De Cidade Luz à Fretcar, 93 ônibus novos

O MOB Ceará realizou uma pesquisa afim de saber quantos ônibus novos a empresa Fretcar adquiriu para o setor urbano de Fortaleza, e para não sermos injustos, contabilizamos desde o início do grupo no SIT que se iniciou no ano de 2003, através da aquisição da Autoviária Freitas.
No final do ano de 2003, a Autoviária Freitas era vendida para os irmãos Marcelo Joseme Abreu Carlos, Marco Petrônio Abreu Carlos e Marcus Vinícius Abreu Carlos. Ambos já possuíam algumas empresas em outros estados e iniciaram seus negócios no setor urbano de Fortaleza, a partir da aquisição da ''22''.

Em Novembro de 2003, as primeiras compras realizadas começaram para retirar os carros mais antigos que a Freitas tinha naquele momento. Foram adquiridos 16 Busscar Urbanus com chassi OF-1620 de ano 1997 oriundos da Viação Fortaleza, e 2 da Via Urbana, e alguns deles iniciaram as operações ainda com o nome fantasia da empresa vendida.

Logo depois vieram mais usados da Viação Fortaleza, do Rio de Janeiro e de Alagoas e em 2004, vieram os primeiros carros novos da empresa, foram 3 micros Marcopolo Sênior com chassi MB LO-812 e 7 Torinos com chassi VW 17-210 EOD.

Em 2005 vieram os primeiros Ciferal Citmax com chassi MB OF-1722 da empresa, os veículos representaram também a primeira compra de Mercedes-Benz 0km para ônibus grande pela empresa.

Em 2006, veio uma grande novidade do setor urbano de Fortaleza: Foram os 15 Ciferal Citmax sobre chassi VW 17-210  EOD, e 3 Busscar Urbanus Ecoss montados sobre o chassi MB OF-1418. Esta representou a maior compra de ônibus novos pela empresa entre a fundação da Viação Cidade Luz até o ano de 2012, quando houve uma compra maior do que a de 2006.


Em 2007, a Viação Cidade Luz foi a primeira empresa de transporte de passageiro do Estado, a adquirir um ônibus com o então lançado chassi Volkswagen 17-230 EOD.
Foram exatamente 10 veículos novos, todos da carroceria Marcopolo e modelo Torino.

Em 2008, a Viação Cidade Luz repetiu a compra de 2007, porém foram apenas 4 veículos novos e com configurações diferentes do lote anterior. As diferenças estão relacionadas ao tamanho da carroceria, portas e outros pequenos detalhes.

Em 2009, a empresa trouxe pra Fortaleza duas novidades inéditas. Uma delas foi a aquisição do primeiro ônibus com chassi MB OF-1218 e a outra foi a aquisição do primeiro Volkswagen 17-230 com câmbio automático de Fortaleza.
Os busólogos, na época, ficaram alucinados com tantas novidades vinda de uma empresa, além disso a empresa comprou 9 Torinos com chassi VW 17-230 EOD com câmbio manual.


Em 2010, foi realizada a primeira maior compra de ônibus com chassi Mercedes-Benz pela empresa, pois desde 2003, a empresa sempre priorizava os chassis Volkswagen.

Foram 10 Torinos encarroçados no chassi MB OF-1418. Os veículos passaram pouco tempo com o nome da Cidade Luz estampado na lataria dos ônibus pois logo a Cidade Luz mudou a razão social e virou Fretcar Transportes.


Em 2011, não houve renovação de frota no setor urbano, visto que a frota da empresa estava com uma boa idade média, e o grupo empresarial priorizou as compras no setor metropolitano, onde havia acabado de adquirir algumas linhas da empresa Litorânea.

Com isso necessitou-se de cobrir as novas tabelas, mas em 2012, a renovação veio com força total e a empresa bateu um novo recorde: Foram 20 veículos novos, sendo todos do modelo Torino, com chassis Mercedes-Benz, sendo 15 OF-1418 e 5 OF-1721 Euro 5.

Em 2013, até o momento já estão rodando 10 ônibus novos.
As aquisições totalizam 93 ônibus novos, ou seja, mais que o tamanho atual da empresa no setor urbano - 87 ônibus, isso sem contar os ônibus semi novos que totalizam 50 carros diferentes (com exceção dos Caio Apache S21 emprestados da Viação Costa do Sol).

Este foi um bom número em relação ao porte da empresa, e esperamos que o mesmo ritmo continue.
Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال