Linha do dia: 660-Conjunto Palmeiras /Centro-Expresso

Hoje, a pedidos do leitor Roger Gomes, o blog MOB Ceará, vai falar um pouco da linha 660-Conj. Palmeiras/Centro Expresso, que é operada pela Rota Expressa.

Criada em 06 de Maio de 2000, a linha 660 foi uma forma de fazer com que os usuários do transporte que residem no Conjunto Palmeiras, São Cristovão e adjacências, tivessem uma opção mais rápida de se chegar ao centro da cidade, sem necessidade de ir para o terminal de Messejana.

Além dos conjuntos citados, a linha também transporta as pessoas que moram próximo ao antigo aterro do Jangurussú, João Paulo II, Cajazeiras, e Barroso II, pois seu itinerário passa pelas avenidas Castelo de Castro e Paulino Rocha, onde se concentra parte de usuários que residem nos bairros citados. Confira o atual itinerário:


Em 2001, quando a Rota Expressa sofreu uma cisão, a Rota Sol ficou com a metade da linha 660. Assim, ficaram 4 tabelas pra cada uma, a Rota Sol escalou temporariamente alguns dos seus Busscar Urbanuss com chassi Volkswagen 16-210 CO e a Rota Expressa com seus ''bodinhos'' ou seja, veículos de classe  leve com motor de 4 cilindros, os de prefixos 33101, 33102 e 33103.

Um dos carros que rodaram na 660
Em 2002, a parte da Rota Sol na região da Messejana se tornou  Vega, e logo a empresa colocou 2 novos ônibus na linha, na época foram os veículos 35202 e 35203, ambos de OF-1417.

Em Março de 2009, a Rota Expressa se dividiu definitivamente com a Terra Luz, e na divisão, a linha 660-Conj. Palmeiras /Centro ficou sendo operada por 3 empresas diferentes: A Vega, Terra Luz e a Rota Expressa, sendo 4 veículos da Vega, e 2 das outras duas empresas. Naquele momento a linha ganhou pela primeira vez um veículo acessível, da parte da Terra Luz.

No ano de 2010, a linha teve seu percurso prolongado até as proximidades do Sitio São João, assim, a linha teve um acréscimo de 2 veículos na época, que veio remanejados da linhas 628 e 629. Com isso chegou a ter 10 veículos na frota.

Em 2011, a 660 teve uma redução na frota de 1 veículo, ficando com apenas 9 veículos na frota, entretanto, devido a elevada demanda da linha, foi necessário o retorno do veículo que fora retirado.

Em 2013, a linha recebeu mais 2 veículos, e destes dois, 1 deles roda somente pela parte da manhã e o outro volta a tarde em horário de pico.

A frota da linha é novíssima, todos da classe semi pesado, que comporta mais pessoas, e além disso, dos 12 veículos da linha, 11 são adaptados com elevador para cadeirantes.
Confira mais dados sobre a linha:

Fonte: MOB Ceará/ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال