Linha do dia Especial : 051 e 052 - Grande Circular 1 e 2

Hoje, em uma edição especial do quadro ''Linha do dia'', vamos falar algumas informações da linha mais popular de Fortaleza em todos os tempos, a 051-Grande Circular 1 e 052- Grande Circular 2.



A linha Grande Circular foi criada no início do ano de 1991 com o propósito de beneficiar diversos bairros da cidade com um transporte mais rápido. A 051 e 052 iniciou suas operações com sete empresas e, durante toda sua história, foi operada pela maioria das empresas do sistema, sendo que algumas delas não existem mais.



O itinerário da linha, atualmente, passa por muitos pontos turísticos e comerciais, além de passar também pelos principais shoppings da Cidade, fazendo com que milhares de pessoas já tenham, pelo menos alguma vez na vida, ingressado em algum dos coletivos que fazem as linhas.

O 051-Grande Circular faz uma volta por Fortaleza no sentido horário, assim como o 052-Grande Circular 2, ele passa por 4 dos 7 terminais integrados de Fortaleza, são eles: Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana e Papicu.

Se você pensar em dar uma volta inteira em um dos coletivos que compõem a linha, você precisará de um mínimo de 175 minutos, ou seja, cerca de 2 horas e 45 minutos, para realizar tal trajeto por completo.


O percurso total possui cerca de 62 km na rota do 051-Grande Circular 1 e 2 km a menos na linha 052-Grande Circular-2. Confira o itinerário da 051 como exemplo:




A linha Grande Circular possui um pequeno defeito: Devido a mesma trafegar por pontos críticos no transito da Cidade, acaba sofrendo com congestionamentos, porém dependendo da rota e horário.



Por exemplo: No trecho Messejana/Papicu, no turno da manhã, a linha 051 sofre mais que a 052, pois como a mesma faz o sentido IDA, a maioria dos veículos estão naquela mesma direção, levando a população ao seu trabalho. Enquanto isso, o sentido Papicu/Messejana possui o trânsito mais calmo, já que são poucos os usuários de transporte coletivo que moram nas proximidades da Aldeota. Nisso a linha 052 vem com menos passageiros, e os que vem são na maioria funcionários que trabalham no período noturno ou etc, fazendo a viagem ser considerada calma no horário.



Antes dessa calma, nos arredores da Avenida Washington Soares, os ônibus da linha 052 já passaram pelo sufoco do trecho Antônio Bezerra/Papicu, pela mesma razão de levar boa parte da população a seu compromisso diário.

Por causa dessas inconstâncias e dos recorrentes atrasos, tornou-se necessária a atitude de criar os desmembramentos da linha.


Os desmembramentos da linha 051 e 052 já são de longa data. Nos anos 90, foram criadas duas linhas para tentar dar prioridade a alguns trechos, para que os ônibus fossem distribuídos de acordo com a demanda dos trechos prejudicados por congestionamentos, atrasos e lotação. Nesta época foi criada a linha 050 - Antônio Bezerra/Siqueira/Messejana, que fazia a ligação entre os terminais citados na descrição da linha. A linha foi extinta ainda no final dos anos 90.


Também foi criada a linha 053-Antônio Bezerra/Papicu/Messejana, Sendo que esta durou até 2001. As duas linhas não foram bem sucedidas, pois os usuários deixavam as linhas passarem vazias, muitos deles por falta de informação, ao não saber que as linhas faziam o mesmo trajeto do Grande Circular, apenas se diferenciando em passar em apenas 3 dos 4 terminais.



Após a exclusão destas duas linhas complementares, o Grande Circular recebeu os veículos oriundos das mesmas, voltando assim a realizar o seu percurso como anteriormente fazia, sem ajuda de outras linhas.

Em 01/12/2007 surgiram, novamente, outras linhas para auxiliar a demanda de nossa  escolhida de hoje. Foram as linhas 050 - Siqueira Messejana/Papicu e 053-Messejana/Papicu via Washington Soares. Na época, estas só rodavam em horário de pico, sendo 3 carros na linha 053, que rodavam somente pela manhã e a tarde eram transferidos para a linha 050, que pela manhã possuía 5 veículos e a tarde possuía 8 com os carros que vinham da 053.


