MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vem aí a 1º audiência para licitação do transporte Complementar


Nova pintura incorporada em 2007

Após concluir processo licitatório para a exploração do Serviço de Transporte Coletivo Urbano Regular (ônibus), a Prefeitura de Fortaleza fará licitação para o Serviço de Transporte Complementar (vans).

Como parte desse processo e cumprindo às exigências legais, será realizada audiência pública dia 30 de agosto, das 18 às 21 horas, no auditório do Imparh (Av. João Pessoa, 5609, Damas) aberta à comunidade para que apresente suas contribuições, críticas e sugestões à prestação desse serviço
.


Ontem e Hoje

Atualmente o serviço de transporte complementar é realizado por 320 permissionários em 16 linhas espalhadas por toda a cidade de Fortaleza. Esta é a segunda vez que o serviço irá ser licitado, já que a primeira vez foi em 1997, quando foi criado através da lei nº 8.060, de 30 de setembro de 1997, e regulamentado pelo Decreto nº 10.222, de 30 de dezembro do mesmo ano.

No começo usavam MB-180 com capacidade para 15 passageiros sentados


Este tipo de transporte sempre é alvo de muitas criticas por parte dos usuários e demais partes da sociedade, aos usuários cabem às reclamações de os veículos está sempre em excesso de lotação, sujos e excesso de velocidade. Já a outras pessoas que não utilizam o transporte mas se sentem prejudicados, esse é o caso dos motoristas de carros particulares que volta e meia dizem ser "trancados" pelas topics que na ânsia por passageiros chegam a fazer manobras bruscas para realizar embarque e desembarque, que muitas vezes são feitos fora do ponto oficial, fazendo o engarrafamento no trânsito por conta desta ação.

 

Frota

Nos dias atuais a maioria dos veículos tem elevador para o acesso de cadeirantes

 

Muita coisa mudou desde o inicio das operações em 1998, quando eram usados veículos como Kombi e MB 180, nos dias atuais os veículos são micros que na sua maioria usam as carrocerias Neobus Thunder +, mas a variedade já é muito grande, tem Caio Foz, Busscar Micruss, Mascarello Gran Midi, Marcopolo Sênior e Volare W9. A maioria usa chassí Mercedes-Benz LO-915 e Volkswagen 9-150 EOD. 


Fonte: MOB Ceará/Etufor

Foto: Acervo MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor