MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 11 de agosto de 2013

OF-1724 já está sendo testado em Caucaia

A proximidade com a copa de 2014 está começando a causar algumas mudanças no cenário do transporte coletivo urbano e metropolitano de Fortaleza. Atualmente está ocorrendo uma incidência maior de testes de chassis para ônibus urbanos.


Após o início do experimento do Scania F-250 e do anúncio dos testes do chassi Agrale 17.0, é a vez da Mercedes-Benz ceder um veículo para ser testado.


Teve início na última sexta-feira (09), as operações do chassi Mercedes-Benz OF-1724 na Empresa Vitória de Caucaia, que é a primeira companhia a testar o veículo no Ceará.

O ônibus, com carroceria Marcopolo Torino, foi testado anteriormente na cidade de Goiania e tem características peculiares, como o tamanho total da carroceria, que tem pouco mais de 13 metros - idêntico aos ônibus alongados da Via Metro de Maracanau; destino eletrônico da marca Mobitec nos quatro lados do veículo; e três portas, com elevador para cadeirantes na porta central.

OF-1724 operando em Goiânia



O busólogo João Paulo flagrou o veículo em operação na linha Municipal 010 - Cumbuco via Icarai. Confira as imagens:


As previsões iniciais davam conta que o ônibus ficaria em circulação na linha Metropole 2, entretanto, desde o início, o ônibus está trafegando na linha municipal que liga o centro de Caucaia até a belíssima praia do Cumbuco e, segundo informações colhidas pelo MOB Ceará, o ônibus ficará efetivo nesta linha em dias úteis.


Itinerário da Linha Municipal Cumbuco via Icarai
O OF-1724 é uma alternativa da Mercedes-Benz para quem procura mais desempenho que o oferecido pelo chassi OF-1721.

O alto desempenho é proporcionado pelo motor OM-926 LA, o mesmo que está presente nos modelos urbanos O-500 M e O-500 U e no rodoviário O-500 R. Este motor possui seis cilindros, 7,2 litros de cilindrada, gerenciamento completamente eletrônico e sistema de redução de poluentes BlueTec 5, que gera 238 cv de potência, além de um torque de 850 Nm a partir de 1200 rpm.

A previsão é que quando acabarem os testes na empresa Vitória, o OF-1724 deverá seguir para uma grande empresa do segmento urbano de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor