empresa adquiriu eram 0km.

O veículo, com carroceria Caio "Itaipu" e chassi Mercedes-Benz OH-1313, foi comprado em um leilão da frota da CTC, e, segundo informações, o número do ônibus na companhia municipal era 44.
Esta versão do 07 operou na linha Aguanambi até 1989, quando foi retirado de circulação.


4ª versão: Caio Vitória Mercedes-Benz OF-1315

A próxima versão, também tinha a carroceria Caio, mas do modelo Vitória. O ônibus, que tinha chassi Mercedes-Benz OF-1315 ano 1989, operou na Empresa até meados de 1996, mas ele ostentou o número 07 até 1992, pois neste ano ele foi renumerado, ganhando o prefixo "09".


5ª versão: Marcopolo Torino Mercedes-Benz OF-1315

Para ocupar a vaga do Caio Vitória "Ex 07", a São José de Ribamar quebrou a "tradição dos Caio" e trouxe para a sua frota um Marcopolo Torino, em um auge da qualidade dos produtos da fábrica gaúcha.

Este foi o primeiro "07" com o código da Empresa atrelado ao número, resultando em "10007". Tinha chassi Mercedes-Benz OF-1315 alongado e carroceria de alumínio, e circulou na linha Aguanambi até meados do ano de 1999.


6ª versão: Marcopolo Torino Mercedes-Benz OF-1721

A última versão do 07 chegou no ano 2000, com carroceria Marcopolo Torino "GV2" e chassi Mercedes-OF-1721. Este foi o único "07" com a pintura diferente das tradicionais cores verde-e-amarela, e também foi a versão com maior potência, pois contava com até 211 cv.

Operou na linha Aguanambi até 2012, ano em que a São José de Ribamar foi obrigada pelo poder municipal a encerrar suas operações.


Em toda sua história, a série "7" tinha um certo carinho em relação aos outros veículos da frota. Um deles, o Itaipu, foi desmanchado antes de operar na empresa, para ser completamente restaurado e ressurgir de um passado calejado na empresa anterior.

Enquanto isso, outros modelos da série, costumavam se despedir da frota em condições comparáveis ao estado de 0km, e com personalização de dar inveja a penteadeira de madame.

Todos estes detalhes são um capítulo a parte da história da São José de Ribamar, e que o MOB Ceará tenta resgatar, e proteger a memória de uma das mais respeitadas empresas urbanas de todos os tempos.

Fonte: MOB Ceará

6 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas hoje eu vi o Torino Agrale que estava na Empresa Vitória adesivado nas cores da empresa São José. O carro está com a cor branca e com os adesivos de seta que fazem parte das cores padrão. E atrás ele está com o seguinte aviso "Veículo em teste." Flagrei ele na Av.Perimentral efetuando a linha Gde.Circular 1.

    ResponderExcluir
  2. Quando vocês irão fazer visitas as garagens? Eu gostaria de conhecer, sou apaixonado por ônibus!

    ResponderExcluir
  3. já vi que essa pintura antiga da ribamar sempre foi a mesma até ser desativada!!!! uma das mais legais que já vi

    ResponderExcluir
  4. Sou motorista de ônibus, apaixonado por oniôni e queria fazer parte de um clube sobre ônibus meu telefone 85 989822606 Sidney Marinho.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال