MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Táxis e Escolares ganham acesso livre à via

Depois de uma semana da inauguração do corredor preferencial para ônibus da Avenida Bezerra de Menezes, o tráfego de táxis sem passageiros e de veículos de transporte escolar passa a ser permitido a partir de hoje.

Até sábado, os condutores desses dois tipos de veículos estavam proibidos de circular nas faixas preferenciais do Serviço Rápido de Ônibus (BRS), o que estava gerando vários problemas, especialmente no entorno das escolas.

Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), após algumas reuniões com representantes das duas categorias, foi acordado que ambas também fazem transporte coletivo e, por isso, devem ter direito a transitar nas faixas especiais.

A assessoria ainda garante que os 16 agentes da AMC e outros 216 fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irão permanecer na via, orientando os motoristas sobre as novas regras de trânsito na Av. Bezerra de Menezes.

Ainda segundo informações da assessoria de imprensa da AMC, como esse é um projeto piloto no Ceará, o trabalho dos agentes e fiscais permanece como apenas educativo, ainda sem multar os condutores.

Desde o dia 13 de agosto, as duas faixas mais à direita daquela avenida de Fortaleza passaram a ser preferenciais para ônibus, vans e táxis com passageiros. Segundo a Etufor, as faixas prioritárias cumprem a Lei Federal de Mobilidade Urbana.

Os carros de passeio podem trafegar nas faixas prioritárias de transporte público por uma distância máxima de 100 metros (aproximadamente, a distância de um quarteirão) para fazer a conversão à direita ou ter acesso a garagens.

Funcionamento

As linhas de ônibus de Fortaleza e as que dão acesso à região metropolitana também modificaram suas paradas na via, desde a inauguração do BRS . Estão divididas nos grupos 1, 2 e 3.

Aos domingos e feriados, as faixas preferenciais para ônibus têm livre acesso pelos carros de passeio. No entanto, os ônibus e as vans permanecem com a permissão de só pararem em seus pontos.

Fonte: Kelly Garcia
Foto?  

Nenhum comentário:

Tradutor