MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Após oito anos, Terra Luz volta a adquirir Volkswagen

A Terra Luz Transportes inovou ao ser a primeira empresa do SIT de Fortaleza, a trazer para sua frota, o chassi Volkswagen 17.230 OD.


Ao todo, são 10 ônibus com a carroceria Apache VIP 2013, com prefixos 41319 a 41328, que chegam para iniciar a renovação da frota em 2013.

No último dia 20, a empresa recebeu as três primeiras unidades deste lote, que tem como principal característica a inédita utilização do chassi Volkswagen 17.230 OD Euro 5 com motor MAN, de quatro cilindros, e o MOB Ceará foi convidado pela empresa a conhecer os novos veículos, que possuem os prefixos 41319; 320 e 321.

A empresa optou pelo chassi Volkswagen para que, segundo a mesma, o modelo seja testado e comparado com os modelos concorrentes, além de apresentar um atrativo: A ausência da necessidade da adição do aditivo Arla-32.

O chassi dispensa o uso da ureia por causa da tipo de tecnologia, que se utiliza da recirculação dos gases expelidos para reduzir os índices de poluentes.

O interior do Apache VIP 2013 também apresenta algumas características que ressaltam o bom aproveitamento do espaço interno.

Possui nova bancada com encosto de cabeça integrado, e o novo painel, com mostradores da marca MAN.

Fora estes detalhes, ressalta-se a presença dos painéis de itinerários eletrônicos na dianteira e na lateral, da marca FRT, lameiras com o logotipo da Caio, e características estéticas da carroceria semelhantes às versões de 2012.

A previsão é de que no início da próxima semana, os três primeiros veículos já estejam em operação na linha 050 - Siqueira/ Papicu via Washington Soares.

Na próxima semana também deverão chegar mais três unidades e, em seguida, os outros quatro ônibus que completam o primeiro lote.

Uma consequência das novas aquisições é o encerramento das atividades de todos os ônibus com fabricação de 2005, que, até então, eram os ônibus mais recentes com chassi Volkswagen.

O fim das operações dos veículos mais antigos, deverá resultar em uma drástica redução na idade média.

Vale ressaltar também que os dados futuros sobre a frota, e a excelente idade média almejada, serão expostos no MOB Ceará em uma das próximas matérias.

O MOB Ceará agradece a toda equipe da Terra Luz, que recebeu o grupo com bastante cortesia, e disposição para mostrar as curiosidades de sua nova aquisição.


Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor