Como aproveitar melhor o Bilhete Único de Fortaleza

Em mais uma matéria especial, o MOB Ceará vai sugerir dicas para que você, usuário do transporte público urbano de Fortaleza, possa realizar um melhor aproveitamento das vantagens que o Bilhete Único proporciona, garantindo assim mais conforto e rapidez em seus deslocamentos diários tão necessários.

Através da análise das pesquisas realizadas, o MOB Ceará irá expor alguns exemplos que implicam em reduções significativas nos tempos totais dos percursos sugeridos, além de aumentar a possibilidade de se encontrar assentos vagos nos ônibus em que o usuário venha a embarcar.

Ressalta-se que as simulações aqui apresentadas se baseiam no período matinal.

Assim, vamos ao primeiro exemplo:

1) SAINDO DOS BAIRROS DA GRANDE MESSEJANA, EM SENTIDO AO TERMINAL PAPICU

Antes do projeto Bilhete Único, os passageiros que desejavam partir de algum dos bairros que se localizam na grande Messejana com destino ao Papicu, teriam que ir ao Terminal da Messejana com a finalidade de desembolsar apenas uma passagem.

Ao chegar, teria as seguintes opções de linhas:



Nesta situação, o passageiro certamente enfrentaria imensas filas. Para conseguir um assento disponível, teria que esperar pouco mais de 20 minutos, até passar um ou dois ônibus.

Acompanhe abaixo, a sugestão do MOB Ceará:

Embarque em um ônibus da linha que passa em seu bairro, como por exemplo:


Em seguida, desça na ultima parada antes de chegar no terminal (aquela que tem um posto de gasolina) e, ao descer, você ingressa, do outro lado da pista, em algum ônibus das linhas 019, 053 ou 068, pois estas linhas geralmente saem do terminal sem ninguém na parte da traseira, com isso, todas aquelas cadeiras estarão vagas e a sua disposição.

Desta forma, o passageiro deverá ganhar mais tempo, pois não irá enfrentar uma fila no terminal, e ainda terá mais chances de fazer a sua viagem sentado.

2) INDO EM SENTIDO AO TERMINAL DA PARANGABA, ANTÔNIO BEZERRA E SIQUEIRA

Para se deslocar aos terminais acima citados, a forma de se beneficiar é a mesma, sempre embarcando nos ônibus na primeira parada após a saída do terminal. 
No caso destes três terminais, a dica consiste em você passageiro se deslocar, na sua linha alimentadora (linhas de bairro), até o terminal da Messejana, saindo "a pé" e andando até a rua Taquatiara (onde fica a saída dos ônibus do terminal) e, logo em seguida, ingressar em um veículo da linha que faz a ligação terminal desejado.

Ou seja, para ir para o Siqueira, a linha 084 - Siqueira / Messejana via Perimetral; Para a Parangaba, a única opção é a 315 - Messejana / Parangaba; E para o Antônio Bezerra, a linha 082 - Ant. Bezerra / Messejana via Perimetral, é a opção mais rápida e que pega menos congestionamento.

Da mesma forma do primeiro exemplo, você terá mais possibilidades de assentos vagos, porém a economia de tempo neste exemplo não será tão sentida, já que, de todo jeito, você teria que descer no Terminal para caminhar até a primeira parada. Mas avaliando-se o item "conforto", com certeza esta dica será infalível.


Após estas demonstrações, você leitor deve perceber que todos nós podemos aproveitar as vantagens do bilhete único, para que tenhamos um dia-a-dia mais agradável quando andarmos de ônibus na capital cearense.

Tem sugestão para outras situações? Então, por favor, nos envie um e-mail para [email protected], assim poderemos publicar a sua dica.

Seja esperto, ganhe com o Bilhete Único!

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال