MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 23 de junho de 2013

Comparativo de Idade Média - Junho 2011/2013

Com o intuito de melhor informar sobre a real evolução do sistema de transporte da capital cearense, a equipe MOB Ceará realizou uma pesquisa acerca da idade média das frotas das empresas operantes, sendo também utilizados, para efeito comparativo, os dados de uma pesquisa divulgada em 05/06/11, ainda na comunidade MOB Ceará do Orkut.

Convém ressaltar que os dados obtidos nas duas pesquisas são aproximados e que estes possuem uma margem de erro de até 2%. Observa-se também que a análise ocorreu somente de acordo com o ano apresentado no prefixo, excluindo assim possíveis divergências em relação ao ano do chassi.

A principio, será apresentada a pesquisa realizada em 2011, ainda contando com algumas empresas extintas:

OBS: Na pesquisa de 2011 não foram contabilizados alguns ônibus novos da Dragão do Mar e Via Urbana, adquiridos naquele ano, mas que ainda não estavam em operação na data de publicação.

Confira a tabelinha do retrato daquele momento:

Em Junho de 2013, de acordo com a pesquisa realizada no dia 21, ainda não estavam em operação os últimos carros adquiridos pela Siará Grande, como o 14317, 14318 e 14319.

Nos resultados da pesquisa mais recente, houve um empate entre a Terra Luz e Santa Maria, assim, o MOB Ceará utilizou um critério para o desempate, que foi a idade do veículo mais antigo da frota da empresa. Com este critério, a Santa Maria saiu na frente, pois o veículo mais antigo é de 2006, enquanto a Terra Luz possui um veículo de 2003.

O cenário se mostrou assim:

Através destes dados, percebe-se os avanços conquistados na melhoria da idade média das empresas de Fortaleza, apesar de que algumas caíram de posição, de acordo com as pesquisas feitas atualmente pelo MOB Ceará.

É importante informar que algumas empresas já começaram o ano renovando suas frotas, enquanto outras ainda não receberam os veículos encomendados. Então, em alguns meses, os números obtidos podem mudar completamente.

O MOB Ceará parabeniza à todas as empresas, pois estão com excelente idade média de frota. Este item é importante para a melhoria do transporte coletivo da capital cearense.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor