REDES:

_

MOB Ceará conhece as instalações da Ferraria JG - Marcopolo Viação Penha mostra sua casa e aquisições ao MOB Ceará Sindiônibus convida MOB Ceará para uma conversa aberta sobre mobilidade urbana Busólogos conhecem DD de 15 metros da Neqta Conhecimento fez diferença na visita da São José

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Linha do dia: 660-Conjunto Palmeiras /Centro-Expresso

Hoje, a pedidos do leitor Roger Gomes, o blog MOB Ceará, vai falar um pouco da linha 660-Conj. Palmeiras/Centro Expresso, que é operada pela Rota Expressa.

Criada em 06 de Maio de 2000, a linha 660 foi uma forma de fazer com que os usuários do transporte que residem no Conjunto Palmeiras, São Cristovão e adjacências, tivessem uma opção mais rápida de se chegar ao centro da cidade, sem necessidade de ir para o terminal de Messejana.

Além dos conjuntos citados, a linha também transporta as pessoas que moram próximo ao antigo aterro do Jangurussú, João Paulo II, Cajazeiras, e Barroso II, pois seu itinerário passa pelas avenidas Castelo de Castro e Paulino Rocha, onde se concentra parte de usuários que residem nos bairros citados. Confira o atual itinerário:


Em 2001, quando a Rota Expressa sofreu uma cisão, a Rota Sol ficou com a metade da linha 660. Assim, ficaram 4 tabelas pra cada uma, a Rota Sol escalou temporariamente alguns dos seus Busscar Urbanuss com chassi Volkswagen 16-210 CO e a Rota Expressa com seus ''bodinhos'' ou seja, veículos de classe  leve com motor de 4 cilindros, os de prefixos 33101, 33102 e 33103.

Um dos carros que rodaram na 660
Em 2002, a parte da Rota Sol na região da Messejana se tornou  Vega, e logo a empresa colocou 2 novos ônibus na linha, na época foram os veículos 35202 e 35203, ambos de OF-1417.

Em Março de 2009, a Rota Expressa se dividiu definitivamente com a Terra Luz, e na divisão, a linha 660-Conj. Palmeiras /Centro ficou sendo operada por 3 empresas diferentes: A Vega, Terra Luz e a Rota Expressa, sendo 4 veículos da Vega, e 2 das outras duas empresas. Naquele momento a linha ganhou pela primeira vez um veículo acessível, da parte da Terra Luz.

No ano de 2010, a linha teve seu percurso prolongado até as proximidades do Sitio São João, assim, a linha teve um acréscimo de 2 veículos na época, que veio remanejados da linhas 628 e 629. Com isso chegou a ter 10 veículos na frota.

Em 2011, a 660 teve uma redução na frota de 1 veículo, ficando com apenas 9 veículos na frota, entretanto, devido a elevada demanda da linha, foi necessário o retorno do veículo que fora retirado.

Em 2013, a linha recebeu mais 2 veículos, e destes dois, 1 deles roda somente pela parte da manhã e o outro volta a tarde em horário de pico.

A frota da linha é novíssima, todos da classe semi pesado, que comporta mais pessoas, e além disso, dos 12 veículos da linha, 11 são adaptados com elevador para cadeirantes.
Confira mais dados sobre a linha:

Fonte: MOB Ceará/ETUFOR

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.