Em 2008 foi criada mais uma linha para auxiliar no transporte da capital e para, principalmente, aliviar o fluxo da linha Grande Circular. A linha 097 contou com algumas vagas remanejadas da linha Grande Circular 1 e 2 mas foi muito útil para o traslado entre os terminais Antônio Bezerra e Siqueira.

A partir de Abril de 2010 a linha teve uma grande alteração: Foram criadas mais linhas para auxiliar o Grande Circular e algumas das linhas já existentes foram ampliadas no sentido de oferta de ônibus e viagens, como as linhas 053 e 097. A linha 050 mudou de nome para Siqueira/Papicu via Washington Soares e deixou de entrar no terminal de Messejana.

Além disso, foram criadas as linhas 084 - Siqueira/Messejana Via Perimetral; 082 - Antônio Bezerra/Messejana Via Perimetral e 092 - Antônio Bezerra/Papicu via Praia de Iracema. Estas linhas iniciaram com a grande parte dos ônibus retirada das linhas 051 - Grande Circular 1 e 052-Grande Circular 2, com isso a linha mais famosa de Fortaleza teve uma redução significante de seus veículos.

Em 2007 as linhas 051 e 052 contavam ao todo com 91 ônibus distribuídos em 99 tabelas, sendo 49 ônibus na 051 pela manhã, enquanto a 052 ficava com 41 ônibus, mas a tarde entravam na linha 052 oito ônibus que pela manhã rodavam na 051, sendo pela tarde 41 carros na 051 e 50 na 052. Mas com as novas linhas acima descritas, as 051 e 052 passaram a ter somente 18 veículos em cada.



Isso não significou prejuízo à população, muito pelo contrário: Como as linhas auxiliares ficaram mais fortes, os intervalos médios diminuíram, sem contar que no total da frota de todas as linhas que auxiliam (ou auxiliavam, já que hoje o fluxo das novas linhas é maior que do Grande Circular) houve um aumento significante.

Foi criada também, uma linha que possui a finalidade de transportar os antigos passageiros exclusivos da 051 e 052 no trecho Barra do Ceará/Papicu, é a linha 016-Cuca Barra/ Papicu  que iniciou em Junho de 2010 e conta com 7 veículos que só rodam em horários de pico.

Hoje o Grande Circular ganha sua autonomia somente nos fins de semana, onde sua frota é aumentada, principalmente nos domingos, já que algumas linhas como a 016, 050, 053, 082 e 092 não operam, e assim, resta a imensa responsabilidade de nossa querida Grande Circular transportar as milhares de pessoas diferentes para os seus diferentes destinos.

Quem nunca esteve na fila do Grande Circular 1 ou 2 e foi surpreendido pelas perguntas frequentes como ''Esse é o que vai pro Papicu '' e em seguida vem a segunda pergunta, ''E onde é a parada do outro?''


Esperamos que vocês tenham gostado de nossa pequena homenagem, caso tenham gostado, compartilhem nossa matéria.

Fonte: MOB Ceará/ Cepimar

5 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Achei muito interessante essa matéria sobre o Grande Circular,pois fala da história de como foi fundada e como essa linha tem grande importância em nossa capital,ela mostra também que apesar se impactante ela é muito útil aos usuários dessa linha que
    á 22 anos é a principal linha de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante essa matéria sobre o Grande Circular,pois fala da história de como foi fundada e como essa linha tem grande importância em nossa capital,ela mostra também que apesar se impactante ela é muito útil aos usuários dessa linha que
    á 22 anos é a principal linha de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante essa matéria sobre o Grande Circular,pois fala da história de como foi fundada e como essa linha tem grande importância em nossa capital,ela mostra também que apesar se impactante ela é muito útil aos usuários dessa linha que
    á 22 anos é a principal linha de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. deveriam ter feito linhas para auxiliar também o antigo paranjana 01 e 02 como fizeram no grande circular e não ter extinto as duas linhas eu achei um erro da etufor e do sindionibus no ano de 2010 , ter feito esse desmembramento dessa importante linha de onibus era para ter criado as linhas atuais e ter deixado o paranjana operando com menos veículos melhoraria muito o deslocamento de vários usuarios principalmente nos horarios de grande demanda # fica a dica.

    ResponderExcluir
  5. Faltou ressaltar que as linhas 051 e 052 foram criadas a partir da junção de três linhas históricas: Leste-Oeste, Perimetral/Messejana/Cais do Porto e Perimetral/Messejana/Barra do Ceará.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال